Entenda como ter mais agilidade no comércio exterior

Atualizado em: por Sinara Bueno.

Quando trabalhamos com comércio exterior nos deparamos com vários processos que por vezes são trabalhosos e demoram um bastante tempo para serem concluídos. Além disso, muitas vezes nos deparamos com problemas e instabilidades em Sistemas.

E-book - passo a passo DU-E

No artigo de hoje queremos dar algumas dicas sobre 6 ferramentas que vão ajudar você a trazer mais agilidade para a sua rotina em comércio exterior.

agilidade no comércio exterior

Dicas para ter agilidade no Comex

  1. Compartilhe tarefas da Rotina de trabalho em comex
  2.  Organização da rotina
  3. Mantenha um planejamento regular consolidado
  4.  Conhecimento e atualização são imprescindíveis
  5. Tecnologia em gestão é indispensável
  6. Identifique tarefas que possam ser otimizadas

1) Compartilhe tarefas da Rotina de trabalho em comex

Quando contamos com rotinas tão agitadas e corridas, compartilhar as atividades com a sua equipe de trabalho.

Compartilhar funções é uma forma de você conseguir distribuir e focar a sua atenção para as atividades que demandam mais do seu tempo, compartilhe os planejamentos, acompanhe as execuções e identifique os responsáveis por cada atividade que você delegou.

Assim, você, consegue passar a ter uma visão mais exata do desenvolvimento da Equipe e do andamento das atividades e projetos.

Como dica de ferramenta, algumas soluções são gratuitas e servem tanto para a vida pessoal quanto profissional, sendo administrando processos pessoais quanto projetos profissionais e também, delegar qual membro de cada equipe será responsável por tal demanda. Nós da Fazcomex, usamos o Asana para alguns processos e projetos e com ele conseguimos definir datas de entrega e passar todas as informações necessárias para a entrega.

Além do Asana, você pode conhecer também:

  • TodoIst;
  • Monday;
  • Wunderlist; e
  • Trello.

2) Organização da rotina

Mais do que saber como, porque e qual colaborador será responsável por tal atividade e saber delegar de forma certeira, é fundamental saber quais as prioridades da sua rotina.

Se você sabe, que segundas e quintas, são os dias onde você tem mais acúmulo de atividades, avalie se você consegue absorver ainda mais coisas. nestes dias.

É normal que tenhamos dias com mais atividades que outros ao longo da semana.  Para facilitar em dias que são mais corridos, é sempre interessante contar com uma agenda, ou aplicativos que podem gerar lembretes ou até mesmo uma ferramenta onde você possa fazer aquelas anotações que não podem ser esquecidas e que você consiga aguardar todas elas em apenas um lugar.

Também existe a possibilidade você sincronizar as informações da sua agenda, por exemplo com algum aplicativo de nuvem, assim você também terá mobilidade e acesso a qualquer momento. E muito além da facilidade em contar com essas informações sincronizadas, você ainda pode utilizar para anotar os insights, aqueles que normalmente temos antes de dormir ou logo cedo pelo manhã.

Algumas ferramentas que você pode usar:

  • OneNote
  • Evernote; e
  • Google Keep.

3) Mantenha um planejamento regular consolidado

Não deixe de fazer o planejamento para dar prioridades à outras demandas.

O planejamento ajudará você a compreender melhor o que precisa ou não de mais atenção e quais serão as suas próximas atividades a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo.

Tenha em mente que começar planejando o seu dia de trabalho, irá fazer uma grande diferença ao longo do seu expediente.

Foque a sua organização em uma só ferramenta de organização, como por exemplo um calendário, ou agenda ou ainda algum aplicativo.

Deixe sempre perto do seu local de trabalho e quando iniciar o seu dia, liste todas as suas atividades e vá marcando as que você já resolveu.

Não perca tempo usando mais de uma agenda, ou rabiscando várias vezes a mesma anotação.

Organize-se todos os dias através da criação da sua lista de “coisas a fazer”, como por exemplo, comece com as mais altas prioridades do dia, essas atividades que precisam ser desenvolvidas sem falta e vá diminuindo a importação das tarefas anotadas.

Ah, se você não completar a lista até o final do expediente, enfrente os itens incompletos no dia seguinte, não deixe passar nenhuma em branco!

4) Conhecimento e atualização são imprescindíveis

O mercado é um ambiente volátil, mas a conjuntura do comércio exterior se mostra ainda mais dinâmica e complexa.

Para assegurar a boa gestão dos recursos, a assertividade da operação e uma entrega de resultados, é necessário que os profissionais envolvidos em todos os processos de um projeto, por exemplo, se dediquem a adquirir, fortalecer e atualizar seus conhecimentos específicos, favorecendo uma atuação mais segura e apropriada.

Ainda mais hoje que estamos enfrentando uma grande mudança no processo de importação e está necessitando do mercado uma atualização dos profissionais que querem estar qualificados e se sentirem prontos e aptos na hora de fazer a DUIMP.

5) Tecnologia em Comércio Exterior

Que a Tecnologia veio para ficar, todo mundo já sabe. Mas como a Tecnologia ajuda a facilitar os processos mais burocráticos do comércio exterior? Você já pensou nisso?

Como já apontamos no início e ao longo deste conteúdo todo, existem várias plataformas que podem ajudar você fazer a gestão de projetos e equipes por meio da internet e para potencializar a performance da equipe, automatizar rotinas e otimizar recursos, sejam eles físicos, financeiros, humanos e principalmente, de tempo, é fundamental dispor de ferramentas aderentes.

A implantação de tecnologia em gestão é determinante no sucesso do setor de comércio exterior. Conheça alguns Sistemas para Comércio Exterior .

Somente ao padronizar procedimentos, centralizar informações e garantir a credibilidade dos dados, seja na interação com o governo ou no contato com o cliente, é possível alavancar os resultados da área.

6) Identifique tarefas que possam ser otimizadas

Hoje em dia com tantas soluções, é impossível não achar alguma que não possa ou não consiga ser otimizada. Na rotina de quem trabalha com exportação, por exemplo, sabe o quanto é trabalhoso estar no meio da DU-E e o sistema SISCOMEX cair e assim precisar fazer tudo novamente.

Em momentos como esse, contar com soluções como o sistema FCOMEX, facilita e muito a sua vida, porque através de sistemas assim, você salva o andamento de uma DU-E a qualquer momento e continua quando for necessário, não precisará mais dividir sua nota fiscal de exportação em diversas notas por causa do número de itens. 

Conheça o Sistema Fcomex desenvolvido pela Fazcomex e elabore DU-Es com mais agilidade, clique aqui e solicite apresentação. 


Qual a importância do Comércio Exterior?

Uma das principais vantagens do Comércio Exterior é a possibilidade de importar mercadorias não existentes no país. Esse investimento é muito benéfico, pois garante um diferencial competitivo para as empresas que comercializam esses produtos internacionais no Brasil.

O mesmo vale para a exportação. Existem mercadorias que temos em grandes volumes no país, como é o caso dos produtos de origem agrícola. Os granéis agrícolas, como a soja, o milho e o trigo, são produzidos em grande escala no país, e a exportação contribui muito para a economia nacional.

E aí, gostou deste artigo sobre agilidade no comércio exterior, as ferramenta que trazem agilidade no comex e a rotina no comércio exterior? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática