Na tarde do último domingo (20), um navio porta-contêineres da operadora Hamburg Süd chocou-se contra a estação de balsas de Guarujá, no litoral paulista. Conforme a Secretaria de Transportes, não há feridos. As causas do acidente ainda estão sendo averiguadas através da Capitania dos Portos.
Vamos agora entender mais sobre o acidente do navio porta-contêineres em São Paulo! 😉
O navio Cap San Antonio bateu em um dique após a estação. Um rasgo no casco da embarcação foi aberto. A travessia das balsas entre a cidade e Santos ficou paralisada por uma hora, mas já funciona normalmente.
Segundo o site especializado em rastreamento de navios Marine Traffic, o Cap San Antonio deixou Santos com destino ao porto de Paranaguá, no Paraná. Por volta das 15h30 deste domingo, ele estava na área de ancoragem do porto de Santos.
O navio carregado de contêineres, está agora na área de fundeio do porto, onde será avaliado por peritos da Capitania dos Portos.
A Capitania dos Portos informou que equipes de peritos já foram enviadas para realizar as investigações na estação de balsas e no navio. Mas até o momento não houve maiores detalhes sobre o andamento deste processo.
A avaliação inicial é que, embora ventasse muito em Santos, o vento não seria suficiente para provocar o incidente. Para circular pelo canal de acesso ao porto, as embarcações precisam ser conduzidas por práticos, profissionais especializados em manobrar navios. Para um navio do porte do Cap San Antonio, é obrigatório o embarque de dois práticos.
A Santos Port Authority, que gerencia o porto na cidade, ainda não se manifestou sobre o acidente. Confira a seguir o vídeo que mostra o navio Cap San Antonio na estação de balsas no porto de Santos:
Na quarta-feira (23/06), a operadora logística dedicada a prestação de serviços de navegação marítima, Maersk Brasil, emitiu uma nota lamentando o ocorrido. Ela informou que está aguardando a permissão necessária do terminal e das autoridades portuárias para descarregar a carga embarcada em Santos e prosseguir com os reparos.
Ainda na mensagem emitida pela operadora, a Maersk reconhece a importância da carga e do status do navio para o planejamento da sua cadeia de abastecimento. Assim, ela manterá atualizados todos os envolvidos conforme as informações estiverem disponíveis.
O navio foi avistado, por volta das 10h desta quarta-feira (21/07), saindo do canal do Porto de Santos, carregando contêineres. Segundo a Marinha, a embarcação segue para o porto de Paranaguá (PR).
Segundo a Capitania dos Portos, os reparos foram finalizados e, após a apresentação do laudo técnico da Sociedade Classificadora, atestando as plenas condições de navegabilidade, a Marinha inspecionou o navio e validou as condições de navegação. Assim, a saída do porto santista foi liberada.
O Departamento Hidroviário esclarece que tem trabalhado ao máximo para reduzir os efeitos aos usuários.
Em 2018, um acidente parecido ocorreu com o porta-contêineres Santos Express, operado pela Hapag-Lloyd. Mas, nesse caso, a embarcação estava acessando o canal quando colidiu com a estação das balsas de Guarujá. O acidente danificou três balsas que estavam atracadas e também não houve feridos.
Recentemente um outro incidente envolvendo o porta-contêiner MV X-Express ocorreu no Sri Lanka. Escrevemos um artigo a respeito deste assunto, confira!
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