Saiba mais sobre o acidente do Navio porta-contêineres Cap San Antonio

Atualizado em: por Sinara Bueno.

Na tarde do último domingo (20), um navio porta-contêineres da operadora Hamburg Süd chocou-se contra a estação de balsas de Guarujá, no litoral paulista. Conforme a Secretaria de Transportes, não há feridos. As causas do acidente ainda estão sendo averiguadas através da Capitania dos Portos.

E-book - passo a passo DU-E

Vamos agora entender mais sobre o acidente do navio porta-contêineres em São Paulo! 😉

Navio porta-contêineres

O navio Cap San Antonio bateu em um dique após a estação. Um rasgo no casco da embarcação foi aberto. A travessia das balsas entre a cidade e Santos ficou paralisada por uma hora, mas já funciona normalmente.

Segundo o site especializado em rastreamento de navios Marine Traffic, o Cap San Antonio deixou Santos com destino ao porto de Paranaguá, no Paraná. Por volta das 15h30 deste domingo, ele estava na área de ancoragem do porto de Santos.

Situação após o acidente com o navio porta-contêineres

O navio carregado de contêineres, está agora na área de fundeio do porto, onde será avaliado por peritos da Capitania dos Portos. 

A Capitania dos Portos informou que equipes de peritos já foram enviadas para realizar as investigações na estação de balsas e no navio. Mas até o momento não houve maiores detalhes sobre o andamento deste processo. 

A avaliação inicial é que, embora ventasse muito em Santos, o vento não seria suficiente para provocar o incidente. Para circular pelo canal de acesso ao porto, as embarcações precisam ser conduzidas por práticos, profissionais especializados em manobrar navios. Para um navio do porte do Cap San Antonio, é obrigatório o embarque de dois práticos.

A Santos Port Authority, que gerencia o porto na cidade, ainda não se manifestou sobre o acidente. Confira a seguir o vídeo que mostra o navio Cap San Antonio na estação de balsas no porto de Santos:



Nota da operadora logística Maersk

Na quarta-feira (23/06), a operadora logística dedicada a prestação de serviços de navegação marítima, Maersk Brasil, emitiu uma nota lamentando o ocorrido. Ela informou que está aguardando a permissão necessária do terminal e das autoridades portuárias para descarregar a carga embarcada em Santos e prosseguir com os reparos. 

Ainda na mensagem emitida pela operadora, a Maersk reconhece a importância da carga e do status do navio para o planejamento da sua cadeia de abastecimento. Assim, ela manterá atualizados todos os envolvidos conforme as informações estiverem disponíveis.


Saída do Porto de Santos

O navio foi avistado, por volta das 10h desta quarta-feira (21/07), saindo do canal do Porto de Santos, carregando contêineres. Segundo a Marinha, a embarcação segue para o porto de Paranaguá (PR).

Segundo a Capitania dos Portos, os reparos foram finalizados e, após a apresentação do laudo técnico da Sociedade Classificadora, atestando as plenas condições de navegabilidade, a Marinha inspecionou o navio e validou as condições de navegação. Assim, a saída do porto santista foi liberada.

O Departamento Hidroviário esclarece que tem trabalhado ao máximo para reduzir os efeitos aos usuários.

Caso semelhante já ocorreu em Santos

Em 2018, um acidente parecido ocorreu com o porta-contêineres Santos Express, operado pela Hapag-Lloyd. Mas, nesse caso, a embarcação estava acessando o canal quando colidiu com a estação das balsas de Guarujá. O acidente danificou três balsas que estavam atracadas e também não houve feridos.

Recentemente um outro incidente envolvendo o porta-contêiner MV X-Express ocorreu no Sri Lanka. Escrevemos um artigo a respeito deste assunto, confira!

O que é Logística Internacional?

A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

Por fim, confira nossos artigos sobre os Principais Portos do Mundo, as Exportações de Santos e a Localização de Navios de Carga.

🎯 Se você está procurando por Despachantes Aduaneiros em Santos - SP, confira em nosso Portal de Empresas os principais despachantes aduaneiros das cidades Paulistas e também de todo o país.

E aí, gostou deste artigo sobre o acidente com o navio porta-containeres Cap San Antonio? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática