Apex Brasil: O que é

Você já se perguntou como exportar seus produtos de forma simples, mas nunca soube como? Então, queremos te apresentar a Apex Brasil e a PEIEX. Ao final deste artigo, você entenderá como estes programas podem te ajudar na preparação de sua empresa para começar a exportar.

Tópicos do artigo de hoje:

  • O que é Apex;
  • Atuação da Apex no Brasil;
  • Ferramentas de Oportunidades de Exportação; e
  • O que é o Peiex Brasil.

Vem comigo! 😉

O que é a Apex Brasil?

Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) é uma agência criada em 2003 pelo governo federal com o intuito de auxiliar empresários na hora de exportar produtos para outros países, ela traz estratégias para estimular a exportação de empresas Brasileiras movimentando assim o Mercado Internacional e assim atraindo novos investimentos estrangeiros para o país. 

A Apex Brasil é bastante usada também por empresas estrangeiras que buscam negócios e produtos brasileiros. Oferecem assessoria para que o empresário tenha maior conhecimento sobre a exportação e quais produtos exportar. 

Ele é um serviço social autônomo que atua de forma gratuita, atualmente apoia cerca de 13 mil empresas brasileira em mais de 80 setores da economia.

Para apoiar a busca de novas oportunidades fora do país, a Apex produz estudos e análises sobre mercados que ajudam a orientar as empresas brasileiras a identificar oportunidades no exterior.

A entidade oferece capacitação, consultoria e assessoria para empresas enfrentarem desafios internacionais, particularmente para empresas de médio e pequeno porte.  

Atuação da Apex Brasil

A Apex-Brasil atua de diversas formas para promover a competitividade das empresas brasileiras em seus processos de internacionalização. Conheça os serviços oferecidos pela Agência para ajudar a sua empresa a se inserir no mercado Internacional:

  • Inteligência de Mercado
  • Qualificação Empresarial
  • Estratégia para Internacionalização
  • Promoção de Negócios e Imagem
  • Atração de Investimento

Confira cada uma delas:

  • Inteligência de Mercado: Análises de mercados que visam orientar as empresas e os parceiros em relação às melhores oportunidades para os seus negócios.
  • Qualificação Empresarial: Capacitação, consultoria e assessoria oferecidas com o objetivo de incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas.
  • Estratégia para Internacionalização: Conjunto de serviços que visa orientar empresas e parceiros na definição de estratégias para inserção e avanço no processo de internacionalização.
  • Promoção de Negócios e Imagem: Ações que têm como objetivo facilitar o acesso das empresas brasileiras aos mercados internacionais, diversificar os destinos das exportações brasileiras e melhorar a percepção internacional acerca das empresas, dos produtos e dos serviços brasileiros. Os serviços dessa categoria possibilitam aos empresários o contato direto com parceiros de negócios internacionais.
  • Atração de Investimento: Ações para promover e facilitar a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) com o objetivo de melhorar a imagem do Brasil como um mercado atrativo promovendo o desenvolvimento e a competitividade do país.

Ademais, as ações de atração de investimentos visam induzir a transferência de tecnologias inovadoras para empresas brasileiras.

Nesse sentido, a atuação da Agência consiste em promover a ampliação os investimentos já realizados e, para os potenciais investidores, fazer o Brasil figurar na “lista curta” de países-alvo e influenciar a decisão de investimento por meio do fornecimento de informações estratégicas, apoio completo ao trabalho de site location (articulando e acompanhando as visitas das empresas aos potenciais estados receptores do investimento) e trabalho de aftercare.

Ferramentas de Identificação de Oportunidades de Exportação

Existem no mercado muitas ferramentas que ajudam o empresário a identificar possíveis oportunidades de exportação para seus produtos. Neste artigo queremos te apresentação uma dessas ferramentas desenvolvidas pela Apex Brasil, é o Mapa estratégico de mercados e oportunidades para as Exportações Brasileiras.

O Mapa Estratégico da Apex já existe desde 2015, mas em 2019 ganhou nova versão, atualizada e ampliada. O layout foi alterado para facilitar a navegação e a experiência dos usuários.  A ferramenta recebeu melhorias no sistema de indexação das buscas, com visualização mais clara por parte do usuário.

O serviço oferece uma visão das melhores estratégias em cinco macros setores: Alimentos, Bebidas e Agronegócio; Casa e Construção; Moda e Cuidados Pessoais; Máquinas e Equipamentos; Multissetorial e Outros. 

Para exemplificar, veja a imagem abaixo. Na ilustração abaixo realizamos uma consulta da NCM 640399Calçados; note que podemos acessar diversas informações, as quais podem trazer insigts afim gerar oportunidades de negócios internacionais.

Ao clicar em um país, o usuário tem acesso a informações relacionadas aos negócios envolvendo o tipo de produto no país em questão. Informações como a região, o setor em que se encaixa o produto, assim como o subsetor.

Outras informações são as importações do país, o total de exportações brasileiras, o crescimento médio dos concorrentes, o crescimento médio do Brasil, o principal concorrente das empresas brasileiras em relação ao produto no país, a participação desse principal concorrente e a participação do Brasil no mercado. Além disso, indica a categoria em que está inserida a participação das empresas brasileiras no setor naquele país, que é explicitada por meio de diferentes cores no mapa.

 

Peiex: O que é?

O PEIEX (Projeto Extensão Industrial Exportadora) é um dos serviços de consultoria e diagnóstico oferecidos pela Apex Brasil, cujo objetivo é incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas de micro, pequeno e médio porte.

Ou seja, funciona com o auxílio de profissionais especializados que realizam um trabalho de consultoria individualizado com as empresas brasileiras, diagnosticando problemas técnicos e gerenciais e propondo soluções, sob a coordenação de universidades e centros técnicos parceiros.

Com larga experiência de mercado, os extensionistas do PEIEX têm condições de fazer análises e indicar soluções para as empresas nas áreas de administração estratégica, capital humano, finanças e custos, vendas e marketing, comércio exterior e produto e manufatura.

Confira o vídeo sobre o PEIEX:

Se você é empresário e está buscando qualificação e informações afim de ingressar no mercado internacional um excelente caminho são as consultorias do Peiex, procure um núcleo próximo à você. 

 

E ai, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Resumo

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

E-book: Guia da Declaração Única de Exportação (DU-E)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.