Avião cargueiro Antonov pousa no Brasil

Na manhã desta terça-feira, 25/08, uma notícia sobre uma famosa aviação causou alvoroço entre os profissionais de comércio exterior: o avião cargueiro Antonov 124-100 pousa no Brasil.

Estamos falando do segundo maior avião de cargas do mundo que, pela segunda vez em 2020, pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (São Paulo).

Pegue uma xícara de café e vamos nos aventurar nas informações desse acontecimento! ☕

Avião cargueiro Antonov 124-100 pousa no Brasil

Partindo de Mumbai, Índia, o segundo maior avião cargueiro do mundo chegou no Distrito Federal na segunda-feira, fez o descarregamento de 50 toneladas de equipamentos industriais de grandes dimensões. Logo em seguida, partiu rumo ao aeroporto de Viracopos, em SP, quando chegou no dia seguinte, às 11h33, com a finalidade de fazer o carregamento especial de mercadorias para exportação.

A rotina Terminal de Carga foi alterada com a mobilização de equipamentos e guindastes que vão auxiliar na operação. A aeronave será carregada nesta quarta-feira (26) e deve decolar na quinta-feira (27) rumo a Porto Rico. No ano passado, o Antonov pousou três vezes em Viracopos“, segundo nota oficial do Aeroporto Internacional de Viracopos.

Em 2019, o avião Antonov 124-100 pousou três vezes no Brasil, todas no mesmo aeroporto de campinas, assim como em 2020.

Sobre o avião cargueiro Antonov 124-100

Construído pelos soviéticos, porém atualmente representando a bandeira ucraniana, o segundo maior avião cargueiro do mundo tem 65m de comprimento e 21m de altura. Ao todo, possui 24 rodas para a garantia de conseguir pousar em diversas superfícies, como terra, grama, neve e asfalto.

Com uma grande cabine de 1.050m, tem capacidade de comportar até 50 carros populares e aguenta 120 toneladas. Dentre os transportes realizados, são mais comuns os de peças e equipamentos de grandes dimensões.

E aí, gostou deste artigo? Então, inscreva-se no nosso blog e fique por dentro das novidades de Exportação, Importação e Drawback. ?

Resumo

Qual é o segundo maior avião cargueiro do mundo?

Avião Antonov 124-100 é o segundo maior avião de cargas do mundo.

Qual o tamanho do segundo maior avião cargueiro do mundo?

O avião Antonov 124-100 tem 65m de comprimento e 21m de altura.

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

Conheça as 7 novidades do Novo Processo de Importação