CFOP 7102 | Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros

No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre a CFOP 7102. Voc√™ est√° habituado com ela? Se n√£o, continue lendo este texto e entenda a import√Ęncia da CFOP 7102 para identificar qual o tipo de tributa√ß√£o que a mercadoria est√° sujeita diante do Fisco.¬†

Vamos l√°? ūüėČ

CFOP 7102: O que é CFOP?

Antes de explicarmos qual a finalidade da CFOP 7102, vamos relembrar o que é a sigla CFOP e para que ela serve. Ressaltando que escrevemos um artigo abordando o CFOP, confira!

A sigla CFOP significa C√≥digo Fiscal de Opera√ß√Ķes e Presta√ß√Ķes das entradas e sa√≠das de mercadorias, sejam elas intermunicipal e interestadual. Ele possui formato num√©rico e tem como objetivo identificar a natureza de circula√ß√£o de uma mercadoria ou a presta√ß√£o de servi√ßo de transportes.¬†

Fa√ßa a Emiss√£o das DU-Es de Forma mais √Āgil e Segura em at√© 5 Minutos!

Preencha o formul√°rio abaixo para saber como!

Este código é uma  importante informação que está presente tanto em processos de mercado interno como no comércio exterior.

Mas o CFOP 7102, vamos entender?

CFOP 7102: entenda

CFOP 7102: Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para industrialização ou comercialização, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento. 

Também serão classificadas neste código as vendas de mercadorias por estabelecimento comercial de cooperativa.

Importante frisar que a CFOP 7102 é um dos principais códigos na Exportação, ela classifica-se como CFOP saída. Confira a seguir alguns exemplos de CFOPs:

Exemplos de CFOPs

CFOP Entrada

  • 1.000: Entrada ou aquisi√ß√£o de servi√ßos do estado
  • 2.000: Entrada ou aquisi√ß√£o de servi√ßos de outros estados
  • 3.000: Entrada ou aquisi√ß√£o de servi√ßos do exterior

CFOP Saída

  • 5.000: Sa√≠das ou presta√ß√Ķes de servi√ßos para o estado
  • 6.000: Sa√≠das ou presta√ß√Ķes de servi√ßos para outros estados
  • 7.000: Sa√≠das ou presta√ß√Ķes de servi√ßos para o exterior

Formação do Código CFOP

Antes de compreender qual a sua aplicação e como utilizá-la, é fundamental compreender a formação do código e algumas regras. 

Quando o c√≥digo √© iniciado pelo n√ļmero 1, isso quer dizer que a entrada do produto, se dar√° em algum local dentro do estado, ap√≥s a sua sa√≠da do ponto de origem, ocorrer√° em um local dentro do estado.¬†

Se o n√ļmero inicial for o 2, ent√£o a entrega ocorrer√° em um ponto fora do estado.

√Č importante tamb√©m saber que o CFOP iniciado por 5, 6 e 7 indicam que a opera√ß√£o √© uma sa√≠da, e n√£o uma entrada. Como voc√™ pode ver no exemplo que mostrei acima.¬†

Cuidados na hora de informar o CFOP

√Č comum os profissionais de Comex terem problemas na hora de utilizar o CFOP 7102 nas opera√ß√Ķes de exporta√ß√£o, isso porque informar um c√≥digo errado pode gerar muitos problemas. Al√©m do mais, neste tipo de processo √© obrigat√≥rio referenciar as notas fiscais de compra no mercado interno tanto na NF-E como na DU-E.

√Č importante levar em considera√ß√£o que a informa√ß√£o do CFOP √© dada por item da Nota Fiscal, ou seja, se a sua NF-e tiver 20 itens, cada um deles contar√° com um c√≥digo diferente.¬†

Informar e compreender esse código de forma correta, define se a operação fiscal terá recolhimentos de impostos ou não, além disso, é obrigatório a informação deste código em documentos fiscais quando houver entradas e saídas de mercadorias, bens e aquisição de serviços.

Al√©m do recolhimento de Impostos que, atrav√©s do C√≥digo √© definido, o objetivo √© que as opera√ß√Ķes de compra e venda se tornem mais transparentes aos olhos da Receita Federal.

E a√≠, gostou deste artigo? Ent√£o se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais not√≠cias sobre exporta√ß√£o, importa√ß√£o e drawback. ūüėČ

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

M√©dia da classifica√ß√£o 0 / 5. N√ļmero de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Resumo

O que é CFOP 7102

Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para industrialização ou comercialização, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento. 

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Com√©rcio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na √°rea de importa√ß√£o e exporta√ß√£o de ind√ļstrias, consultorias de com√©rcio exterior e, nos √ļltimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. √Č co-founder da Fazcomex Tecnologia para com√©rcio exterior.

N√≥s usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experi√™ncia em nossos servi√ßos, personalizar publicidade e recomendar conte√ļdo de seu interesse. Ao utilizar nossos servi√ßos, voc√™ concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Pol√≠tica de Privacidade. Conhe√ßa nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Pol√≠tica.