Como funciona a taxação dos produtos da Wish?

A Wish é uma plataforma de comércio eletrônico que facilita as transações entre vendedores e compradores. A empresa é operada pela ContextLogic Inc. em São Francisco, Estados Unidos. A plataforma emprega tecnologias de navegação que personalizam as compras visualmente para cada cliente, ao invés de contar com um formato de barra de pesquisa.  Se você costuma importar da Wish, vem comigo!

Ficou curioso sobre como funcionam os processos de compra dos produtos da Wish? Então continue lendo este artigo! 😉

Compras_pela_Wish_entenda

Na maioria dos países, o Wish só cobra o custo do item mais o frete. Sendo assim, em seu método de pagamento só será cobrado o total do pedido exibido no carrinho de compras ao finalizar a compra.

Como em toda compra internacional, é importante ressaltar que a pessoa pode ser cobrada pelas taxas de alfândega com base na regulamentação local. Além disso, o comprador pode ser multado por adquirir produtos que violem a regulamentação local

Impostos nas compras pela Wish: Importação

Na maioria das regiões, o Wish não cobra impostos e não pode cobrir encargos que seu país possa adicionar. A empresa ajusta os procedimentos de política fiscal de acordo com as regras e regulamentações de cada localidade. 

A companhia ainda não assegura se a agência dos correios local irá cobrar pelo pedido. Neste caso, se você tiver alguma dúvida sobre tarifas postais, entre em contato com a agência de correios local para obter mais informações.

Processos legais de venda dos produtos da Wish

Os produtos são geralmente itens menores que são mais baratos de enviar, com a ajuda de um acordo entre a China Post e o Serviço Postal dos Estados Unidos que reduz os custos de envio de mercadorias com peso inferior a 2kg.

Vale ressaltar que mais de 1 milhão de comerciantes listam seus produtos na plataforma da Wish para vendê-los diretamente aos consumidores, eliminando taxas de distribuição de baixo preço. A maior parte da mercadoria disponível por meio do aplicativo vem da China e de outros distribuidores estrangeiros.

Comprar_pela_Wish_descubra

A Wish cobra taxas ou impostos?

Como dito anteriormente, a Wish só cobra o valor do seu produto e o frete. Outras taxas, como impostos ou cobranças alfandegárias podem ser cobradas a critério exclusivo do governo local

Caso você receba uma notificação avisando que o seu produto foi taxado, é preciso entrar em contato diretamente com os Correios ou a Receita para normalizar a situação. Lembrando que se você escolher mais de um produto e eles forem de lojas diferentes, os custos de frete são aplicados separadamente por item e não por pedido. O custo vai depender do tamanho, peso e destino do pacote.

Imposto de importação

Pela lei brasileira, toda e qualquer aquisição fora do Brasil deve ser tributada considerando os aspectos do imposto de importação e demais tributos incidentes, porém existem enquadramentos que fazem alguns serem isentos dessa tributação.

O imposto ou taxa de importação é um valor cobrado pela Receita Federal no momento em que uma mercadoria é recebida no Brasil e passa pela fiscalização da RFB no centro de distribuição que recebe o produto.

Os prazos de envio dos produtos da Wish variam de acordo com a loja e o destino. Por ter um grande público no Brasil, a empresa está otimizando seus processos e criando novas formas de agilizar a entrega. Com isso, as entregas levam de 25 a 45 dias para chegarem ao comprador.

Leia também nosso artigo sobre Quais as Regras para Comprar no Aliexpress.

Demora na fiscalização de encomenda

Caso você esteja com sua encomenda parada há muitos dias e o status do rastreamento no site dos Correios está demorando para mudar, o recomendado é que você entre em contato com os Correios para averiguar o procedimento adequado a fim de garantir que a mercadoria chegue até você.

Fui taxado na compra da Shein e agora?

Isenção de Imposto de Importação por até 100 dólares

Ainda que o Decreto-Lei nº 1.804/80 informe que as Remessas Postais Internacionais até USD 100 são isentas do Imposto de Importação, existem decisões judiciais, inclusive do Superior Tribunal de Justiça (STJ), deliberando que USD 100 é um teto de isenção e que o Ministério da Economia possui poder para determinar um valor menor Isenção de Imposto de Importação em remessas postais para pessoa física pode ser fixada abaixo de US$ 100.

👉🏼 Por que fui tributado se minha remessa tinha valor menor que 100 dólares?

Condições para obter isenção do Imposto de Importação em Remessa Internacional

Tendo em vista toda as explicações e exigências acima, são as seguintes as condições para a obtenção da isenção do Imposto de Importação:

  1. Valor da remessa até US$ 50,00
  2. Envio deve ser via Remessa Postal Internacional, ou seja, pelos Correios
  3. Remetente e destinatário têm que ser pessoas físicas
  4. Não pode configurar operação comercial, ou seja, qualquer compra, efetuada em qualquer site, inclusive o Wish, não possui isenção do Imposto de Importação

Como funciona a taxação da importação da Shopee

Posso perder minha mercadoria importada?

Sim, caso seja constatado pela Receita alguma das infrações abaixo no processo de importação de Remessa Internacional, o órgão pode determinar o perdimento da mercadoria.

  • Mercadoria Abandonada
  • Falsa declaração de conteúdo
  • Mercadoria fracionada em duas ou mais remessas internacionais visando a iludir, no todo ou em parte, o pagamento dos tributos aduaneiros ou quaisquer normas estabelecidas para o controle das importações ou, ainda, a beneficiar-se de Regime de Tributação Simplificada
  • Ocultação do sujeito passivo, do real vendedor, comprador ou de responsável pela operação, mediante fraude ou simulação, inclusive a interposição fraudulenta de terceiros

O que fazer para que a remessa chegue o mais rápido possível à minha casa?

Para que a remessa internacional seja liberada automaticamente pela Receita Federal, ela deverá conter as informações de remetente, destinatário (com o respectivo CPF, CNPJ ou Passaporte), conteúdo e valores declarados de forma detalhada e precisa.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre DU-E, DUIMP, Catálogo de Produtos e Drawback. 😉

Resumo

O que é a Wish?

A Wish é uma plataforma de comércio eletrônico que facilita as transações entre vendedores e compradores.

Como proceder caso a encomenda demore?

O recomendado é que você entre em contato com os Correios para averiguar o procedimento adequado.

Regis Thomé

Despachante Aduaneiro Certificado OEA, com pós-graduação em Comércio Exterior e mais de 25 anos de atuação na área aduaneira prestando serviços de assessoria e consultoria para diversos importadores e exportadores. É co-founder da Althomex Consultoria e escritor colaborador do blog da Fazcomex.

🎯 Encontre Prestadores de Serviços de Comércio Exterior: Acesse o Portal de Empresas de Comex.