Como Gerar o Extrato Completo da DU-E

Este artigo visa esclarecer sobre o Extrato em PDF gerado no Portal Único Siscomex:

Como Gerar o Extrato Completo da DU-E

Muitos Exportadores e Despachantes Aduaneiros nos fazem as seguintes perguntas: “Como gerar o Extrato Completo da DU-E?” ou ainda nos reportam o seguinte: “Estamos conseguindo salvar o extrato da DU-E somente em PDF simplificado, como imprimir o extrato completo da declaração única de exportação?”.
Pois bem, resolvemos esclarecer tudo sobre este tema neste artigo:

Emissão do Extrato Completo da DU-E

Não é mais possível gerar o extrato completo da Declaração Única de Exportação no Portal Siscomex. Isso mesmo, o governo descontinuou o extrato completo. Há apenas o Extrato Simplificado em PDF.
O Portal Único visa eliminar papéis portanto as consultas devem ser feitas em telas. O Extrato Completo para impressão que continua todos os itens foi descontinuado e mantido apenas o extrato simplificado.
Portanto, segue resposta do MDIC sobre o tema:
Posicionamento Oficial MDIC

Como gerar o extrato da DU-E

A consulta pode ser realizada através do Menu Declaração Única de Exportação / Consultar DU-E no Portal Siscomex. Informe os parâmetros de pesquisa, depois clique no botão “consultar”.
Como resultado abrirá uma tela conforme o exemplo abaixo. Então clique no botão ” Gerar PDF Simplificado “.
Extrato Completo da DU-E

Como gerar o extrato simplificado da DU-E

É isso mesmo, o novo extrato simplificado da DU-E é realmente bem simplificado! rs

Não é o seu acesso que está com problema, nem mesmo seu navegador que está bugado! O PDF disponível para impressão no Portal Único não contém os itens exportados. Portanto, caso deseje conferir os produtos e demais informações o usuário deve consultar por tela, não tem mais por arquivo.

Segue exemplo abaixo:

Extrato Completo da DU-E

 

Como Fechar o Câmbio sem o Extrato Completo da DU-E

Não é necessário o Extrato da DU-E para contratar o câmbio.

Na época do RE (Registro de Exportação) no Novoex, era requerido o extrato porém com o Novo Processo de Exportação não é mais necessário.

Com a reformulação dos processos de exportação, foi criado pelo governo um acesso especial para as instituições financeiras ao Portal Único Siscomex.

Portanto, os bancos e corretoras de câmbio de posse do número da DU-E e do número da chave de acesso, podem acessar todos os dados e assim proceder com o fechamento de câmbio.

Você pode saber mais sobre este tema consultando a pergunta 8.1 do Perguntas e Respostas do Portal Único Siscomex, acessando: http://portal.siscomex.gov.br/perguntas_frequentes/exportacao

Impressão do Extrato da DU-E com itens

Portanto o Portal Único não tem mais um extrato oficial completo com itens porém sabemos que para quem operacionaliza o processo de exportação é importante a impressão de todos os produtos para conferência do registro.
Para tanto, no Software FCOMEX da empresa Fazcomex mantivemos nosso extrato com itens. Os usuários do FCOMEX tem esta vantagem. Caso você ainda não seja usuário do nosso Sistema de Transmissão de DU-E, solicite uma apresentação através do e-mail: contato@fazcomex.com.br ou fone 51 3191-0990.
Ou solicite uma apresentação do Fcomex clicando aqui.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre comércio exterior. 😉

Resumo

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

Otimize o seu tempo de elaboração de DU-E