Entenda como ter mais dinamismo no trabalho

Atualizado em: por Sinara Bueno.

agilidade

E-book - passo a passo DU-E

Manter o dinamismo no trabalho mesmo com rotinas tão cheias e corridas, manter o controle das atividade em dia para entregar tudo, se torna um grande desafio.

Por isso hoje queremos dar algumas dicas de como se manter ágil e produtivo durante o seu expediente, mesmo que turbulento.

Hoje você verá sobre o tema do dinamismo no trabalho:

  • Tenha um planejamento
  • Tenha foco
  • Trabalho em equipe
  • Pratique o Otimismo
  • Gerencie o tempo
  • O uso da tecnologia nas tarefas

Vamos lá saber sobre o dinamismo no trabalho?

Tenha um planejamento

Tenha sempre em mãos um planejamento, seja ele de curto, médio ou longo prazo. Ter de forma clara o que você precisa fazer e quando, faz com que você fique mais calmo e consigo desenvolver as coisas de forma mais tranquila, evitando erros.

Planejar é preciso e, mais ainda quando, o profissional tem vários projetos para desenvolver ao mesmo tempo. Fazer um bom planejamento ajuda a organizar cada etapa dos processos e a que as demandas possam ser entregues no tempo certo e do modo correto.

Você pode começar o seu planejamento estipulando:

  • O que é a sua atividades;
  • Quem será o responsável por ela;
  • Onde ela será aplicada ou realizada;
  • Como ela deverá ser realizada e
  • Porque ela é tão importante.

Tenha foco

Foco é o que faz com que você mantenha-se sempre concentrado nos resultados que espera alcançar e não se distraia do seu trabalho por conta de conversas no celular ou navegando nas redes sociais durante o expediente. Tente colocar em prática todas as ações necessárias para que os objetivos da organização sejam atingidos de fato.

Uma dica de como você pode ter foco, é escrevendo diariamente quais as atividades principais para o seu dia render. Escreva em uma agenda, por exemplo e conforme for concluindo elas, dê um check nelas. No final do dia, você verá como o seu dia rendeu.

Trabalho em equipe

Não há ambiente profissional pior que ver que a sua equipe, ou os colaboradores da sua empresa, não estão harmonizados, não é mesmo?

Portanto, use a sua equipe a favor dos projetos e ao rendimento da empresa. Inclua eles em projetos diferentes para estimular a criatividade, por exemplo.

Tenha em mente que em uma empresa uma vez que duas, três, quatro ou mais cabeças pensam muito melhor do que apenas uma. Assim, quando os conhecimentos, experiências e insights dos profissionais são somados, melhores também são os seus resultados.

Pratique o Otimismo

Sim, pensar positivo é um elemento-chave do profissional dinâmico e que faz toda a diferença no ambiente corporativo.

Afinal, com a quantidade de tarefas que é preciso executar; estar aberto aos desafios e recebê-los de forma positiva é fundamental para que possa fazer seu trabalho com bom humor, otimismo e a confiança de que vai sim conseguir dar conta de tudo. Além de que um profissional bem humorado, ajuda a controlar as possíveis crises do ambiente e assim, amenizar alguma situação ruim.

Gerenciamento do tempo

Já ouviu aquela expressão: Tempo é dinheiro?

Pense nisso quando você estiver trabalhando! Quais as suas atividades são mais importantes naquele momento? Qual trará retorno mais rápido? Ou qual atividade é correspondente ao projeto com mais expectativas pela empresa?

O tempo precisa ser o seu aliado, mesmo possuindo muitas tarefas a fazer ao longo do dia.

Por isso, o gerenciamento do tempo é essencial para que todas as demandas sejam realizadas dentro dos prazos e que os projetos possam ser desdobrados e desenvolvidos conforme planejado.

Pratique o Feedbacks

Fazer a avaliação dos seus funcionários e solicitar a autoavaliação é fundamental para a evolução de todos do time.

O Feedback não quer dizer que, necessariamente, será uma melhoria ruim ou ainda algum ponto negativo. Tenha em mente que o Feedback é uma oportunidade de melhoria e não de críticas, compreenda que, muito além de crescimento financeiro, trabalhos são realizados por pessoas, essas que são falhas.

Portanto, compreenda a situação, elogie os pontos a favor e ajude a melhorar os pontos que podem ser melhoradas. Uma grande empresa não se faz por apenas empresários e gestores inteligente, mas se faz com esforço e muito trabalho.

O uso da tecnologia nas tarefas

A tecnologia chegou e não irá mais sair, muito ao contrário, cada vez mais estará presente. Então porque não usar no seu dia a dia.

Quando se trata de otimização do tempo, a tecnologia com certeza é uma das maiores aliadas das empresas.

A inovação é fator fundamental para o crescimento de uma organização e para seu destaque em meio a um mercado extremamente competitivo.

Se pararmos para analisar anos atrás, vamos perceber que facilmente que a tecnologia proporcionou mudanças transformadoras no ambiente empresarial.

Até hoje não se pode mais vislumbrar a realização das tarefas mais simples e habituais sem essas inovações.

Além disso, todo o profissional de comex sabe que os processos de exportação e importação são longos e por vezes demorados.

Quando existem variáveis incontroláveis é ainda pior, como por exemplo, o sistema travar quando você está quase no final do processo.

A tecnologia contribuiu para a melhoria dos processos dentro do setor e dessa forma ela oportunizou que os trabalhos mais operacionais fossem realizados em um formato mais organizado, ágil e automatizado.

Na década de 90, por exemplo, o governo brasileiro passou em investir em sistemas virtuais para a área de Comex.

O hoje conhecido SISCOMEX – Sistema Integrado de Comércio Exterior, foi criado para organizar melhor as relações entre os órgãos governamentais da área, mas, mesmo com o incentivo do governo, algumas empresas continuam fazendo tudo à mão.

A área de Comex busca, diariamente, crescer em tecnologia trazendo mais agilidade na realização de seus processos e a sua empresa não pode ficar para trás neste processo de modernização e facilitação, afinal contar com o uso de softwares para comércio exterior já é uma realidade nos países de destaque na economia mundial e chegou para ficar no mercado, assim como a internet e os smartphones.

Software de Exportação

Trazendo essa agilidade e a implantação de softwares na área, é possível perceber também uma queda de erros na hora de fazer os documentos de exportação e importação.

Muito além dos benefícios que já citamos aqui, como:

  • Agilidade no processo
  • Diminuição de erros nos processos
  • Otimização de tempo do colaborador

Hoje em dia com tantas soluções, é impossível não achar alguma que não possa ou não consiga ser otimizada. Na rotina de quem trabalha com exportação, por exemplo, sabe o quanto é trabalhoso estar no meio da DU-E e o sistema SISCOMEX cair e assim precisar fazer tudo novamente.

Em momentos como esse, contar com soluções como o sistema FCOMEX da FazComex, facilita e muito a sua vida, porque através de sistemas assim, você salva o andamento de uma DU-E a qualquer momento e continua quando for necessário, não precisará mais dividir sua nota fiscal de exportação em diversas notas por causa do número de itens. O sistema também conta com diversos cálculos automáticos evitando a necessidade de planilhas em excel. 

Qual a importância do Comércio Exterior?

Uma das principais vantagens do Comércio Exterior é a possibilidade de importar mercadorias não existentes no país. Esse investimento é muito benéfico, pois garante um diferencial competitivo para as empresas que comercializam esses produtos internacionais no Brasil.

O mesmo vale para a exportação. Existem mercadorias que temos em grandes volumes no país, como é o caso dos produtos de origem agrícola. Os granéis agrícolas, como a soja, o milho e o trigo, são produzidos em grande escala no país, e a exportação contribui muito para a economia nacional.

E aí, gostou deste artigo sobre o dinamismo no trabalho e como ter agilidade no Comércio Exterior? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática