O que é Dropshipping?

Um termo muito conhecido no mundo da Logística, o Dropshipping busca em trazer mais agilidade para os seus processos. 

Com origem inglesa, o nome Drop, que significa soltar ou largar, como popularmente conhecido e shipping, que quer dizer a entrega ou envio de algo ou algum produto, prometem trazer mais velocidade nos processos de logística da sua empresa.

Veja o que você verá hoje:

  • O que é Dropshipping?;
  • Como funciona o Dropshipping; e 
  • Conheça os principais benefícios desta tática. 

Continue comigo! 😉

O que é Dropshipping?

Ali em cima expliquei a origem das palavras Drop e Shipping, elas juntas formam uma rápida e eficaz estratégia de logística muito utilizada no mundo digital. 

Utilizando a estratégia do Dropshipping, a empresa realiza a venda do produto e envia a ordem dessa transação para o fornecedor parceiro. 

O fornecedor quem vai enviar o item para o cliente em nome do comércio eletrônico, que tem como lucro a diferença entre o preço cobrado para o usuário e aquele cobrado pelo parceiro. Conseguiu compreender como funciona? 

Em um primeiro momento parece complicado, mas vou te explicar melhor mais abaixo.

Talvez você ache que essa estratégia de logística possa ser nova ou então recentemente usada no mercado, mas a verdade é que não é tão nova assim. 

A estratégia de Dropshipping é utilizada por varejistas chineses que normalmente utilizando plataformas como eBay, AliExpress e Deal Extreme para realizar a venda de seus seus produtos! 

Essa técnica pode ser utilizada em qualquer empresa ou formato de loja, desde que ela realize entregas ao seu cliente, independente se for presencial. 

👉 Fui taxado na compra da Shein e agora?

Como funciona o Dropshipping?

Aqui quero te explicar como funciona essa tática. Ela é simples e com apenas 03 passos você já consegue implementar ela na sua empresa e assim gerar mais volumes de suas vendas.

Passo 1: Para fazer a roda girar e a estratégia de Dropshipping funcionar, uma pessoa precisa chegar na sua empresa ou no seu ambiente digital e realizar uma compra. 

Passo 2: A partir da realização da compra, você  irá receber a ordem de venda e manualmente ou automaticamente, depende do seu processo de venda, irá direcionar essa informação para o dropshipping, ou seja, a pessoa que possui de fato o produto, podendo ser uma importação.

Passo 3: Após os passos 1 e 2, o seu parceiro irá ficar responsável por separar a encomenda e enviá-las diretamente ao seu cliente.

Confira também o nosso artigo sobre a Taxação dos Produtos da Shopee!

Conseguiu compreender como funciona?

Você deve estar se perguntando onde você ganha nesse processo não é mesmo?  Então, você terá como lucro a diferença entre o preço cobrado pelo fornecedor e o preço de venda para o cliente final.

Quais os benefícios do Dropshipping?

 Você pode estar se perguntando sobre se realmente vale a pena investir neste modelo de logística, não é mesmo? 

 Abaixo, vou falar alguns dos benefícios, olha só: 

Benefícios para quem venda Benefícios para o Fornecedor
Não precisa investir em um inventário de produtos grandes Não precisará contar com a manutenção do espaço de venda, tanto no digital quanto no físico. 
Não precisa contar com estoques gigantescos de produtos Não precisa se preocupar com o suporte ao cliente final.
Processo de vendas mais ágil e simples Não precisa se preocupar em fazer Marketing Digital
Facilidade em começar o negócio próprio Flexibilidade de trabalhar com quantos parceiros desejar
Não precisa lidar com produtos físicos ou em grandes quantidades
Diminuição das Despesas Fixas
Flexibilidade de trabalhar com quantos fornecedores desejar

Já leu o nosso artigo sobre o processo de Taxação dos Produtos da Wish?

Dropshipping é legal no Brasil?

Há uma certa discussão sobre a legalidade do dropshipping no Brasil. Quem pratica esse tipo de atividade no país é caracterizado como um intermediador de negócios.

Apesar de não ter uma legislação específica, esse tipo de atividade não é considerada ilegal.

Entretanto, quem deseja atuar com sua empresa nesse meio deve procurar profissionais que entendam da área para não sofrer com medidas jurídicas ou ignorar as obrigações diante da Receita Federal.

Espaço de anúncio ilimitado

Para finalizar o artigo de hoje, é importante ressaltar que o dropshipping permite também que o dono do e-commerce coloque uma grande infinidade de produtos no seu marketplace.

Uma vez que o estoque é desse parceiro terceirizado e você não precisa tê-lo disponível “concretamente”. É necessário apenas que o seu fornecedor tenha esse produto para entrega assim você pode colocá-lo à venda.

E ai, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Resumo

O que é Dropshipping?

Dropshipping é uma estratégia aonde a empresa realiza a venda do produto e envia a ordem dessa transação para o fornecedor parceiro. 

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

E-book Grátis: 7 Novidades do Novo Processo de Importação

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.