DU-E – Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas sobre a DU-E

A DU-E (Declaração Única de Exportação) no Portal Único já é realidade para todos os tipos de processos de exportação. Após mais de um ano de implantação finalmente a migração está completa.

Portanto, não é mais possível elaborar novo RE (Registro de Exportação) no Siscomex Novoex para nenhum enquadramento de operação. Agora RE apenas para consulta e retificação.

No artigo de hoje, nosso objetivo é divulgar uma série de canais oficiais do governo nos quais você pode buscar informações e soluções para a nova DU-E. 

1. Perguntas e Respostas da DU-E

Também conhecido carinhosamente, como “perguntão” da due! Trata-se de um FAQ (perguntas frequentes) atualizado e mantido pelo governo desde a primeira versão da Declaração Única.

No Perguntas e Respostas da DU-E no Portal Único você encontrará respostas para as principais dúvidas dos exportadores e despachantes aduaneiros. Dúvidas tanto do Sistema como do Novo Processo de Exportação, além de informações sobre o módulo CCT – Controle de Carga e Trânsito e do Módulo LPCO.

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Preencha o formulário abaixo para saber como!

O usuário da DU-E pode acessar o Perguntas e Respostas através deste link: http://portal.siscomex.gov.br/perguntas_frequentes/exportacao

No momento são mais de 90 perguntas resolvidas pela equipe de implantação do Portal Siscomex, certamente alguma deles irá te ajudar a esclarecer pontos de dúvida.

Inegavelmente este conteúdo compilado te ajudará com o novo processo.

2. Comex Responde para envio de dúvida sobre DU-E

No link abaixo você pode enviar perguntas para a equipe que está cuidando da implantação do Portal Único. Para tanto, você deverá selecionar no campo Assunto Geral “Sistemas e ferramentas de apoio” e no campo Assunto Específico selecione ” Portal Único Siscomex”.

Atualmente o retorno tem levado de 10 a 15 dias e segue o Link: http://comexresponde.comexbrasil.gov.br/

Só para ilustrar segue abaixo imagem do canal de comunicação Comex Responde:

Portal de Perguntas e Respostas

3. Erro no Portal Único, use o Suporte do Serpro

Ao contrário das duas dicas acima, as quais são indicadas para dúvida referente ao processo de exportação e as regras de negócio. Caso sua dúvida ou problema no portal único for relativo ao sistema então deverá acionar do Serpro. 

O Serpro é o desenvolvedor do sistema da DU-E, portanto também disponibiliza um canal de comunicação sobre o Portal Único.

Ao Serpro cabem as situações de sistema e tecnologia. Logo é através deste canal que você pode relatar erros, bugs, sugerir melhorias, etc.  Por exemplo: Lentidão no sistema deve ser reportado ao Serpro.

O link de acesso é: http://www.serpro.gov.br/menu/suporte1/especificos/servicos-do-comercio-exterior Escolha: Portal Único SISCOMEX – PUCOMEX

Assim, se preferir você pode abrir um chamado no Serpro pelo telefone: 0800-9782331

Só para exemplificar segue imagem abaixo:

Portal SERPRO

Com estas dicas certamente você saberá onde encontrar ajuda, suporte e mais esclarecimentos sobre os novos processos de comércio exterior.

Confira também nosso texto: Como abrir um chamado no SERPRO.

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Resumo

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

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