Exportações para a Islândia
Abordaremos no artigo de hoje as Exportações para a Islândia. Também iremos tratar dos principais produtos exportados para o país europeu, bem como sua economia local.
A Islândia é um país nórdico insular europeu situado no oceano Atlântico Norte. O seu território abrange a ilha homônima e algumas pequenas ilhas no oceano Atlântico, localizadas entre a Europa continental e a Groenlândia.
Quer saber mais sobre as Exportações brasileiras para a Islândia? Então vem comigo. 😉
Exportações para a Islândia: principais produtos
Segundo levantamentos realizados pelo Comex Sat, em 2020, os principais produtos brasileiros exportados para a Islândia foram:
- Alumina (óxido de alumínio) exceto corindo artificial
- Milho não moído, exceto milho doce
- Café não torrado
Com relação aos principais produtos exportados do Brasil para a Islândia, a Indústria de Transformação sai na frente em quase sua totalidade, seguido da categoria da Agropecuária.
Veja agora a relação completa dos produtos exportados para a Islândia na imagem a seguir:
O país tem uma população de 360 mil habitantes em uma área de cerca de 103 mil Km². A sua capital e maior cidade é Reiquiavique, cuja área metropolitana abriga cerca de dois terços da população nacional.
A Islândia possui uma sociedade desenvolvida e tecnologicamente avançada cuja cultura é baseada no patrimônio cultural das nações nórdicas.
Nos últimos anos, a Islândia tornou-se uma das nações mais ricas e desenvolvidas do mundo, tendo sido classificada pela Organização das Nações Unidas como o terceiro país mais desenvolvido do mundo.
Balança comercial entre Brasil e Islândia
Até abril de 2021, o Brasil aponta um Superávit de US$ 132 milhões, isso significa que foram exportados mais produtos para a Islândia do que importados do país europeu. Entretanto, o país ocupa atualmente o 56º lugar no ranking de exportações.
Só para exemplificar, em 2020 a Balança Comercial entre os dois países nos apresentou, um Superávit de US$ 265 milhões, valor relativamente alto se comparado com outros países europeus. Embora ainda tenha um importante campo a ser explorado nas relações do Comex.
Escrevemos um texto abordando a Exportação no Brasil, nele você irá conhecer os principais produtos comercializados com outros países.
Importantes mercados de destino foram responsáveis pelo aumento do volume total exportado, destacando-se os crescimentos do volume exportado para a Europa ( 4,2 %).
Veja agora os dados completos da balança comercial de 2020 conforme imagem abaixo:
Exportações para a Islândia: Economia do país europeu
A economia da Islândia é de tipo capitalista, semelhante à de outros países escandinavos, com presença de um estado do bem-estar social. A economia do país é dependente em grande parte da pesca e indústria relacionada, que respondem por quase 70% das exportações.
O estado da economia nacional depende do mercado para produtos de origem marinha. Atualmente, a maior fonte de receitas do país é o turismo. Exportações e importação equivalem, cada uma, a um terço do PIB. A maior parte das exportações é para os Estados Unidos, tendo destaque também o Japão.
Mapa da Islândia
A Islândia é uma grande ilha vulcânica localizada no norte do oceano Atlântico, um pouco ao sul do Círculo Polar Ártico. Culturalmente ligada à Europa, a Islândia não possui nenhum traço geológico em comum com o continente europeu.
Com uma área de mais de 103 mil Km², é a décima oitava maior ilha do mundo e a segunda maior da Europa. Existem outras numerosas pequenas ilhas no litoral como as ilhas Hrísey, Grímsey e o arquipélago de Vestmannaeyjar. A principal zona portuária da Islândia é o porto de Reykjavík.
De fato, a Islândia é um grande potencial a ser explorado no comércio exterior brasileiro.
Confira também os artigos sobre os Principais Produtos Importados no Brasil e os Principais Portos da Europa.
Por fim, separamos alguns artigos que falam das exportações brasileiras para outros países.
Conheça a lista de alguns dos nossos textos sobre exportações, são eles:
- Exportações brasileiras para a Indonésia
- Exportações brasileiras para Romênia
- Exportações brasileiras para a Argélia
- Exportações brasileiras para Croácia
- Exportações brasileiras para Nova Zelândia
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
Resumo
Quais os principais produtos exportados para a Islândia?
Alumina (óxido de alumínio) exceto corindo artificial, milho e café.
Qual o principal porto da Islândia?
A principal zona portuária do país é o porto de Reykjavík.
Qual é a principal atividade econômica da Islândia?
O estado da economia nacional depende do mercado para produtos de origem marinha.