Exportações para a Islândia

Abordaremos no artigo de hoje as Exportações para a Islândia. Também iremos tratar dos principais produtos exportados para o país europeu, bem como sua economia local.

A Islândia é um país nórdico insular europeu situado no oceano Atlântico Norte. O seu território abrange a ilha homônima e algumas pequenas ilhas no oceano Atlântico, localizadas entre a Europa continental e a Groenlândia.

Quer saber mais sobre as Exportações brasileiras para a Islândia? Então vem comigo. 😉

Exportações para a Islândia: saiba mais

Exportações para a Islândia: principais produtos

Segundo levantamentos realizados pelo Comex Sat, em 2020, os principais produtos brasileiros exportados para a Islândia foram:

  1. Alumina (óxido de alumínio) exceto corindo artificial
  2. Milho não moído, exceto milho doce
  3. Café não torrado

Com relação aos principais produtos exportados do Brasil para a Islândia, a Indústria de Transformação sai na frente em quase sua totalidade, seguido da categoria da Agropecuária.

Veja agora a relação completa dos produtos exportados para a Islândia na imagem a seguir:

Exportações para a Islândia: produtos

O país tem uma população de 360 mil habitantes em uma área de cerca de 103 mil Km². A sua capital e maior cidade é Reiquiavique, cuja área metropolitana abriga cerca de dois terços da população nacional. 

A Islândia possui uma sociedade desenvolvida e tecnologicamente avançada cuja cultura é baseada no patrimônio cultural das nações nórdicas.

Nos últimos anos, a Islândia tornou-se uma das nações mais ricas e desenvolvidas do mundo, tendo sido classificada pela Organização das Nações Unidas como o terceiro país mais desenvolvido do mundo.

Balança comercial entre Brasil e Islândia

Até abril de 2021, o Brasil aponta um Superávit de US$ 132 milhões, isso significa que foram exportados mais produtos para a Islândia do que importados do país europeu. Entretanto, o país ocupa atualmente o 56º lugar no ranking de exportações.

Só para exemplificar, em 2020 a Balança Comercial entre os dois países nos apresentou, um Superávit de US$  265 milhões, valor relativamente alto se comparado com outros países europeus. Embora ainda tenha um importante campo a ser explorado nas relações do Comex.

Escrevemos um texto abordando a Exportação no Brasil, nele você irá conhecer os principais produtos comercializados com outros países.

Importantes mercados de destino foram responsáveis pelo aumento do volume total exportado, destacando-se os crescimentos do volume exportado para a Europa ( 4,2 %).

Veja agora os dados completos da balança comercial de 2020 conforme imagem abaixo:

Exportações para a Islândia: balança comercial

Exportações para a Islândia: Economia do país europeu

A economia da Islândia é de tipo capitalista, semelhante à de outros países escandinavos, com presença de um estado do bem-estar social. A economia do país é dependente em grande parte da pesca e indústria relacionada, que respondem por quase 70% das exportações. 

O estado da economia nacional depende do mercado para produtos de origem marinha. Atualmente, a maior fonte de receitas do país é o turismo. Exportações e importação equivalem, cada uma, a um terço do PIB. A maior parte das exportações é para os Estados Unidos, tendo destaque também o Japão.

Mapa da Islândia

A Islândia é uma grande ilha vulcânica localizada no norte do oceano Atlântico, um pouco ao sul do Círculo Polar Ártico. Culturalmente ligada à Europa, a Islândia não possui nenhum traço geológico em comum com o continente europeu. 

Com uma área de mais de 103 mil Km², é a décima oitava maior ilha do mundo e a segunda maior da Europa. Existem outras numerosas pequenas ilhas no litoral como as ilhas Hrísey, Grímsey e o arquipélago de Vestmannaeyjar. A principal zona portuária da Islândia é o porto de Reykjavík.

Região geográfica do país

De fato, a Islândia é um grande potencial a ser explorado no comércio exterior brasileiro.

Confira também os artigos sobre os Principais Produtos Importados no Brasil e os Principais Portos da Europa.

Por fim, separamos alguns artigos que falam das exportações brasileiras para outros países.

Conheça a lista de alguns dos nossos textos sobre exportações, são eles:

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Resumo

Quais os principais produtos exportados para a Islândia?

Alumina (óxido de alumínio) exceto corindo artificial, milho e café.

Qual o principal porto da Islândia?

A principal zona portuária do país é o porto de Reykjavík.

Qual é a principal atividade econômica da Islândia?

O estado da economia nacional depende do mercado para produtos de origem marinha.

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

📘 E-book: Guia da Declaração Única de Exportação (DU-E)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.