Conheça as Feiras e Eventos de Comércio Exterior 2019

Atualizado em: por Sinara Bueno.

Estamos, praticamente, no meio do ano e  ainda muita coisa bacana irá acontecer no mundo do Comércio Exterior, por isso, separamos um guia das Feiras e Eventos de Comércio Exterior 2019. Confira a atualização das Feiras e Eventos de comex em 2020.

E-book - passo a passo DU-E

Veja o que você verá hoje sobre as Feiras e Eventos de Comércio Exterior:

  • Calendário de Feiras e Eventos de Comércio Exterior;
  • Como ter acesso ao calendário;
  • Exposições e Feiras ainda em 2019; e
  • Grandes Eventos do Comex.

Vem comigo! 😉

Anualmente, a Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (SECINT), antiga MDIC, disponibiliza um Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras a serem realizadas. 

Nele você pode consultar informações regionais sobre os eventos, além de período de realização, ou por setor econômico impactado pelo evento, tais como por exemplo: 

  • Agronegócio;
  • Alimentos;
  • Bebidas;
  • Turismo;
  • Engenharia; e 
  • Arquitetura. 


Quem cria o calendário de Feiras e Eventos de Comércio Exterior? 

Criado desde 1969, o Calendário de Feiras e Eventos de Comércio Exterior 2019 é uma publicação oficial do Governo Federal para divulgar dos eventos que movimentam a economia com objetivo de estimular o ambiente de negócios no Brasil.  

O Calendário é organizado por meio de uma ação conjunta entre o Departamento de Políticas de Comércio e Serviços (DECOS), da Secretaria de Comércio e Serviços (SCS), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos (DPR), do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Como ter acesso ao calendário?

Após ser finalizado o calendário, ele é disponibilizado em duas versões, a digital e a impressão, além de ser traduzido para:

  • Português; 
  • Inglês; e 
  • Espanhol.

O calendário de Feiras e Eventos de Comércio Exterior é distribuído, gratuitamente, em todo território brasileiro, por meio de:

  • Promotoras de eventos;
  • Empresas;
  • Prefeituras; 
  • Câmaras de comércio; 
  • Entidades representativas do setor privado;
  • Órgãos públicos;
  • Centros de convenções; 
  • Consulados; e
  • Embaixadas.

Feiras e Eventos de Comércio Exterior 2019

No calendário você pode consultar também a realização de exposições e feiras. Elas buscam movimentar as economias locais. 

Dá uma olhada nas exposições e feiras que separamos para você.

EVENTODATA DE REALIZAÇÃOINGRESSOSITE DO EVENTOLOCAL
9ª Feira do Artesanato Mundial24/08/2019 a 01/09/2019 Aberto ao públicohttp://www.fambrasil.com.br

Local : Centro de Convenções e Feiras da Amazônia- Hangar

Endereço : AV Dr Freitas s/n , - Marco

Cidade : Belém - PA

39ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia30/08/2019 a 22/09/2019  Aberto ao públicohttp://www.festadasfloresdeatibaia.com.br

Local : Parque Municipal Edmundo Zanoni

Endereço : Avenida Horácio Neto , 1030 - Jardim Tapajos

Cidade : ATIBAIA - SP

2019ª Conferência Internacional de Flexografia04/09/2019 a 05/09/2019  Aberto ao públicohttp://www.conferenciaflexografia.com.br/

Local : Auditório da Universidade Corporativa Comandadeira

Endereço : Estrada do Campo Limpo , 5525 - Vila Pirajussara

Cidade : São Paulo - SP

6ª Estrela Multifeira04/09/2019 a 08/09/2019  Aberto ao públicohttp://www.estrelamultifeira.com.br

Local : Porto Fluvial de Estrela

Endereço : Rua Augusto Frederido Markus , 565 - das Indústrias

Cidade : Estrela - RS

25ª Multifeira Brasil Mostra Brasil -Natal/RN06/09/2019 a 15/09/2019 Aberto ao públicohttp://brasilmostrabrasil.com.br/

Local : Estádio das Dunas

Endereço : Lagoa Nova , - 59063-400

Cidade : Natal - RN

Expo & Congresso Brasileiro de Mineração09/09/2019 a 12/09/2019 Somente Empresárioshttp://portaldamineracao.com.br/exposibram/

Local : Expominas Belo Horizonte

Endereço : Avenida Amazonas , 6200 - Gameleira

Cidade : Belo Horizonte - MG

Para ter mais informações sobre outras exposições ou feiras, você pode acessar o site da Expofeiras. 

Grandes Eventos do Comex 

Quando falamos específicos de feiras de Comércio Exterior, existem alguns que merecem uma atenção especial, são eles:

Intermodal

Intermodal é uma Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior. Ela está entre os principais eventos de comex do nosso país. Nela, as empresas e profissionais da área se reúnem para trocar experiências, fechar parcerias comerciais e ampliar a sua rede de conexões. 

A próxima edição será realizada em 2020, nos dias 17 a 19 Marco no Centro de Exposições São Paulo Expo, mais informações estão disponíveis no site oficial do evento.

Feiras e Eventos de Comércio Exterior 2019

Label Latino América

Esse evento tem abrangência em toda a América Latina. No evento é abordado diversos assunto sobre o tema, como a tecnologia RFID, até a impressão de adesivos, etiquetas e rótulos para a identificação dos produtos.

O encontro acontece a cada 2 anos, portanto a 10ª edição está prevista para 2021.

ENAEX

ENAEX é a realização do Encontro Nacional de Comércio Exterior que propõe  reuniões, exposições, discussões, painéis e despachos executivos, além de atendimento de empresas para abordar aspectos relacionados à importação e à exportação com agendamento prévio.

O evento tem como objetivo encontrar sugestões que podem ajudar a desenvolver o setor e identificar as dificuldades que necessitam de soluções e assim, movimentar ainda mais a balança comercial. O evento é realizado pela AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil).

Em 2019, o evento será realizado nos dias 21 e 22 de Novembro no Centro de Convenções SulAmérica. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do evento. 

LATAM Retail Show

Com a junção dos eventos: Fórum Internacional de Franquia e Fórum de Varejo da América Latina, nasceu o LATAM Retail Show. 

Considerado um dos mais importantes no ramo no que diz ao varejo, aos shoppings, aos e-commerces e às franquias.

Em 2019, este evento acontece no dia 27 de Agosto, mais informações estão disponíveis no site oficial.

Seminário de Operações de Comércio Exterior

O Seminário de Operações de Comércio Exterior tem como objetivo auxiliar os  importadores e exportadores nos processos burocráticos e operacionais do Comex, além de gerar uma aproximação com as principais secretarias da área. 

Realizado pela Subsecretaria de Operações de Comércio Exterior (SUEXT), antigamente conhecida como (DECEX), o evento promove palestras, reuniões e despachos executivos, que buscam encontrar soluções para os processos mais burocráticos ou que possuem alguma peculiaridade.

Em 2019, no Seminário de Operações do Comércio Exterior, foram abordados os seguintes temas: 

Ainda não foi divulgado as datas para o evento em 2020, mas assim que disponível nós vamos te avisar. :)

Intercomin

O Intercomin é um evento que busca a integração entre estudantes, professores e profissionais da área do Comércio Internacional, através do debate de assuntos que contribuam para a formação acadêmica e o desenvolvimento profissional.

Em 2019, na sua segunda edição, o evento ocorre nos dias 8 e 9 Novembro de 2019 em Caxias do Sul - RS. Mais informações sobre esse evento, você pode conferir no site oficial.

Comex Digital Talk

O Comex Digital Talk tem a sua primeira edição em 2019 e ele é  o primeiro evento totalmente Online e Gratuito voltado ao mundo do Comércio Exterior.

Serão 5 dias intensos de conteúdos com mais 25 palestrantes. Para fazer a sua inscrição, basta acessar o site oficial do evento.

Logistique

Com frequência anual, o Logistique acontece em Joinville, Santa Catarina. Esse evento reúne os principais players do mercado de provedores de soluções para os segmentos de Logística, Transporte Multimodal, Comércio Exterior, intralogística e tecnologia.

Para saber mais sobre o evento, você pode conferir no site oficial.

Meeting Comex 2019

O Meeting Comex é o maior evento sobre comércio internacional do Sul do país com programação voltada para as relações internacionais e acontece de forma anual. Quer saber mais informações sobre esse evento? Confira as informações no site oficial.

E aí, gostou deste artigo sobre feiras comércio exterior e quais são as feiras e eventos do comércio exterior? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática