Importações do Vietnã: saiba mais

Abordaremos hoje as Importações do Vietnã, além da sua situação econômica, bem como as relações comerciais com o Brasil.

O Vietnã é um país localizado no leste da península da Indochina, no Sudeste Asiático. Faz fronteira com uma grande potência mundial, a China. Com uma população de mais de 90 milhões de habitantes, é o 14º país mais populoso do mundo.

Quer entender mais sobre as Importações Brasileiras do Vietnã? Então vem comigo. 😉

Importações do Vietnã: entenda

Produtos importados do Vietnã

A seguir vamos listar alguns dos principais produtos importados do Vietnã, confira!

  1. Equipamentos de telecomunicações incluindo peças e acessórios
  2. Válvulas e tubos termiônicas
  3. Calçados
  4. Produtos da indústria de transformação
  5. Filés ou carnes de peixes congelados
  6. Máquinas e aparelhos elétricos

Veja a relação completa na ilustração abaixo:

Produtos Importados do Vietnã

Importações do Vietnã: entenda

O Vietnã passa por um processo acelerado de industrialização, modernização e urbanização, embora o setor agrícola ainda desempenhe importante papel em sua economia. A atual infraestrutura, especialmente no que tange a transportes e geração de energia, são dois importantes fatores para essa expansão econômica.

Em 2020, Mercosul e Vietnã concluíram o Diálogo Exploratório, em que expressaram a possibilidade negociar um acordo de livre comércio abrangente, comercialmente significativo e mutuamente vantajoso.  

Entre os temas abordados estão o Comércio de Bens, Regras de origem, Facilitação de Comércio e Cooperação Aduaneira, Barreiras Técnicas ao Comércio, Defesa Comercial, Concorrência e Solução de Controvérsias.

Balança comercial entre Brasil e Vietnã

Segundo dados levantados pela Comex Stat, a Balança Comercial entre os dois países nos apresentou no ano de 2020 um déficit de US$ – 83,4 milhões, ou seja, foram importados mais produtos do Vietnã do que exportados para o país.

Falamos também sobre as Exportações Brasileiras para o Vietnã em um artigo, saiba mais.

Até março de 2021, o Brasil aponta um superávit de US$ 223,3 milhões, isso representa um início de ano extremamente positivo mesmo com as Filipinas estando apenas em 38º no ranking de exportações.

Confira imagem ilustrando:

Importações do Vietnã: balança comercial

Importações Brasileiras

Leia também nosso artigo sobre a Importação no Brasil e conheça os principais produtos comercializados nesse processo.

Para finalizar o artigo de hoje separamos alguns textos que falam das importações brasileiras de outros países.

Conheça nossos outros textos sobre importações, são eles:

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Resumo

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

E-book Grátis: 7 Novidades sobre a DUIMP E o Novo Processo de Importação

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.