Importações dos Emirados Árabes: saiba mais
Falaremos hoje sobre um processo muito importante para o nosso país. As relações de Importações dos Emirados Árabes. Conheça os principais produtos importados deste país com importantes acordos comerciais com o Brasil.
Os Emirados Árabes Unidos são grandes produtores de petróleo e gás, localizam-se numa região geograficamente estratégica entre África, Europa e Ásia. Fazem parte do Conselho de Cooperação do Golfo.
Com alto grau de abertura comercial e a melhor infraestrutura do Oriente Médio, o país tem como uma de suas características a de ser distribuidor de produtos para os países aos arredores da região. Entretanto, isso não diminui a relação de comércio exterior dos Emirados Árabes com outros países, como por exemplo o Brasil.
Quer conhecer mais sobre as Importações brasileiras dos Emirados Árabes? Então vem comigo. 😉
Importações dos Emirados Árabes: principais produtos
Segundo levantamentos realizados pelo Comex Sat, em 2020, os principais produtos importados dos Emirados Árabes foram:
- Óleos combustíveis de petróleo
- Alumínio
- Demais produtos – Indústria de transformação
- Enxofre
- Polímeros de etileno, em formas primárias
Confira a relação completa dos produtos que o Brasil comprou em 2020 dos Emirados Árabes na imagem a seguir:
Pode-se perceber que as atividades econômicas dos EAU concentraram-se na indústria (principalmente a de extração de petróleo) e serviços. Esses setores significaram, respectivamente, 55% e 44% do PIB do país. Já as importações de bens e serviços representam 77,7% da economia dos Emirados Árabes.
Confira nosso artigo sobre os Principais Portos do Oriente Médio. Nele, nós contamos um pouco mais sobre os complexos portuários da região, entre eles o Porto de Dubai, nos Emirados Árabes.
Balança comercial entre o país árabe e Brasil
Em 2020, o valor que o Brasil gastou na compra de produtos dos Emirados Árabes é de US$ 734 milhões. No ranking de importações, os Emirados Árabes ocuparam o 37º lugar.
Só para exemplificar, até abril de 2021, o Brasil aponta um superávit de US$ 371,3 milhões, isso significa que foram exportados mais produtos para os Emirados Árabes do que importados do país. Entretanto, o país Saudita atualmente ocupa o 33º lugar no ranking de exportações.
Veja agora os dados completos da balança comercial de 2021 conforme imagem abaixo:
Os Emirados Árabes desenvolvem sólidas políticas econômicas (incluindo as comerciais) para aumentar o crescimento e diversificar a economia para além do petróleo. Tais políticas também são direcionadas para a atração de investimento local e externo, a fim de aprofundar o desenvolvimento econômico.
Vale ressaltar que, a implementação da política comercial dos Emirados Árabes Unidos é de responsabilidade direta do Ministério da Economia e do Planejamento, em coordenação com outros ministérios federais, órgãos relacionados ao comércio aduaneiro e departamentos locais.
Confira nosso artigo sobre as Exportações para os Emirados Árabes.
Qual a importância do Comércio Exterior?
Uma das principais vantagens do Comércio Exterior é a possibilidade de importar mercadorias não existentes no país. Esse investimento é muito benéfico, pois garante um diferencial competitivo para as empresas que comercializam esses produtos internacionais no Brasil.
O mesmo vale para a exportação. Existem mercadorias que temos em grandes volumes no país, como é o caso dos produtos de origem agrícola. Os granéis agrícolas, como a soja, o milho e o trigo, são produzidos em grande escala no país, e a exportação contribui muito para a economia nacional.
Por fim, separamos alguns artigos que falam das importações brasileiras para outros países.
Conheça nossos outros textos sobre importações, são eles:
- Importações brasileiras da China
- Importações brasileiras da Itália
- Importações brasileiras dos Estados Unidos
- Importações brasileiras do Paraguai
- Importações brasileiras da Suécia
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉