RÚSSIA | transporte marítimo para a Rússia interrompido

Em uma estratégia de isolamento da Rússia na sequência a invasão à Ucrânia, que motivou um êxodo de companhias ocidentais, as duas maiores empresas de transporte marítimo no mundo (Maersk e MSC Cargo) anunciaram a suspensão de serviços na Rússia nesta terça-feira (01/03). A dinamarquesa Maersk, gigante em transporte marítimo global, confirmou a suspensão temporária de toda a movimentação de contêineres.

Também a suíça MSC Cargo, maior empresa global de transporte de contêineres marítimos em capacidade, disse em comunicado a clientes que a partir desta terça-feira adotou uma “parada temporária em todas as reservas de carga de e para a Rússia.

Quer saber mais sobre este assunto referente ao transporte marítimo para a Rússia? Então continue conosco!

Vamos lá? 😉

Rússia: MSC e Maersk interrompem transporte marítimo

A medida da MSC e Maersk se junta  à série de restrições já impostas ao país desde que o presidente Vladimir Putin deflagrou  guerra contra a Ucrânia, na quinta-feira (24/02) passada.

Ambas empresas classificaram a interrupção dos trabalhos como “temporária” e a medida não atinge o transporte de alimentos, medicamentos e humanitários.

A suspensão vale para todas as áreas que permitam acesso à Rússia, como o Báltico, Mar Negro e extremo leste do país.

Também tomaram medidas na mesma direção a Ocean Network Express (ONE), com sede em Cingapura, e a Hapag Lloyd da Alemanha.

👉 Confira o nosso artigo sobre Importância da OTAN para as relações dos países!

Dificuldades no transporte para a Rússia

As suspensões de frete são apenas mais uma das barreiras enfrentadas pelo comércio exterior russo. Com a entrada em vigor de sanções dos países europeus e dos Estados Unidos, a Rússia foi praticamente desconectada do sistema financeiro global, e passa a enfrentar dificuldades para pagar e receber do exterior.

A decisão das empresas também pode gerar novas dificuldades a toda a cadeia global de suprimentos, já comprometida pela pandemia, o que resultou em problemas de fornecimento e alta de preços ao redor do mundo.

👉 Você conhece os dados sobre as Importações da Ucrânia? Se ainda não, confira nosso texto sobre este assunto!

Comunicado da Maersk sobre a Guerra na Ucrânia

Ainda sobre MSC e Maersk interromperem o transporte marítimo na Rússia, a Maersk emitiu a seguinte nota:

“Como a estabilidade e a segurança de nossas operações já estão sendo afetadas direta e indiretamente pelas sanções, as novas reservas da Maersk no setor marítimo e terrestre com destino e procedentes da Rússia serão suspensas de maneira temporária, com exceção dos envios de alimentos, produtos médicos e humanitários”, disse a empresa.

Para ilustrar:

Confira a nota completa aqui.

👉 E por falar em transporte no Comércio Exterior, você já leu o nosso Guia Definitivo dos Incoterms?

Nota da MSC Cargo

“A MSC Mediterranean Shipping Company informa que, a partir de 1º de março, com efeito imediato, realizaremos uma paralisação temporária em todas as reservas de carga de/para a Rússia, cobrindo todas as áreas de acesso, incluindo Báltico, Mar Negro e Extremo Oriente da Rússia”, informa.

Veja a notícia completa da MSC sobre a Rússia, na imagem a seguir:

Comunicado Hapag Lloyd

Outra gigante do Comércio Exterior, a Hapag Lloyd também emitiu nota referente a Guerra envolvendo Ucrânia e Rússia, veja:

“Ofereceremos taxa de Mudança de Destino (COD) gratuita para contêineres em trânsito, bem como taxas de cancelamento de reserva gratuitas para carga de entrada para ambos os países”, informa.

Confira notícia na íntegra!

Impacto das sanções

Como resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, a Europa, os Estados Unidos e outros países ocidentais têm anunciado uma série de sanções, que incluem o corte de bancos russos da rede internacional de pagamentos Swift e o congelamento de ativos do Banco Central russo no Ocidente de forma a impedir que a Rússia consiga usar suas reservas em moeda estrangeira.

👉 Veja também nosso artigo sobre as Importações da Rússia!

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre DU-E, DUIMP, Catálogo de Produtos e Drawback. 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Resumo

Quais áreas MSC e Maersk não irão atuar temporariamente na Rússia?

As áreas que a MSC e Maersk não irão atuar temporariamente na Rússia são o Báltico, Mar Negro e extremo leste russo.

leandro.sprenger

Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 12 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.