Saiba mais sobre o navio MSC Adelaide que teve cocaína apreendida na Itália

Atualizado em: por Sinara Bueno.

Uma operação policial apreendeu 444,5 quilos de cocaína pura proveniente do Brasil no porto de Gênova Prà, na Itália, na última segunda-feira (7).

E-book - passo a passo DU-E

Segundo as autoridades, a droga foi localizada em um contêiner a bordo do navio MSC Adelaide. A cocaína renderia aos traficantes cerca de 30 milhões de euros.

Se você quer saber mais sobre o caso de tráfico no navio MSC Adelaide, então continue conosco!

Vamos lá saber tudo o que aconteceu no navio MSC Adelaide com cocaína apreendida na Itália?😉

Tráfico no navio MSC Adelaide

Tráfico de cocaína no navio MSC Adelaide: entenda

A apreensão da droga que estava no navio - que havia saído do Porto do Rio de Janeiro - ocorreu em uma operação coordenada pelo promotor Federico Manotti da Direção Distrital Antimáfia (DDA) de Gênova.

A cocaína, dividida em 400 tabletes, estava escondida em 14 sacos dentro de um contêiner carregado de café desembarcado no último domingo (6) pelo navio da MSC, onde um tripulante foi encontrado morto com a garganta cortada na segunda-feira.

Segundo o site de notícias Transporto Europa, de acordo com os investigadores, não há nenhuma conexão entre os dois casos.

Cargas que estavam no navio estão proibidas de serem movimentadas

👉 As autoridades colocaram os contêineres “suspeitos” em uma área de vigilância do terminal portuário, com uma proibição de manuseio. No entanto, à noite, um homem carregou uma caixa para uma área sem câmeras.

A polícia não divulgou mais informações quanto a esta situação. Mas o que se sabe é que o navio permanecerá atracado no porto italiano por alguns dias.

Os investigadores da DDA informaram que a droga era destinada ao crime organizado. Em meados de janeiro, outros 412 quilos de cocaína foram apreendidos no porto de La Spezia, em um contêiner da República Dominicana, que tinha destino ao porto de Valência, na Espanha.

Tráfico no navio MSC Adelaide

Um homem foi preso no caso do navio MSC Adelaide

Um homem italiano de 50 anos foi preso durante a operação policial. Ele foi flagrado quando descarregava o contêiner e retirava as sacolas com os tabletes de cocaína.

De acordo com a polícia local, a ação ocorreu após os agentes desconfiarem de "alguns movimentos suspeitos" na zona do terminal onde se encontravam posicionados os contêineres e a "súbita movimentação noturna" por parte de um operador portuário.

A droga era destinada a uma organização criminosa local e renderia, conforme a projeção, cerca de 30 milhões de euros (pouco mais de R$ 180,4 milhões).

E aí, gostou deste artigo sobre cocaína apreendida em navio e o que aconteceu no caso da cocaína no navio MSC? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática