Otimize os resultados da equipe de exportação

Independentemente do tamanho de sua equipe de exportação, a forma com a qual você escolhe gerenciar seu time é parte essencial para determinar se suas metas serão ou não atingidas.

Neste artigo trataremos dos seguintes assuntos:

  • Otimize os resultados da equipe de exportação
  • Gerencie seu time com produtividade e resultados positivos
  • O seu software está lhe dando o melhor resultado?

Vamos lá!

Otimizando os resultados do time de exportação

A equipe de exportação está sempre sob pressão. O analista de exportação precisa muitas vezes ser um maestro e conduzir várias coisas ao mesmo tempo. É a reserva do navio, a ovação do contêiner, o deadline dos documentos, o despacho aduaneiro, entre outras etapas.

Gerir um time de exportação é um desafio. É necessário escolher um modelo de gestão capaz de auxiliar no aumento da produtividade e ainda manter um nível elevado de engajamento de colaboradores. E ainda, tudo isso sem perder embarques.

Feche boas parcerias: Escolher parceiros especializados pode aliviar o stress de sua equipe. Terceirizar a etapa aduaneira com um bom despachante aduaneiro trará mais segurança ao seu processo.

Invista em tecnologia: Se quiser ter processos realmente otimizados, precisará contar com boas ferramentas tecnológicas.

Invista em capacitação constante: O Comércio Exterior é dinâmico diariamente há mudanças ocorrendo. São novas regulamentações sendo lançadas, novos módulos do Portal Único Siscomex, novos acordos comerciais, é muita mudanças. Logo, seus colaboradores precisam de recursos para estar sempre em busca do conhecimento.

Gerenciando seu time de exportação com produtividade e resultados positivos

Há uma frase dita pelo famoso especialista da gestão da qualidade, Dr. William Edwards Deming, ele afirmou “em Deus eu acredito. Nos demais assuntos eu quero ver os números”.

Não existe gestão sem números! O ambiente corporativo requer análise de indicadores dessa forma você terá parâmetros para saber se está no caminho certo a fim de atingir a melhor performance junto com sua equipe.

O seu software está lhe dando o melhor resultado?

Se sua empresa já investe em algum sistema de comércio exterior, certamente você está constantemente avaliando as respostas tecnológicas que ele te fornece.

Infelizmente é muito comum exportadores e despachantes aduaneiros investirem valores elevados em desenvolvimento de software porém o resultado final não ser o esperado.

Usar a solução tecnológica certa é garantir estar sempre um passo a frente de seus concorrentes.

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex.