Packing List ou Romaneio de Carga: Saiba mais

Há algum tempo, falamos aqui no Blog da Fazcomex sobre os documentos para importação, nesta oportunidade falamos um pouco de cada documento do comércio exterior. Porém, agora vamos detalhar um pouco mais a respeito do Packing List (ou Romaneio de Carga). 

O que você vai ver hoje no nosso artigo:

  • O que é o Packing List;
  • Modelo de Packing;
  • Regulamento aduaneiro.

Vamos lá! 🚀

O que é Packing List?

Packing List é o documento de embarque que discrimina todas as mercadorias embarcadas ou todos os componentes de uma carga em quantas partes estiver fracionada. 

O objetivo do Packing é facilitar a identificação e localização de qualquer produto dentro de um lote, além de facilitar a conferência da mercadoria por parte da fiscalização, tanto no embarque como no desembarque.

Vale lembrar que diferentemente da Fatura Comercial e Proforma, o Romaneio de Carga não possui dados financeiros, apenas os aspectos logísticos.

Packing list é em inglês, sua tradução para o português é Romaneio de Carga, e em espanhol traduzimos para Lista de Empaque.

Modelo de Packing List

Não existe um modelo padrão para este Packing List, porém no Brasil recomenda-se que contenha os seguintes elementos:

  • quantidade total de volumes (embalagem);
  • marcação dos volumes;
  • identificação dos volumes por ordem numérica; e
  • espécie de embalagens (caixa, pallet etc) contendo peso líquido, peso bruto, dimensões unitárias e o volume total da carga.

Para ilustrar, veja modelo do Packing List:

Multa por não apresentar Packing list

O Romaneio de Carga é um documento essencial no despacho aduaneiro.

A não apresentação do Romaneio na instrução do despacho aduaneiro de importação leva a aplicação de multa de R$ 500,00 (quinhentos reais), por conta da sua obrigatoriedade, conforme  alínea “e”, inciso VIII do art. 728 do Regulamento Aduaneiro.

Para que serve o Romaneio de Carga?

O Romaneio de Carga ou Packing List serve para a identificação de conjuntos de volumes, em regra, mercadorias embaladas.

Exemplos de situações onde não é prática a emissão do romaneio de carga: granéis e cargas não embaladas que por si só se identificam como automóveis (nº do chassi) ou máquinas e equipamentos de grande porte (nº de série).

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre comércio exterior. 😉

Resumo

O que é Packing List?

Packing List é o documento de embarque que discrimina todas as mercadorias embarcadas ou todos os componentes de uma carga em quantas partes estiver fracionada.

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex.

E-book Grátis: 7 Novidades do Novo Processo de Importação