Portal Único fora do ar? Saiba o que fazer!

A área operacional do Comércio Exterior é muito dinâmica. Se você é um (a) Analista de Comex, sabe mais do que ninguém do que estou falando.

Pois, no Comex é tudo urgente! Estamos sempre com pressa, a fim de evitar que alguma fábrica pare em algum lugar deste mundo.

A tecnologia é nossa aliada e já alavancou e facilitou muito o comércio internacional.

Quando lidamos com as etapas operacionais da exportação e importação precisamos contar com o Portal Único Siscomex, porém sabemos que este às vezes ele nos deixa na mão. E é sobre isso que trataremos neste artigo.

O que fazer quando o Portal Único Siscomex estiver fora do ar

Existem dois tipos de erros que podem ocorrer no Portal Siscomex: “Erro de Sistema” e “Erro de Regras de Negócios”.

Logo, quando se tratar de erro de sistema é necessário contatar o Serpro.

O Serpro é a empresa desenvolvedora do Portal Siscomex, bem como todos módulos: Du-e, Duimp, Siscomex Importação, Drawback, Siscoserv, etc.

Portanto, o suporte técnico ao Portal Único Siscomex cabe a esta empresa. Assim sendo, bug, lentidão no sistema ou até mesmo quando o Portal Único fica fora do ar é necessário acioná-los.

Canais de contato com o Serpro

O Serpro dispõe de alguns canais de comunicação com seus usuários, são eles:

  1. CSS – Central de Serviços Serpro: Abra um chamado de suporte através da internet. Para tanto, acesse o link clicando aqui e relate o problema com o Portal Único de Comércio Exterior. Escolha a opção: Portal Único SISCOMEX – PUCOMEX
  2. Suporte por Telefone: Os problemas também podem ser relatados através do telefone 0800-9782331 .

Só para exemplificar, segue opções de assuntos no acionamento via web.

Como Elaborar a DU-E se o Portal está fora

As instabilidades do Portal Siscomex muitas vezes atrapalha a nossa produtividade. Períodos fora do ar pode nos fazer perder embarques gerando custos desnecessários.

Mas saiba que você tem alternativas que podem minimizar estes problemas. Aqui na Fazcomex desenvolvemos um sistema de exportação no qual você pode elaborar a DU-E mesmo quando o Portal Único estiver fora do ar. Isso mesmo!

Com o Sistema Fcomex, você deixa sua Declaração de Exportação criada, revisada e prontinha! Apenas aguardando o Sistema voltar para assim concluir com a transmissão em segundos.

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex.

Software de Exportação - Mais Agilidade no Processo de Exportação