Principais Portos da Argélia: Conheça

Hoje falaremos um pouco mais sobre os Portos da Argélia, país situado no continente africano, na região denominada África Mediterrânea.

A Argélia é banhada ao norte pelo Mar Mediterrâneo e tem limite a nordeste com a Tunísia, a leste com a Líbia, a sudeste com Níger, a sudoeste com Mali e a oeste com a Mauritânia, Saara Ocidental e Marrocos

Vamos conhecer os Portos Argelinos, vem comigo! 😉

Portos da Argélia geram grande renda para a economia do país

Principais Portos da Argélia

Confira a lista dos Principais Portos da Argélia:

  1. Porto de Argel
  2. Porto de Annaba
  3. Porto de Arzew
  4. Porto de Oran
  5. Porto de Skikda

Conheça mais sobre os portos da Argélia:

1. Porto de Argel

O porto de Argel é o principal porto do país, com estrutura para carga geral e contêineres. É também o principal porto para passageiros do país, com ferries (balsas) para a Europa. Ele também está entre os principais Portos Africanos.

2. Porto de Annaba

Este porto tem 22 terminais, incluindo terminais para cereais, açúcares, carga geral, produtos refinados, minerais e ferro, além de estrutura para carga em contêineres.

3. Porto de Arzew

Este é o maior porto para exportações de petróleo e óleo cru e movimenta cerca de 40% do total de  hidrocarbonetos exportados da Argélia, incluindo o gás natural liquefeito (GNL).

4. Porto de Oran

O porto de Oran tem 24 terminais com capacidade para contêineres. A carga movimentada no porto, em 2000, foi estimada em 3.091.841 toneladas. A maior parte dos produtos importados através deste porto é de cereais e gêneros alimentícios.

5. Skikda 

Certamente este é um dos portos argelinos mais importantes. O porto de Skikda é utilizado principalmente para o transporte de óleo refinado e gás.

Dados geográficos e econômicos da Argélia

A população nacional é composta por aproximadamente 35,4 milhões de habitantes. A Argélia apresenta uma das melhores condições de vida na África, visto que o país detém o quarto melhor Índice de Desenvolvimento Humano continental, atrás da Líbia, Maurício e Tunísia.

A economia da Argélia tem no petróleo a principal fonte de receitas financeiras, sendo este portanto, o responsável por 95% das exportações do país. Também há extração de gás natural e mercúrio. 

A agricultura baseia-se nos cultivos de diversos grãos como por exemplo o trigo e cevada, além de batata e até mesmo tâmara. Já a indústria atua nos segmentos de máquinas, equipamentos, petroquímico, tabaco, alimentício e de bebidas.

👉🏽 Confira também os Tipos de Portos.

Projeções econômicas e cenário atual do país

Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores, os indicadores macroeconômicos dos últimos anos mostram queda no desempenho econômico da Argélia.

O crescimento econômico passou de 3,7% em 2015 para 0,7% em 2019, alcançando -5,2% em 2020, entretanto, as projeções para a taxa de crescimento do FMI para 2021 e 2022 são de 3,2% e 2,5%, respectivamente.

O que é Logística Internacional?

A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

Principais Portos

Conheça também nossos demais textos sobre Portos, são eles:

E aí, gostou deste artigo? Então, inscreva-se no nosso blog e fique por dentro das novidades de Exportação, Importação e Drawback.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Resumo

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

E-book Grátis: 7 Novidades sobre a DUIMP E o Novo Processo de Importação

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.