Principais Produtos Exportados pelo Espírito Santo

Espírito Santo está na lista dos 10 estados que mais exportam no Brasil ocupando a 8ª colocação, já temos aqui no blog os produtos mais importados pelo Espírito Santo, dê uma olhada. No artigo de hoje, veremos quais são as principais exportações pelo estado do Espírito Santo. 

O Espírito Santo, estado da região Sudeste do Brasil, é conhecido por suas praias tropicais e áreas naturais montanhosas preservadas.  Apresenta paisagens recortadas por serras e morros, características do Sul e do Sudeste, e regiões planas, como dunas e palmeiras, típicas do Nordeste do país. 

Os Todos os dados utilizados neste artigo foram retirados do site ComexVis

Bora conferir a pauta de exportação dos Capixabas!😉

Principais produtos exportados pelo Espírito Santo

  1. Minérios de ferro;
  2. Plataformas de perfuração ou exploração, dragas, etc;
  3. Produtos semimanufaturados de ferro ou aço;
  4. Óleos brutos de petróleo;
  5. Celulose;
  6. Produtos laminados planos de ferro ou aço;
  7. Café cru em grãos;
  8. Obras de mármore e granito;
  9. Demais produtos manufaturados; e
  10. Tubos flexíveis de ferro ou aço.

Para exemplificar:

Vamos conhecer cada um destes produtos?

1) Minérios de ferro

Os minérios de ferro vem então na nossa primeira colocação como produto mais exportado pelo estado do Espirito Santo, representando 23% do total exportado no estado. Teve uma variação negativa de -26% se comparado ao ano anterior quando representava mais de 32% do total.

2) Plataformas de perfuração ou exploração, dragas, etc

As plataformas de perfuração aparece então na segunda colocação como produto exportado pelo estado capixaba. Como já visto no texto de principais produtos importados pelo Brasil, são normalmente utilizadas como suporte na perfuração e produção de petróleo e gás natural. Como resultado equivale a mais ou menos 18% do total do estado.

3) Produtos semimanufaturados de ferro ou aço

Representa inegavelmente 12% do total das exportações capixabas, tendo uma queda alta se comparado com o ano anterior (2018), quando representava mais ou menos 18% das exportações pelo estado.

4) Óleos brutos de petróleo

O petróleo bruto é então, uma mistura complexa de hidrocarbonetos, que precisam ser separados por diversos processos para formar os derivados utilizados pelos consumidores e pela indústria em geral. Corresponde a 11% das exportações de ES.

5) Celulose

Brasil é um dos maiores exportadores mundial de celulose, atrás apenas dos Estados Unidos fazendo com que pelo estado capixaba fique na quinta colocação, correspondendo a mais ou menos 6,8% das exportações.

6) Produtos laminados planos de ferro ou aço

Na nossa sexta colocação vem produtos laminados planos de ferro ou aço com representatividade de 6,2%, enquanto na mesma época do ano anterior representava mais de 7%.

7) Café cru em grãos

Espirito Santo exporta seus grão de café principalmente para países árabes, café em grãos  é uma das forma que mais preservam as características do café até ele chegar nas suas mãos. Ele representa 6% das exportação capixabas de 2019.

8) Obras de mármore e granito

O granito e o mármore são pedras amplamente utilizadas no mercado da construção civil, sobretudo no uso de bancadas, revestimentos de piso e parede. Corresponde a 5,5% das exportações do estado do Espirito Santo.

9) Demais produtos manufaturados

Eles aparecem na maioria dos artigos sobre exportação aqui no blog, por serem então aqueles produtos feitos em uma quantidade relativamente grande e de uma forma bastante padronizada. Tem uma correspondência de 3,0% nas exportações do estado de ES.

10)Tubos flexíveis de ferro ou aço

Representam sobretudo 1,9% das exportações do Espirito Santo, teve uma variação negativa de -34% em relação ao ano de 2018 quando representava mais de 3,0% das exportações.

👉 Leia também sobre as importações de Vitória

Economia do Espírito Santo

O Espírito Santo possui extensão territorial de 46.098,571 quilômetros quadrados, divididos em 78 municípios. Conforme contagem populacional, realizada em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado totaliza 3.514.952 habitantes.

Localizado então na Região Sudeste, principal responsável pela economia nacional (respondendo por 56,4% do PIB do país), o Espírito Santo contribuiu, em 2008, com 2,3% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No âmbito estadual, essa participação foi de 4%. Tal média é a menor entre os estados do Sudeste.

A composição do PIB do Espírito Santo é a seguinte:

  • Agropecuária: 9,3%
  • Indústria: 34,5%
  • Serviços: 56,3%

O setor de serviços é a principal atividade econômica do estado. Vitória, capital capixaba, abriga os portos de Tubarão e Vitória, todavia sendo esse último um dos mais movimentados do Brasil, fato que impulsiona esse segmento da economia no estado.

A agricultura baseia-se nos cultivos de arroz, feijão, café, legumes, cana-de-açúcar e diversas frutas (nas áreas litorâneas há plantações de banana, abacaxi, mamão, maracujá e limão, enquanto que nas montanhas são cultivados, morango e uva). O Espírito Santo é até então o segundo maior produtor de café em grãos do Sudeste, atrás somente de Minas Gerais.

 

Balança Comercial do Estado do Espírito Santo (ES)

Na comparação dos cincos primeiros meses de 2019 com igual período de 2018, o saldo da balança comercial do Espírito Santo reduziu -48,2%. Sobretudo manteve-se superavitário.

Confira também a colocação do Espírito Santo no Ranking dos Estados que mais Exportam.

E ai, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Resumo

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

E-book Grátis: Como Emitir a Nota Fiscal de Exportação do Jeito Certo para a DU-E