Saiba mais sobre o software de Exportação

Atualizado em: por Sinara Bueno.

Quando nos deparamos com os processos que necessitam ser realizados nos departamentos de Comércio Exterior, como na Importação e Exportação, compreendemos que são variados e por vezes complexo, demandando certo tempo em cima da demanda e como já sabemos, o profissional despreparado pode sofrer mais na hora de realizar os processos.

E-book - passo a passo DU-E

Com o grande avanço da tecnologia, o mercado de comex conta com opções para facilitar e até mesmo automatizar os processos com a ajuda de Software de exportação, assim, facilitando a vida dos colaboradores e a tomada de decisão da gestão, deixando a definição mais assertiva. 

E hoje queremos falar como um software de Exportação pode te ajudar. Veja o que vamos tratar:

  • O que é um software de exportação;
  • Porque aderir a um Software de Exportação?;
  • Quais são seus benefícios?;
  • O atendimento especializado; e
  • A Tecnologia ajudando no Processo.

Vamos lá conhecer o principal software de exportação! 😉

software de Exportação

O que é um software de exportação?

Em rotinas tão agitadas que você possui diversas DU-Es para elaborar e essas mesmas DU-Es com vários e vários itens, é necessário identificar formas de deixar o seu mais prático, produtivo e rentável. 

O Software de Exportação vem justamente para isso, para facilitar os processos mais burocráticos e fazer o seu dia mais focado em identificar como você pode ser mais estratégico e menos operacional. 

É importante que na hora da tomada de decisão, que você leve em considerações aspectos que são bem importantes, afinal, softwares que prometem uma ideia e não cumprem é normal existir por aí. 

👉 Saiba mais clicando Aqui!

Porque aderir um Software de Exportação?

Muitas empresas que são de pequeno e médio porte, certamente pensam que não vale a pena investir em um software de exportação sendo possível realizar o procedimento via Portal único, porém o que essas empresas não sabem é que muito além de automatizar e facilitar a vida dos profissionais que fazem a DU-E, os software de exportação possui muitos outros benefícios e fazem até mesmo a empresa render mais.

Além do mais, é necessário compreender que nenhuma empresa é pequena demais para não investir em automatização ou em softwares práticas que proporcionem mais tempo para pensar em soluções de problemas, em novos produtos ou até mesmo captar novos clientes que esse sim é uma importante ação para a empresa: manter a sua captação de clientes fiéis.

Empresas que utilizam software para exportação podem contar em suas rotinas com uma melhoria significativa na prestação de serviço, além de conseguir acompanhar todas as movimentações em sua gestão de forma prática, compreendendo quantas du-es já foram emitidas, por exemplo.

Além de gerar um acompanhamento mais próximo e uma análise macro sobre o todo do processo realizado, o empresário e empresa, ganham em contar com processos automatizados e sendo possível a integração de ferramentas e equipes buscando a produtividade como resultado final e não apenas a entrega da parte operacional. 

Acontecendo esse movimento de integração e automatização, a empresa consegue tornar os seus colaboradores mais eficientes e produtivos, afinal, eles poderão dispensar mais tempo em busca de melhorias para as outras atividades do que pensando no operacional que precisa realizar. 

Quando decidir utilizar um Software de Exportação?

Esse é um momento muito importante na história da sua empresa, afinal, você está atrelando a tecnologia aos processos mais longos e demorados da empresa. 

Considero que o momento ideal para a decisão de implementação  de uma ferramenta de exportação é identificável quando você e ou a sua equipe já não possui mais tempo para o que é diário e roteiro.

Identificar esses processos e compreender quais estão afetando e que podem ser atrelados à automação é o ideal, assim, sua equipe terá mais tempo para criar a produtividade e render mais durante o expediente.

Quais são seus benefícios?

Por vezes as empresas não conseguem perceber o valor agregado ao software de exportação mas os benefícios que ele traz é quase que inquestionável, afinal, quem começa a usar essa ferramenta é difícil parar.  E para te ajudar a pensar com carinho sobre esse assunto, abaixo listei alguns benefícios. 

Processo diferenciado

Enquanto você fica preso em processos de Exportação que permitem somente DU-Es com 500 itens, nos sistemas como o FComex você pode emitir a Declaração de Exportação com até 999 itens. Isso mesmo, novecentos e noventa e nove itens.  Já imaginou o quanto isso traz de produtividade para você, né?

Acompanhe o processo de exportação

Quando um cliente seu compra seus produtos, você inicia uma série de processos para fazer com que o produto chegue no cliente, não é mesmo?

Esse processo conta várias informações e normalmente, é bem detalhado como a Emissão da DU-E, por exemplo e se esse seu cliente comprar diversos itens de você, o processo é muito maior.  

Realizando sozinho o processo de emissão, você levaria muito mais do que 1 hora, sem contar o risco de realizar um processo que com erro e que poderia prejudicar a negociação.

Sendo assim, fazendo com que você abra mão do que realmente é importante fazer e também diminuindo a sua atenção à outros processos e projetos que precisam de você. Com um Software de exportação, você consegue fazer esses processos, em pouco minutos. 

Neste software é possível que você informe e tenha os dados todos centralizados trazendo mais agilidade e rapidez nas informações que você precisa para trabalhar. 

Não conta com Instabilidade

Nós sabemos que o Portal Único com frequência conta com instabilidade fazendo com que você não consiga realizar todos os processos necessários nele, não é mesmo?

Com software de Exportação você não passa mais por isso. O Software da FazComex, por exemplo, é integrado com o Portal Único e não sofre com essas quedas. Você poderá transmitir elas normalmente independente do Portal Siscomex

Automação de cálculos nos processos 

Quando o profissional de comex está realizando os processos de exportação, é necessário calcular os dados de peso líquido, VMCV e VMLE de cada item que está na sua Declaração de Exportação

Através do software de exportação FComex, os cálculos são realizados de forma automática e o profissional apenas realiza a verificação da informação para acompanhamento e validação. 

O atendimento especializado faz toda a diferença

Quando você tem aquele problemão na hora de fazer DU-E e precisa entrar em contato com o suporte através do MDIC, SERPRO ou até mesmo com a Receita Federal, sabe que será um processo complexo para conseguir resolver o seu problema. 

A FazComex, conta com um atendimento especializado em Comércio Exterior e é capaz de sanar as suas dúvidas tanto de sistema, processo e de Comércio Exterior. 

A Tecnologia ajudando no Processo

O Brasil tem quase, mais de 02 aparelhos digitais por pessoa, incluindo Notebook, computadores e tablets, ou seja, até o fim 2019, esperasse que chegue ao número de 420 milhões de aparelhos digitais ativos, tornando o Brasil o 5º país do ranking de uso diário de celulares no Mundo. 

Com esses números, podemos compreender que cada vez mais a tecnologia vem demonstrando para o que veio e como ela será importante em todos esses processos, principalmente nos mais operacionais que demandam muito tempo operacional e humano. 

Ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia não veio para tirar o lugar de ninguém e veio para facilitar as rotinas e atividades trazendo agilidade e como um meio de mais produtividade nas ações realizadas. 

Existe uma grande tendência de que cada vez mais os processos estejam automatizados e pensados no dia a dia do profissional realizando aquelas atividades operacionais e liberando o profissional para ter mais tempo livre para análises de dados e informações necessárias para as melhorias do processo.

O que é exportação?

Agora que já falamos sobre o software de exportação, vamos entender o que é exportação. Exportação é um termo que possui origem Latim Exportatio e representa a ação e efeito de exportar que representa a venda de mercadorias para outro país.

Ou seja, a exportação é referente ao tráfego de mercadoria e serviço que sai de um  país com destino a outro. Os formatos de como realizar as exportações são realizados pelas legislações do país emissor, que é o qual está exportando.

E aí, gostou deste artigo sobre o Software de Exportação, como funciona software de exportação e quando usar um software de exportação? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

E-book - Tudo sobre a DU-E 2024