A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) aumentou, em 2024, a vigilância sobre as bebidas importadas, incluindo vinhos e produtos derivados da uva.
Quer saber mais sobre este assunto envolvendo as importações de bebidas? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!
Veja os seguintes tópicos:
Vamos lá? 😉
Fiscalização de importação de bebidas
Desde 2021, foram identificadas 1.255 irregularidades em processos de importação. Essas falhas, imputadas unicamente às empresas importadoras, abrangem a perda de amostras, a abertura de processos duplicados, a ausência de controle interno nos trâmites necessários e problemas na rotulagem dos produtos.
Em resposta a essas irregularidades, o Mapa enviou 390 ofícios e 138 intimações às companhias responsáveis para que regularizassem suas pendências. Isso resultou na autuação de 126 empresas importadoras, referentes a 518 processos considerados irregulares.
Segundo especialistas, que monitoram os dados do sistema de certificação de bebidas, essa iniciativa tem como objetivo assegurar condições justas de concorrência entre importadores e produtores nacionais, além de garantir que os consumidores tenham acesso a produtos de alta qualidade que atendem às normas brasileiras, as iniciativas propostas visam assegurar que todos os importadores de bebidas sigam as mesmas regras exigidas dos produtores locais, o que favorece uma concorrência leal.
Essas medidas buscam evitar que produtos importados obtenham vantagens competitivas através de práticas comerciais inadequadas, como a falta de inspeção ou o desrespeito às normas de qualidade e segurança.
De acordo com o ministério, as empresas que importam terão a oportunidade de regularizar suas situações pendentes, enquanto aquelas que não atenderem às exigências poderão sofrer sanções adicionais, garantindo assim a conformidade do setor com a legislação atual.
A atuação do Ministério da Agricultura na Importação
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é o órgão responsável pela fiscalização e controle do trânsito internacional de produtos e insumos agropecuários nos aeroportos, portos, postos de fronteira e aduanas especiais, com vistas a coibir o ingresso de pragas e enfermidades que possam representar ameaça à sanidade dos vegetais e rebanhos nacionais; a garantir o ingresso de produtos de origem animal e vegetal e insumos agropecuários em conformidade com os padrões estabelecidos; e a emitir a certificação fitozoossanitária e sanitária dos produtos que são exportados.
Relacionamos abaixo alguns dos produtos cujas importações são controladas pelo MAPA:
O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras. O Portal Siscomex é um dos instrumentos do NPI, no qual temos uma reestruturação de documentos eletrônicos tais como: a DUIMP, o Catálogo de Produtos, LPCO e outros.
👉 Mas não ficando só nisso, e passando também por mapeamento, reestruturação de normas, processos e legislações.
Confira abaixo como é o fluxo do Novo Processo de Importação, divulgado pelo governo:
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
O que é Logística Internacional?
Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
Comércio Exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.
Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência.
Logística internacional é o ramo da logística que tem como objetivo tratar do comércio internacional, ligando fabricantes aos seus parceiros da rede industrial, como fornecedores, transportadores e operadores em diversos pontos do mundo.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é o órgão responsável pela fiscalização e controle do trânsito internacional de produtos e insumos agropecuários nos aeroportos, portos, postos de fronteira e aduanas especiais..
O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras.