Para começar a exportar, será expondo em uma feira, participando em uma rodada de negócios, fazendo uma viagem ao exterior, contratando um gerente de exportação, respondendo à uma demanda?
No início desse artigo, fiz uma pesquisa na internet para verificar o que normalmente as instituições e empresas de assessoria aconselham na hora de começar a exportar, isso só para verificar se encontrava algumas Dicas de exportação que coincidiam com quanto estamos escrevendo nas seis edições de nosso livro “ O exportador” nos últimos 28 anos e nos muitos seminários realizados.
Vamos lá saber as dicas fundamentais para começar a exportar? 😉
Aqui vai uma pequena amostra do que encontrei:
1ª Alternativa - O primeiro passo é providenciar o Radar. O Radar (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) é a habilitação que o exportador necessita fazer junto à SRF, de forma a iniciar os processos de exportação.
O segundo passo é selecionar um mercado para a exportação dos produtos e identificar compradores (importadores) no exterior. Ao identificar o importador, deve-se fornecer informações sobre preço, pedido mínimo, detalhes do produto, forma de pagamento, prazo de entrega, etc.
2ª Alternativa - O primeiro deles é que você precisa entender melhor um pouco sobre o que pretende fazer, além de conhecer a legislação do país para o qual deseja exportar, o mercado estrangeiro e outros detalhes sobre produtos, por exemplo.
Para ter essas informações, acesse o ALICE-Web. Assim, você conseguirá, inclusive, saber como anda o mercado para o seu produto específico, se há outras empresas atuando nesse ramo e outros detalhes relevantes.
O segundo ponto é que, para estar devidamente habilitada, a sua empresa vai precisar do Registro de Exportador — o qual você consegue junto à Delegacia da Receita Federal ou pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Passando por essas etapas você já terá percorrido boa parte do caminho….etc.
3a Alternativa - Qual o primeiro passo para se tornar uma empresa exportadora?
Ter o Registro da Habilitação no Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (Radar). Após este registro todas as empresas estarão habilitadas para operar no comércio exterior brasileiro
E assim por diante!
Para que a exportação possa ter sucesso, você precisa trabalhar nessas três áreas:
Isto é
Dito isso, fica evidente que me preocupar do Radar como 1° passo, não seja o ideal, pois se eu não tenho uma empresa competitiva, se não conheço como transferir o produto e se não sei como gerenciar o mercado, teria só preenchido uma papelada ou melhor passado algum tempo na frente do PC preenchendo dados.
Isto é, claro que se estamos administrando a exportação e tenho a sorte e talento que os importadores vem me buscar, óbvio que preciso me preocupar do Radar para atender as demandas do exterior.
Mas isso é quase uma loteria, porque na maioria das vezes somos nós que devemos brigar para conquistar mercados.
Enfim a exportação tem que ser entendida como a soma de quatro importantes parâmetros:
Se não tiver um produto com “vocação internacional” (desenho, normas, certificações, processo tecnológico, etc.) será complicado exportar. Uma vez que temos assegurado que nosso produto é exportável, temos que verificar se há profissionalismo em todas as áreas da empresa.
Mais uma vez, a exportação não é uma atividade de curto prazo e isso para nós latinos complica pois queremos resultados para amanhã. Temos que ter paciência complementada por insistência, perseverança, afinal, Steve Job dizia que 50% dos fracassos nas empresas são devidos à falta de perseverança.
Bom, tudo isso para dizer que precisa uma boa preparação para enfrentar o desafio da exportação.
Nós sabemos que essas dicas de Exportação podem parecer utópicas, para muita gente que inicia e ás vezes continua a exportar de forma reativa, quer dizer, nos limitamos a produzir de qualquer forma consultas, consequentemente saem ofertas e de vez em quando pescamos um pedido, mas isso não é exportar, é fornecer; não é vender, é ser comprados.
Nossa intenção foi de transmitir dicas de Exportação como um método de gerenciamento da exportação.
O Novo Processo de Exportação ou simplesmente NPE é baseado no documento eletrônico Declaração Única de Exportação, conhecida, pelos profissionais de Comex como DU-E. A DU-E é registrada no Portal Siscomex e integrada com a Nota fiscal de exportação.
A DU-E é formada por uma parte comum, que conta com informações que servem a todos os seus itens e informações específicas de cada item e NCM.
E ai, gostou deste artigo sobre como exportar, as dicas para começar a exportar e a importância de começar a exportar? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉