Como reduzir o estresse no trabalho

Em rotinas tão agitadas e a pressão do dia a dia, atrelada ao fato da proximidade das férias e a entregas de projetos, é normal que tenhamos certos momentos de acúmulo de tensão, gerando o conhecido estresse. Neste artigo vamos te ajudar a saber como reduzir o estresse no trabalho. 

Especialista tratam o estresse não como uma doença mas como uma resposta do seu corpo.

É verdade que situações que são causadas durante um longo tempo e geram desconforto e cansaços, facilitam com que a tenhamos uma maior carga de estresse gerando ainda mais carga para o dia a dia. Ainda que o estresse não seja uma doença, é importante salientar que ela pode tornar-se uma.

Alguns sintomas do estresse:

  • Irritabilidade excessiva
  • Ansiedade
  • Impaciência
  • Diminuição da produtividade
  • Dificuldade de concentração
  • Depressão

Além desses que citamos, existem muitos outros que podem atingir uma pessoa. Nós citamos apenas os mais comuns e facilmente identificáveis. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, além das situações de trabalho e estilo de vida!

Como reduzir o estresse no trabalho?

Confira estas 9 dicas:

  1. Você precisa de algum estresse para dar o seu melhor
  2. Descobrir um hobby
  3. Pensar em coisas boas
  4. Respire fundo
  5. Repensar os elementos que geram estresse
  6. Pratique a tolerância
  7. Reflita sobre seu progresso diário
  8. Ligue o sistema nervoso parassimpático
  9. Faça Pausas

Você precisa de algum estresse para dar o seu melhor

Quando nos sentimos muito pressionados, costumamos dizer que isso acaba com a nossa criatividade, porém, não ter prazo em nenhuma das entregadas desejadas influência ainda mais negativamente no seu dia a dia. O ideal, é você identificar datas de entregas aceitáveis de acordo com a demanda.

Além disso, mesmo que estejamos cheios de atividades e projetos para desenvolver e assim, ficando mais estressados, odiamos nos sentir entediados e não ter nada para fazer ou pensar. Precisamos estar em constante movimento!

Quando uma atleta tem o seu dia de descanso, ele procura se ‘desligar’ e renovar a sua energia o máximo possível, pois sabe que aquele é o seu momento de descanso. Seja como um atleta e sempre que conseguir, reserve para descansar e renovar a sua energia.

Descobrir um hobby

Identificar pontos onde podemos descontar o nosso estresse gerado ao longo do dia faz com que o peso dele seja menor. Um exemplo, é tocar algum instrumento musical ou ler algum livro. Quando você identificar que está muito estressado, faça algo que você goste.

Pensar em coisas boas

Pensar somente no que está dando errado ou nas atitudes erradas do próximo, não vai fazer o seu dia ser mais leve. No final do seu dia de trabalho, faça uma lista de todas as coisas boas que aconteceram ao longo do seu período e foque nesses itens todos os dias. Coloque em sua rotina, a criação desta lista, isso ajuda a aliviar a ansiedade no seu ambiente de trabalho.

Respire fundo

Conte com a sua respiração! Respirar fundo oxigena o seu cérebro e assim, dá a sensação de calma e tranquilidade. Trabalhar com a sua respiração é o método mais poderoso para diminuir o seu estresse e acalmar a ansiedade na hora de entregar os projetos.

Repensar os elementos que geram estresse

Você conhece todos os elementos que geram estresse no seu dia? Antes de tudo, identifique eles e ainda mais, identifique o porquê que estes itens lhe deixam estressados, as vezes é apenas a sua forma de perceber as coisas que estão equivocadas e assim gerando um alto estresse para você mesmo.

Identifique o que você pode fazer diferente hoje sobre esses elementos que lhe geram estresse. Mas não vale só pensar neles, você precisa agir diferente à frente das situações.

Pratique a tolerância

Às vezes no calor do momento e influenciado por um alto nível de estresse, acabamos por agir sem tolerância nenhuma com o nosso próximo e quando nos damos conta dessa ação, percebemos que ela já foi feita e não há como voltar para trás.

Em qualquer empresa que você vá atuar, perceberá que ser tolerante é uma virtude muito necessária, pois quando estamos estressados, pressionados e precisamos sair da nossa zona de conforto, ficamos mais suscetível à erros.

Reflita sobre seu progresso diário

Ainda que nenhum gestor reconheça o seu desenvolvimento, faça isso por você mesmo!

Anote em uma agenda, por exemplo, as atividades que você desenvolveu ao longo do seu dia de trabalho e questione o que você aprendeu com aquilo. Qual o lado positivo e negativo daquela situação, afinal, sempre existe um lado positivo e negativo. Após você conversar consigo mesmo e entender o que aconteceu, compreenda o que foi feito de bom e pode ser mantido e o que foi realizado de não tão bom e poderá ser feito de uma forma diferenciada.

Ligue o sistema nervoso parassimpático

O Sistema Parassimpático, a parte do sistema nervoso onde os neurônios se localizam no tronco cerebral e é o responsável por estimular ações de calma.

Essas ações são:

  • A desaceleração dos batimentos cardíacos;
  • A diminuição da pressão arterial;
  • A diminuição da adrenalina; e
  • Açúcar no sangue.

Ativando o seu sistema parassimpático, você estará comunicando ao seu corpo que é hora de descansar. Uma ideia é praticando yoga, por exemplo, ou ainda tai chi chuan e meditação.

Faça Pausas

Trabalhar por horas sem parar, poucas pessoas conseguem e fazer pequenas pausas ao longo do dia, como por exemplo,  levante-se para ir ao banheiro ou encher a garrafa d’água, ajudará a criar um momento descontraído no seu dia, fazendo com que seja mais fácil retomar as atividades sem aumentar seu nível de estresse no trabalho.

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leandro.sprenger

Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 12 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.

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