O seu produto tem boa aceitação no mercado interno? Se sim, será que isso significa que você tem mais possibilidades de ter êxito no mercado externo? A resposta é: nem sempre!
Antes de pensar nos mercados, faça uma reflexão sobre como adaptar o produto para a exportação. Verifique se o seu produto é naturalmente competitivo, ou seja, se tem qualidade, design, inovação e preço e se é diferenciado.
É oportuno fazer uma pesquisa em sites como o do INPI ou da Organização Mundial da Propriedade Intelectual para tentar conhecer ‘o estado da arte’ do produto. Nada é mais concreto que verificar se o Brasil exporta produtos similares ao seu, quanto exporta e para onde exporta.
O ideal seria visitar a feira internacional mais importante do seu setor para tirar dúvidas a respeito de como o produto se posiciona no mercado internacional. É claro que, muitas vezes, é necessário primeiro analisar o mercado e depois o produto, pois, dependendo da resposta, pode-se mudar o segundo.
Possíveis exigências do mercado interno | Possíveis mudanças a efetuar |
Menor grau de competência técnica | Simplificação do produto |
Nível do poder aquisitivo | Mudança na qualidade e no preço |
Nível da taxa de juros | Mudança na qualidade e no preço (investimentos na qualidade podem não ser convenientes financeiramente) |
Normas sobre manutenção periódica | Mudanças nas margens de tolerância técnica (para bens de capital) |
Diferenças de normas, usos e dimensões | Mudanças estruturais no produto |
Para que possamos definir com mais propriedade as eventuais mudanças no seu produto na hora de exportar, procure refletir sobre os itens do checklist a seguir:
Na Fig. 2: O empresário queria exportar as bolsas da foto (produto sem valor agregado, sem desenho, etc.). Adaptou então a linha de produtos destinados à exportação.
Na Fig.3: Um produtor de aquecedores de ambientes, mudou então radicalmente o produto, seja para reduzir o peso, seja para colocar um bom conteúdo de desenho.
Na fig.4: Um pequeno artesão frequentou todavia um curso de desenho e criou produtos para a exportação.
Na fig.5: Um produtor de joias, também graças ao fato de ter visitado feiras internacionais e feito um curso de desenho, acabou por mudar e muito seu estilo de produto.
Enfim, quando você vai decidir em como adaptar o produto para a exportação, procure responder à essas perguntas:
Nos sites das instituições de promoção, você poderá encontrar muitas pesquisas de produtos. Entre outros, consulte esses sites www.mdic.gov.br, www.intracen.org/; www.cbi.nl; www.trademap.org; http://www.aprendendoaexportar.gov.br/index.php/adequando-os-produtos
Exportação é um termo que possui origem Latim Exportatio e representa a ação e efeito de exportar que representa a venda de mercadorias para outro país.
Ou seja, a exportação é referente ao tráfego de mercadoria e serviço que sai de um país com destino a outro. Os formatos de como realizar as exportações são realizados pelas legislações do país emissor, que é o qual está exportando.
E aí, gostou deste artigo sobre como adaptar seu produto para exportação, a importância de adaptar seu produto para exportação, quais produtos exportar e por quê exportar? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉