por Sinara Bueno
Saiba como adaptar o produto para a Exportação
O seu produto tem boa aceitação no mercado interno? Se sim, será que isso significa que você tem mais possibilidades de ter êxito no mercado externo? A resposta é: nem sempre!
Antes de pensar nos mercados, faça uma reflexão sobre como adaptar o produto para a exportação. Verifique se o seu produto é naturalmente competitivo, ou seja, se tem qualidade, design, inovação e preço e se é diferenciado.
É oportuno fazer uma pesquisa em sites como o do INPI ou da Organização Mundial da Propriedade Intelectual para tentar conhecer ‘o estado da arte’ do produto. Nada é mais concreto que verificar se o Brasil exporta produtos similares ao seu, quanto exporta e para onde exporta.
O ideal seria visitar a feira internacional mais importante do seu setor para tirar dúvidas a respeito de como o produto se posiciona no mercado internacional.
É claro que, muitas vezes, é necessário primeiro analisar o mercado e depois o produto, pois, dependendo da resposta, pode-se mudar o segundo.
Mencionamos a seguir os principais critérios para adaptar o seu produto na hora de exportar:
Possíveis exigências do mercado interno | Possíveis mudanças a efetuar |
Menor grau de competência técnica | Simplificação do produto |
Nível do poder aquisitivo | Mudança na qualidade e no preço |
Nível da taxa de juros | Mudança na qualidade e no preço (investimentos na qualidade podem não ser convenientes financeiramente) |
Normas sobre manutenção periódica | Mudanças nas margens de tolerância técnica (para bens de capital) |
Diferenças de normas, usos e dimensões | Mudanças estruturais no produto |
Para que possamos definir com mais propriedade as eventuais mudanças no seu produto na hora de exportar, procure refletir sobre os itens do checklist a seguir:
Como adaptar o produto para a Exportação
- Os benefícios que o produto apresenta no então mercado interno terão a mesma atratividade no mercado externo?
- Quais são as especificações e as normas técnicas que o produto deverá ter?
- Eventuais modificações no produto exigirão então uma qualificação diferente da equipe interna da empresa?
- Será necessário mudar ou qualificar os fornecedores para o produto na hora da exportação?
- Possui um diferente grau de segurança exigido no uso do produto?
- Existem restrições ao tipo de matéria prima ou insumos que você utiliza (tipo proteção do ambiente) que exigiriam mudar algo no produto?
- Possíveis mudanças climáticas que possam influir no uso ou consumo do produto? Por exemplo: alimentos exportados para países tropicais ou países nórdicos.
- Será necessário mudar o produto em razão de aspectos culturais?
Mais alguns itens para levar em consideração:
- Será possível exportar o produto completamente fabricado e embalado em nosso país ou será necessária uma montagem local, para reduzir os custos de importação?
- A logística a ser utilizada para a exportação vai requerer mudanças ou desmontagem do produto? (Supondo que você exporte móveis ou equipamentos)
- Serão necessário ajustes ergonômicos? (Por exemplo, se você exportar móveis para países onde a estatura física das pessoas é muito diferente)
- Normas diferentes para a homologação do produto, vão requerer alterações do mesmo.
- Se o seu produto requer peças de reposição (caso você vá exportar uma máquina, por exemplo) e no país de destino não tem os mesmos fornecedores que você tem no mercado interno, será que terá que mudar alguns componentes?
- O produto poderá se beneficiar de eventuais acordos bilaterais, reduzindo, assim, os custos de importação?
- Os produtos concorrentes têm o mesmo tratamento em relação a taxas e impostos?
- Os volumes e as frequências previstas de exportação estão dentro da capacidade industrial da empresa?
- Como se apresentam os principais produtos dos concorrentes?
- A marca do produto poderá ser a mesma?
- Quanto o transporte influirá na competitividade final do produto?
- Há novas normas de segurança a serem observadas?
- Há uma rede especializada para a manutenção do produto no mercado selecionado?
- Que tipo de serviços pré e pós-venda o cliente normalmente procura?
- O produto precisa de uma embalagem, etiquetas ou rotulagem diferente?
- Dependendo da concorrência existente no mercado de destino, será preciso adaptar o seu produto aos produtos da concorrência?
Alguns exemplos de como adaptar o produto para a exportação
Na Fig. 2: O empresário queria exportar as bolsas da foto (produto sem valor agregado, sem desenho, etc.). Adaptou então a linha de produtos destinados à exportação.
Na Fig.3: Um produtor de aquecedores de ambientes, mudou então radicalmente o produto, seja para reduzir o peso, seja para colocar um bom conteúdo de desenho.
Na fig.4: Um pequeno artesão frequentou todavia um curso de desenho e criou produtos para a exportação.
Na fig.5: Um produtor de joias, também graças ao fato de ter visitado feiras internacionais e feito um curso de desenho, acabou por mudar e muito seu estilo de produto.
Enfim, quando você vai decidir em como adaptar o produto para a exportação, procure responder à essas perguntas:
- O que faz o seu produto ser diferente dos demais?
- Qual a vantagem para o seu cliente?
- Porquê alguém vai comprar seu produto?
Nos sites das instituições de promoção, você poderá encontrar muitas pesquisas de produtos. Entre outros, consulte esses sites www.mdic.gov.br, www.intracen.org/; www.cbi.nl; www.trademap.org; http://www.aprendendoaexportar.gov.br/index.php/adequando-os-produtos
O que é exportação?
Exportação é um termo que possui origem Latim Exportatio e representa a ação e efeito de exportar que representa a venda de mercadorias para outro país.
Ou seja, a exportação é referente ao tráfego de mercadoria e serviço que sai de um país com destino a outro. Os formatos de como realizar as exportações são realizados pelas legislações do país emissor, que é o qual está exportando.
E aí, gostou deste artigo sobre como adaptar seu produto para exportação, a importância de adaptar seu produto para exportação, quais produtos exportar e por quê exportar? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉