Feriado Chinês: os impactos no comércio exterior

China e Brasil são países com uma importante relação de comércio exterior. Mas suas diferenças culturais e distância geográfica exigem atenção para que determinado feriado chinês, como por exemplo o Ano Novo Chinês, não afetem os resultados dos negócios.

Muitos importadores e exportadores estão acostumados apenas com as peculiaridades do calendário ocidental, se esquecendo de que em países orientais existem feriados muito diferentes dos nossos habituais.

Hoje, iremos falar um pouco mais sobre o feriado chinês e seus impactos na relação do comércio exterior com o Brasil. Então pegue seu café e venha comigo! 😉

Feriado Chinês: entenda

Feriado chinês e suas peculiaridades

O grande problema de não estar atento ao calendário chinês, principalmente em datas importantes como o Ano Novo, são os possíveis transtornos que podem acontecer em relação aos prazos de entrega das importações, que podem acarretar em muitos prejuízos.

Só para exemplificar, entre todos os feriados chineses, o Ano Novo é considerado o mais importante de todos.

Para se ter uma ideia da importância que o Ano Novo Chinês tem para a população local, todos costumam reservar uma semana de folga de seus trabalhos, fazendo com que todas as linhas de produção no país parem.

👉 O Ano Novo Chinês de 2022 será no dia 1 de fevereiro, então se você planeja negociar alguma mercadoria com o país asiático, já comece a se preparar e também fique atento ao calendário. Evite transtornos maiores!

Em 2021, o Ano Novo Chinês aconteceu no dia 11 e fevereiro.

Escrevemos um artigo sobre as Importações no Brasil, nele você vai conhecer alguns dos principais produtos importados de outros países.

Produtos que importamos da China

Segundo dados levantados pelo ComexStat, os principais produtos que importamos da China em 2020 foram:

  1. Equipamentos de telecomunicações, incluindo peças e acessórios
  2. Válvulas e tubos termiônicas de cátodo frio
  3. Plataformas, embarcações e outras estruturas flutuantes
  4. Compostos organo-inorgânicos, compostos heterocíclicos
  5. Demais produtos – Indústria de Transformação

Confira a relação completa dos principais produtos comprados da China em 2020 na imagem abaixo:

Feriado Chinês: produtos importados

No período que antecede o Ano Novo Chinês, os fabricantes do país aceitam apenas pedidos que terão capacidade de ser entregues antes que o feriado comece a ser festejado.

Ao contrário do que ocorre no Brasil, em que algumas fábricas operam com produção reduzida ou sob solicitações especiais em tempos de feriados maiores, a produção chinesa só é iniciada e os pedidos restabelecidos após esse período de hiato.

Mesmo que o período de folga dure somente uma semana, muitos fabricantes costumam estender a pausa por mais 7 dias. Fazendo com que esse período para a entrega dos pedidos aumente.

Outro ponto importante é que esse tempo de recesso varia. Ou seja, algumas fábricas concedem a folga antes ou depois do feriado.

China Mapa

A China é o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, com mais de 1,39 bilhão de habitantes, quase um quinto da população da Terra. Com aproximadamente 9,6 milhões km², a República Popular da China é o terceiro maior país do mundo em área total.

O país tem fronteiras com catorze nações, mais do que qualquer outro país do mundo. Os países são: Vietnã, Laos, Myanmar, Índia, Butão, Nepal, Paquistão, Afeganistão, Tajiquistão, Quirguistão, Cazaquistão, Rússia, Mongólia e Coreia do Norte.

Localização geográfica: da China

Todos os anos, devido ao Ano Novo Chinês, milhares de pessoas viajam pela China para participarem das cerimônias, sejam como turistas, ou com a família e amigos.

Entretanto, no ano passado, quando a data chegou, o país enfrentava os problemas da pandemia da Covid-19.

Agora o cenário mudou e o Coronavírus já está em fase de ser combatido mundialmente por meio da vacinação. Ainda não há definições sobre como serão as festividades do Ano Novo Chinês 2022.

Entretanto, recomenda-se sempre levar em conta a data deste feriado, além do período que pode levar a mercadoria via transporte marítimo. Não perca tempo e dinheiro nesse período, planeje-se.

Escrevemos um artigo sobre os Principais Portos da Ásia, nele constam algumas especificações das zonas portuárias chinesas, confira!

Veja também nossos textos sobre as importações brasileiras de outras nações.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Resumo

Quando acontece Ano Novo Chinês em 2022?

O Ano Novo Chinês de 2022 irá ocorrer no dia 1 de fevereiro.

Qual a área do território da China?

O território da China tem uma área de aproximadamente 9,6 milhões km².

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

📘 Conheça as 7 novidades do Novo Processo de Importação

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.