O que é CRM?

Com a intenção de sempre trazermos conteúdos novos e que deixem você atualizado e por dentro de tudo que acontece, hoje queremos trazer um conteúdo um pouco diferente. Queremos te apresentar o CRM, mas afinal: O que é CRM? é isso você irá saber até o final do texto! 

Veja o que você verá hoje:

  • O que é?;
  • Por que é importante?;
  • Os Benefícios de implementar um na sua empresa;
  • A diferença entre Sistema de CRM e CRM Médico
  • Compreenda que é um software; e
  • Ele é um Processo. 

Vamos lá!

O que é CRM? 

CRM é uma sigla inglês de Customer Relationship Management, ou seja, Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português. 

Ele é um software que coloca o cliente como principal foco dos processos de negócio, com o objetivo de compreender ou até mesmo antecipar suas necessidades, como a intenção fim de atender da melhor forma possível o mesmo. Pareceu confuso, né? Calma, que te vamos te explicar melhor!

De forma prática, é termo guarda chuva que trabalha com um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente. 

Desde empresas grandes até  startups podem utilizar o CRM para gerenciar e analisar as interações com seus clientes. Com Software é possível antecipar as necessidades e desejos do consumidor e otimizar a rentabilidade do negócio. 

No Software, é possível armazenar informações de clientes atuais e potenciais. Você pode considerar informações como:

  • Nome;
  • Endereço; 
  • Número de telefone; e 
  • Outros. 

E todos as interações, como visitas, ligações, troca de e-mails,  entre cliente e empresa, ficará neste software, mas não só essa banco de integrações, ele realiza uma análise interessante sobre cada conta que é cliente para identificar questões se aquele cliente pode vir, um dia, romper o seu contrato. 

O CRM também busca facilitar os processos que, normalmente, são realizadas em enormes planilhas e de forma bem manual, e com a chegada deles ao mercado, torna esse processo mais rápido, eficiente e eficaz. 

Para facilitar a compreensão do que é, colocamos abaixo essa imagem que de forma clara, apresenta as funcionalidades da ferramenta. 

O que faz um CRM?

Fonte: SalesForce

Mas, afinal: Por que o CRM é importante?

Se você busca compreender melhor o seu cliente e quais os planos dele com a sua empresa. 

Através da solução você possuirá uma visão de como funciona as interações entre clientes e empresa, assim, a empresa conta com uma visão clara sobre os pontos de contatos e compreenderá onde ele pode ser melhor, ou se em algum momento ocorreu algo que gerasse tensão que podendo gerar o rompimento do contrato. 

Sistema de Emissão de DU-E

Os Benefícios de implementar um CRM

Por meio do CRM de vendas, a empresa consegue gerar mais fidelização dos seus clientes e também uma maior satisfação dele, afinal, poderá, simplificar o contato com ele e assim, vai trazer mais valor para uma marca.

Não tenho dúvidas que os seus clientes são partes importantíssimas da sua empresa e sem eles, nada teria razão, eis um dos principais motivos para contar um Software na sua empresa. 

A aceitação do Mercado com o uso desses Softwares é muito grande, sendo assim é sempre bem importante a utilização dessas ferramentas, afinal, o nosso cliente deve ser sempre o centro de atenção. 

Com a evolução do mercado, as empresas se deram conta de que o cliente deve ser o centro das atenções. Todos, ou quase todos os esforços de uma empresa podem estar focados em uma venda qualificada e sem esquecer da satisfação do mesmo após a realização da compra. 

Afinal, todos os setores devem estar em conformidade para o objetivo de satisfação e relacionamento com o cliente, ainda que não seja uma tarefa fácil e muito menos rápida. A gestão de relacionamento com a sua base de cliente é um trabalho importante e deve ser feito com cautela e bastante pensamento estratégico. 

Agora que você compreendeu mais sobre o CRM, separamos um breve lista dos principais benefícios de utilizar ele. São eles:

  1. Ele ajuda a melhorar o relacionamento com os clientes ativos
  2. Ele potencializa o aumento do ticket médio;
  3. Melhora a comunicação da equipe comercial;
  4. Oferece mais poder gerencial ao líder de vendas; e
  5. A equipe pode passar mais Tempo vendendo.

A diferença entre Sistema de CRM e CRM Médico

O CRM médico é sigla que corresponde ao Conselho Regional de Medicina que é um órgão que emite os registros e atua fiscalizando a atuação dos profissionais em cada um dos estados brasileiros. O CRM que cada médico recebe é um código que identificação parecido com esta: 

CRM Médico

Fonte: Banco de Imagem

Já o CRM que estão abordando um software de gestão de relacionamento com os clientes da empresa, este pode uma das ferramentas de empresas como:

Compreenda que ele é um software

Quando falamos em Software, por definição, falamos  de um conjunto de componentes lógicos de um sistema de processamentos de dados ou de um computador, criados para resolver algum problema ou necessidade mercadológica, por vezes, não sendo regra. 

Como falamos acima, nada mais é, que um software que permite, às empresas, realizarem o acompanhamento e gerenciamento de qualquer interação que clientes ou até mesmo, os futuros clientes, realizam com a sua empresa, fazendo com que você tenha mais informações e gestão sobre como informações valiosas e que serão fundamentais na hora de analisar. 

Sistema de Emissão de DU-E

Importante destacar que os recursos do CRM são diversos e variam de acordo com o provedor contratado. Mas, de modo geral, todo software que permite relacionar-se com cliente é chamado de CRM.

Alguns softwares, possuem funções extras de acompanhamento, como: 

  • Controlar funil de vendas;
  • cadastrar clientes e empresas; 
  • enviar emails;
  • fazer ligações telefônicas;
  • programar ações automáticas; e 
  • outras ações variadas.

Ele é um Processo

Entender o que o CRM é um processo e é indispensável para poder escalar vendas dentro das empresas. afinal  é necessário compreender as fases da vendas, perfis desejados de clientes e todos os aspectos fundamentais para a realização de uma venda bem sucedida. 

com essa software, o vendedor se preocupa com aquilo que ele realmente precisa fazer, ou seja, vender. Ao invés de perder tempo preenchendo formulários, ou planilhas, afinal, essas informações e campos já estão automatizados no programa. 

Definindo um processo de vendas que faça sentido e seja organizado, o CRM serve como uma ferramenta aliada para crescimento da empresa e também, para,como forma de reduzir os custos de operação com a equipe comercial, afinal a atuação da equipe estará muito mais focada no seu objetivo final.

E aí, conseguiu compreender? 

Se gostou do nosso conteúdo, se inscreva e fique por dentro do que está acontecendo no Comércio Exterior.