por Sinara Bueno

24 Mar, 2025

Analistas de Comex ligados ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) realizarão paralisações

Funcionários da carreira de Analistas de Comércio Exterior (ACE), vinculados ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), decidiram em uma assembleia realizada nesta terça-feira, 19 de março, realizar paralisações parciais das atividades nos turnos da manhã ou da tarde nos dias 25 de março e 8, 12, 17 e 18 de abril, além de indicar uma operação-padrão para o dia 1º de abril.

E-book - passo a passo DU-E

Quer saber mais sobre este assunto? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!

Vamos lá? 😉

Paralisação MDIC

Operação-padrão e paralisações MDIC: saiba mais

A categoria está solicitando ao Ministério da Gestão, sob o comando de Esther Dweck, uma reestruturação e modernização da carreira com um "alinhamento remuneratório semelhante ao das carreiras fazendárias de Estado", incluindo a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), por meio de um projeto de lei.

Conforme informado em comunicado obtido pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, "o sindicato dos ACE enviou três ofícios ao MGI (Ministério da Gestão e Inovação) solicitando a abertura de uma mesa específica para a carreira, porém, além de não atender à solicitação, não houve resposta". 

O comunicado continua: "A falta de diálogo por parte do governo, principalmente pelo MGI ao não abrir sequer uma mesa de negociação, demonstra falta de consideração com a carreira, que é considerada fundamental para a política de neoindustrialização brasileira".

A categoria está solicitando, por exemplo, mudanças na nomenclatura do cargo, definição das atribuições em lei e um modelo de remuneração com salário base e uma parcela adicional variável com base na produtividade institucional do MDIC.

O movimento teve início em julho de 2023, mas foi temporariamente interrompido com o apoio do Ministério para encaminhar as demandas à Gestão.

Segundo o sindicato, a operação-padrão pode afetar serviços como análises de atos concessórios de drawback, licenças de importação não automáticas, divulgação da balança comercial e determinações preliminares e finais previstas para maio de 2024 no departamento de defesa comercial, além da divulgação de consultas públicas de ex-tarifário.

Comércio Exterior o que é?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

O que é Logística Internacional?

Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática