por Sinara Bueno

18 Mar, 2025

Como atualizar o Certificado Digital após o prazo de validade

No artigo de hoje, nós vamos conhecer um software online que auxilia o profissional de comex a atualizar o Certificado Digital após o prazo de validade. Quer saber mais a respeito deste assunto? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!

E-book - passo a passo DU-E

Veja os seguintes tópicos sobre como atualizar o Certificado Digital após o prazo de validade:

    • Atualizar o Certificado Digital após o prazo de validade
    • O que é Certificado Digital?
    • Por quê usar um certificado digital?
    • Comércio Exterior o que é?
    • O que é Logística Internacional?

    Vamos lá agora saber como atualizar o Certificado Digital após o prazo de validade? 😉



    Atualizar o Certificado Digital após o prazo de validade

    Com o FComex, software desenvolvido pela fazcomex, é possível atualizar o Certificado Digital após o prazo de validade de maneira simples, rápida e segura.

    Vamos entender como funciona esta etapa relacionada ao certificado digital. Lembrando que, o arquivo TIPO A1 do certificado digital (geralmente arquivo extensão tipo .pfx ou .pem), possui validade de um ano.

    Ao entrar no Gerenciamento de Pessoas do FComex, o cliente do sistema pode clicar sobre o nome do usuário Despachante, que deseja atualizar o certificado.

    Ao acessar a edição do cadastro do usuário, o usuário do FComex encontrará a área denominada “Certificado Digital e-CPF Modelo A1”. Basta clicar no botão “Trocar Certificado”, conforme imagem abaixo: 

    Após selecionar “Trocar certificado”, serão disponibilizados novos campos para a inclusão do novo certificado, e-CPF, basta clicar em “Escolher arquivo”, para abrir uma tela de busca, para então buscar o arquivo do Certificado Digital TIPO A1 (geralmente arquivo extensão tipo .pfx ou .pem) no computador do usuário do FComex.

    Após clicar em Salvar, basta conferir se a “Validade do Certificado” ficou correta. (Ela é mostrada ao lado do Nome do Despachante Aduaneiro). Se a data de validade do Certificado Digital estiver correta significa que a configuração foi concluída com sucesso.

    Simples e fácil, não é mesmo?

    O que é Certificado Digital?

    O certificado digital é um documento eletrônico usado com objetivo de verificar se assinaturas de contratos, nota fiscais ou qualquer documentação feita por meio da internet tenha suas informações corretas, garantindo que não exista fraude entre as duas partes e sempre com consentimento de um terceiro, que no caso é o órgão fiscalizador que garante a legitimidade da assinatura. 

    O certificado digital tem como principal ideia ser uma forma de segurança para emissão de documentos fiscais. Quando se é feita uma nota, é gerado um código único que não pode ser alterado, caso seja modificado, já o torna inválido.

    Na prática, ele funcionaria como um documento virtual, permitindo assim proteção nos processos de operações online.

    Esse modelo foi disponibilizado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, comandado pela Autoridade Certificadora Raiz (AC-RAIZ) criado em 2001, justamente para viabilizar toda e qualquer transação feita por meios digitais, pois além da segurança ele facilita ao acesso da pessoa que está assinando a nota em questão, diminuindo casos de fraudes. 

    Outro ponto chave da adesão do certificado é a agilidade que traz no reconhecimento de documentos para assinatura.

    Por quê usar um certificado digital?

    Esse certificado traz grandes facilidades para o empresário que quer agilizar seus processos de exportação e manter a sua segurança.

    Além disso, no caso de assinaturas de  documentos e contratos digitais, a vantagem é que proporciona a mesma validade que um documento em papel, podendo agilizar o processo e não precisando imprimir ou gastar insumos, podendo ser facilmente ser enviada por e-mail e assinada de qualquer lugar. 

    O certificado digital também garante  acessos a sistemas e informações de órgãos governamentais, sem ter que se deslocar ao órgão presencialmente. 

    Além de garantir o acesso seguro, o certificado também autoriza a rápida alteração de informações em registros evitando processos burocráticos, ou seja, você ganha mais agilidade nos seus processos de Exportação.

    Profissionais como despachantes, importadores e exportadores, que podem trabalhar com mais segurança e agilidade nos processos.

    Com o documento virtual os profissionais têm a possibilidade de trabalhar com sistemas integrados e seguros, diminuindo a burocracia e trazendo integração; Como por exemplo, o Sistema de Emissão de DU-E, FComex, que é através de webservice junto com o Portal Único.
     
    Benefícios do Certificado Digital: 

    • Validade Jurídica;

    • Autenticidade;

    • Confidencialidade;

    • Integridade; e

    • Exclui a necessidade de ir presencialmente a sede governamentais e de empresas.

    Comércio Exterior o que é?

    Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

    O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

    Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

    O que é Logística Internacional?

    Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

    A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

    👉 Gostou desta funcionalidade do FComex? Então solicite a apresentação do sistema junto aos nossos especialistas!

    E aí, gostou deste artigo sobre o Comércio Exterior? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

    Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática