por Leandro Sprenger
Como Realizar a Inclusão de Notas Fiscais de Mercado Interno - Upload de XML ou Planilha
No artigo de hoje, nós vamos entender mais sobre como realizar a inclusão de Notas Fiscais de Mercado Interno - Upload de XML ou planilha, utilizando um software online de forma rápida e simples.
Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo as NFs de Mercado Interno? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto.
Confira os seguintes itens:
- Inclusão de Notas Fiscais de Mercado Interno - Upload de XML ou planilha
- Upload das Notas Fiscais via Planilha em Excel
- Upload de XML das notas fiscais
- Comércio Exterior o que é?
- O que é Logística Internacional?
Bora lá? 😉
Inclusão de Notas Fiscais de Mercado Interno - Upload de XML ou planilha
Você sabia que é possível realizar a inclusão de Notas Fiscais de Mercado Interno - Upload de XML ou planilha utilizando o FComex? O FComex é o sftware desenvolvido pela Fazcomex que temo o objetivo de simplificar o opercional e também a gestão do comércio exterior.
A inclusão de NFs de Mercado Interno para Drawback, pode ser efetuada de duas maneiras, escolha a forma que fica melhor para você:
- Upload de Planilha em Excel
- Upload de XML das notas fiscais
1) Upload das Notas Fiscais via Planilha em Excel
A inclusão via Upload de NF, ocorre através do menu “DRAWBACK > NF-e Itens”:
Na próxima página, deve-se acessar o menu, “AÇÕES”, no canto superior direito da tela, e em seguida “ADICIONAR EM LOTE”
Na tela de Upload de NF Itens, é possível realizar o upload em diversos formatos, sendo na primeira lacuna, através do formato XLS ou XLSX
Para este formato, é disponibilizado, no próprio sistema, o modelo de planilha aceito pelo FComex, através do botão “Download do Modelo”
COMO PREENCHER A PLANILHA:
O preenchimento do modelo de planilha deve constar as colunas abaixo:
- “CNPJ Emissor”: Cnpj do Emissor da nota fiscal (Caso seja um cnpj iniciado com zero colocar um aspa simples no inicio do campo)
- “CNPJ Destinatário”: Cnpj do Destinatário da nota fiscal (Caso seja um cnpj iniciado com zero colocar um aspa simples no inicio do campo)
- “Chave”: Chave de acesso da NF - não é obrigatório, porém precisa estar preenchido, pode-se repetir o número da nota
- “Número”: Número da Nota Fiscal
- “Item”: Número do Item da Nota Fiscal (1, 2, etc)
- “Data Emissão”: Data de Emissão da NF (DEIXAR NO FORMATO TEXTO)
- “Part Number”: Part Number, PN, código da mercadoria (que corresponda ao código informado também no Laudo Técnico que será importado dentro do Ato Concessório).
- “Descrição”: Descrição do Produto
- “NCM”: Código NCM sem pontos só a numeração - (Caso seja uma ncm iniciada com zero colocar um aspa simples no inicio do campo)
- “Comerc Qntd”: Quantidade comercializada deste item/produto
- “Comerc Und”: Unidade de Medida Comercializada deste item/produto
- “estat qtde”: Quantidade estatística deste item/produto
- “valor real”: Valor em Reais deste item/produto
- “valor Dólar”: Valor em dólar deste item/produto - pode ficar vazio assim o sistema calculará.
2. Upload de XML das notas fiscais
A outra maneira de realizar o Upload das NFs, é através de arquivo XML individuais ou então, uma pasta do tipo “.zip”, contendo todos os “.XML” das notas fiscais desejados, para essa opção, deve utilizar a segunda lacuna presente na mesma aba.
Natureza Operação:
Após realizar o upload das NFs, seja por planilha ou por arquivo XML (um dos dois modelos de importação), na terceira lacuna do sistema deve-se eleger o tipo de de NF que se está realizando o Upload: “Insumos” ou “Intermediário. Após escolhido o tipo de NF, deve-se clicar em “CARREGAR” para que o sistema inicie o Upload de acordo.
Fácil e simples, não é mesmo?
FComex Módulo DU-E
O Software FComex é um sistema para elaboração da DU-E e transmissão para o Portal Único Siscomex.
A solução tecnológica da Fazcomex surgiu devido a implantação do Novo Processo de Exportação com a Declaração Única de Exportação – DU-E, a qual substituiu o RE (Registro de Exportação) e a DE (Declaração de Exportação).
Apesar de ser um processo simplificado, requer diversos cuidados e também aumentou o detalhamento das informações a serem prestadas ao Governo.
A DU-E é elaborada através da Nota Fiscal de Exportação, fazendo que os principais dados da NF sejam migrados para a DU-E de forma automática.
Mas não é tão simples assim, a Nota Fiscal poderá ter até 990 itens além de que cada DU-E pode ter diversas Notas Fiscais, tornando assim um processo com inúmeros itens.
O sistema FComex veio justamente para simplificar esses processos com muitos itens, fazendo com que os campos que são digitados repetidamente item a item, sejam reaproveitados.
O sistema FComex possui diversos recursos que facilitam o preenchimento de muitos itens, bem como cálculos inteligentes que agilizarão a elaboração e transmissão da DU-E ao Portal Único Siscomex.
👉 Solicite uma apresentação/demonstração!
Extrator Siscomex
O Software FComex – Módulo Extração de dados do Siscomex é um sistema web com o qual você recupera as informações do Portal Único Siscomex e do Siscomex Importação.
Através deste módulo é possível recuperar os dados da DU-E (Declaração Única de Exportação), da DI (Declaração de Importação) e da LI (Licença de Importação).
O Sistema de Extração de dados do Siscomex é usado para recuperação dos dados aduaneiros para fins de relatórios de apoio ao Drawback, eventuais atendimentos à fiscalizações e exigências, bem como para requerimentos junto a Receita Federal.
Funcionalidades do Extrator do Siscomex:
Extração dos dados da DU-E por Período e CNPJ do Exportador / Declarante
Relatório em CSV com todos os campos consultados da DU-E por Período e CNPJ
Extração da DI (Declaração de Importação) por Período e por CNPJ do Importador
Relatório em CSV de todos os campos consultados da DI
Extração da LI (Licença de Importação) por Período e por CNPJ do Importador
Relatório em CSV de todos os campos consultados da LI
👉 Solicite uma apresentação/demonstração!
FComex Módulo Catálogo de Produtos
O sistema FComex Módulo Catálogo de Produtos foi projetado para agilizar o trabalho de Gestão do Catálogo de Produtos junto ao Portal Único Siscomex. Com ele você pode gerenciar os Operadores Estrangeiros e os Produtos Importados, de uma forma fácil e simples, possibilitando a integração com qualquer arquivo que você tenha com os dados a serem cadastrados.
Além disso, é um sistema totalmente web, podendo ser acessado de qualquer lugar, necessitando apenas um computador com acesso a internet.
O sistema faz críticas dos dados informados, antes mesmo de você enviar ao Portal Único Siscomex, possibilitando assim uma análise mais crítica da sua base de dados atual.
Com a substituição da DI (Declaração de Importação) pela DUIMP (nova Declaração Única de Importação) passa a ser obrigatório também o uso do Módulo Catálogo de Produtos do Portal Único Siscomex.
O Catálogo de Produtos da Receita Federal visa elevar a qualidade da descrição do produto, com informações organizadas em atributos, anexação de documentos, imagens e fotos que auxiliem o tratamento administrativo, a fiscalização e a análise de riscos, além de prover maior facilidade e segurança na classificação fiscal, visto que ela realizada antes do registro da DUIMP.
O Sistema Fcomex (módulo Catálogo) permite que o importador ou despachante aduaneiro cadastre todos os produtos e operadores de forma “off line” no módulo da Fazcomex, escolha os atributos, trabalhe e revise todas as informações e posteriormente transmita para o Portal Siscomex do governo.
👉 Solicite uma apresentação/demonstração!
Sistema FComex Módulo Drawback
O Software FComex – Módulo Gestão de Drawback é um sistema web com o qual você cria e gerencia os seus Atos Concessórios (ACs) tanto na modalidade Isenção, como Suspensão.
As Principais funcionalidades do Fcomex – Drawback:
Gestão de Ato Concessório Suspensão Integrado e Isenção (sincronização dos dados do Siscomex módulo Drawback com o sistema)
Consulta de Saldo de Importação e Exportação por Item do Ato Concessório (AC)
Validação/ Controle das DU-Es vinculadas ao AC, considerando o Part Number do produto Exportado
Análise automática de Potencial de Exportação não vinculado ao Ato Concessório
Cálculo de Saving automática e em tempo real
Acesso do beneficiário e/ou seu cliente para controle em tempo real
Elaboração de Ato Concessório Suspensão
Elaboração de Ato Concessório Isenção, inclusive com dados de Mercado Interno
Extrai dados do Siscomex Importação (DI), Portal Siscomex (DU-E) a fim de servir como base de dados para a criação de AC Isenção
Gera arquivos de lote no padrão do Sistema do Governo (Importações e Mercado Interno)
Retifica as DU-ES que entraram no Ato Concessório Isenção – automaticamente
Através deste módulo é possível fazer uma análise automática de Potencial de Exportação não vinculado ao Ato Concessório, consultas automáticas de Saldo de Exportação, dentre outras funcionalidades.
👉 Solicite uma apresentação/demonstração!
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
O que é Logística Internacional?
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉