por Leandro Sprenger

25 Mar, 2025

Como Realizar a Inclusão de Notas Fiscais de Mercado Interno - Upload de XML ou Planilha

E-book - passo a passo DU-E

No artigo de hoje, nós vamos entender mais sobre como realizar a inclusão de Notas Fiscais de Mercado Interno - Upload de XML ou planilha, utilizando um software online de forma rápida e simples.

Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo as NFs de Mercado Interno? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto.

Confira os seguintes itens:

  • Inclusão de Notas Fiscais de Mercado Interno - Upload de XML ou planilha
  • Upload das Notas Fiscais via Planilha em Excel
  • Upload de XML das notas fiscais
  • Comércio Exterior o que é?
  • O que é Logística Internacional?

Bora lá? 😉
Nota Fiscal Mercado Interno XML

Inclusão de Notas Fiscais de Mercado Interno - Upload de XML ou planilha

Você sabia que é possível realizar a inclusão de Notas Fiscais de Mercado Interno - Upload de XML ou planilha utilizando o FComex? O FComex é o sftware desenvolvido pela Fazcomex que temo o objetivo de simplificar o opercional e também a gestão do comércio exterior.

A inclusão de NFs de Mercado Interno para Drawback, pode ser efetuada de duas maneiras, escolha a forma que fica melhor para você:

  1. Upload de Planilha em Excel
  1. Upload de XML das notas fiscais
Abaixo detalhamos:

1) Upload das Notas Fiscais via Planilha em Excel
A inclusão via Upload de NF, ocorre através do menu “DRAWBACK > NF-e Itens”:
Na próxima página, deve-se acessar o menu, “AÇÕES”, no canto superior direito da tela, e em seguida “ADICIONAR EM LOTE”
Na tela de Upload de NF Itens, é possível realizar o upload em diversos formatos, sendo na primeira lacuna, através do formato XLS ou XLSX
Para este formato, é disponibilizado, no próprio sistema, o modelo de planilha aceito pelo FComex, através do botão “Download do Modelo”

COMO PREENCHER A PLANILHA:
O preenchimento do modelo de planilha deve constar as colunas abaixo:
  • “CNPJ Emissor”: Cnpj do Emissor da nota fiscal (Caso seja um cnpj iniciado com zero colocar um aspa simples no inicio do campo)
  • “CNPJ Destinatário”: Cnpj do Destinatário da nota fiscal (Caso seja um cnpj iniciado com zero colocar um aspa simples no inicio do campo)
  • “Chave”: Chave de acesso da NF -  não é obrigatório, porém precisa estar preenchido, pode-se repetir o número da nota
  • “Número”: Número da Nota Fiscal
  • “Item”: Número do Item da Nota Fiscal (1, 2, etc)
  • “Data Emissão”: Data de Emissão da NF (DEIXAR NO FORMATO TEXTO)
  • “Part Number”: Part Number, PN, código da mercadoria (que corresponda ao código informado também no Laudo Técnico que será importado dentro do Ato Concessório).
  • “Descrição”: Descrição do Produto
  • “NCM”: Código NCM sem pontos só a numeração - (Caso seja uma ncm iniciada com zero colocar um aspa simples no inicio do campo)
  • “Comerc Qntd”: Quantidade comercializada deste item/produto
  • “Comerc Und”: Unidade de Medida Comercializada deste item/produto
  • “estat qtde”: Quantidade estatística deste item/produto
  • “valor real”:  Valor em Reais deste item/produto
  • “valor Dólar”: Valor em dólar deste item/produto - pode ficar vazio assim o sistema calculará. 

Nota Fiscal Mercado Interno XML

Obs.: Chave de NF não é obrigatório, porém precisa estar preenchido, pode-se repetir o número da nota. E o Valor em Dólar pode ficar vazio assim o sistema calculará. 

2. Upload de XML das notas fiscais
A outra maneira de realizar o Upload das NFs, é através de arquivo XML individuais ou então, uma pasta do tipo “.zip”, contendo todos os “.XML” das notas fiscais desejados, para essa opção, deve utilizar a segunda lacuna presente na mesma aba.

Natureza Operação:
Após realizar o upload das NFs, seja por planilha ou por arquivo XML (um dos dois modelos de importação), na terceira lacuna do sistema deve-se eleger o tipo de de NF que se está realizando o Upload: “Insumos” ou “Intermediário. Após escolhido o tipo de NF, deve-se clicar em “CARREGAR” para que o sistema inicie o Upload de acordo.

Fácil e simples, não é mesmo?

FComex Módulo DU-E

O Software FComex é um sistema para elaboração da DU-E e transmissão para o Portal Único Siscomex.

A solução tecnológica da Fazcomex surgiu devido a implantação do Novo Processo de Exportação com a Declaração Única de Exportação – DU-E, a qual substituiu o RE (Registro de Exportação) e a DE (Declaração de Exportação).

Apesar de ser um processo simplificado, requer diversos cuidados e também aumentou o detalhamento das informações a serem prestadas ao Governo.

A DU-E é elaborada através da Nota Fiscal de Exportação, fazendo que os principais dados da NF sejam migrados para a DU-E de forma automática.

Mas não é tão simples assim, a Nota Fiscal poderá ter até 990 itens além de que cada DU-E pode ter diversas Notas Fiscais, tornando assim um processo com inúmeros itens.

O sistema FComex veio justamente para simplificar esses processos com muitos itens, fazendo com que os campos que são digitados repetidamente item a item, sejam reaproveitados.

O sistema FComex possui diversos recursos que facilitam o preenchimento de muitos itens, bem como cálculos inteligentes que agilizarão a elaboração e transmissão da DU-E ao Portal Único Siscomex.

👉 Solicite uma apresentação/demonstração!

Extrator Siscomex

O Software FComex – Módulo Extração de dados do Siscomex é um sistema web com o qual você recupera as informações do Portal Único Siscomex e do Siscomex Importação.

Através deste módulo é possível recuperar os dados da DU-E (Declaração Única de Exportação), da DI (Declaração de Importação) e da LI (Licença de Importação).

O Sistema de Extração de dados do Siscomex é usado para recuperação dos dados aduaneiros para fins de relatórios de apoio ao Drawback, eventuais atendimentos à fiscalizações e exigências, bem como para requerimentos junto a Receita Federal.

Funcionalidades do Extrator do Siscomex:

  • Extração dos dados da DU-E por Período e CNPJ do Exportador / Declarante

  • Relatório em CSV com  todos os campos consultados da DU-E por Período e CNPJ

  • Extração da DI (Declaração de Importação) por Período e por CNPJ do Importador

  • Relatório em CSV de todos os campos consultados da DI

  • Extração da LI (Licença de Importação) por Período e por CNPJ do Importador

  • Relatório em CSV de todos os campos consultados da LI

    👉 Solicite uma apresentação/demonstração!

    FComex Módulo Catálogo de Produtos

    O sistema FComex Módulo Catálogo de Produtos foi projetado para agilizar o trabalho de Gestão do Catálogo de Produtos junto ao Portal Único Siscomex. Com ele você pode gerenciar os Operadores Estrangeiros e os Produtos Importados, de uma forma fácil e simples, possibilitando a integração com qualquer arquivo que você tenha com os dados a serem cadastrados.

    Além disso, é um sistema totalmente web, podendo ser acessado de qualquer lugar, necessitando apenas um computador com acesso a internet.

    O sistema faz críticas dos dados informados, antes mesmo de você enviar ao Portal Único Siscomex, possibilitando assim uma análise mais crítica da sua base de dados atual.

    Com a substituição da DI (Declaração de Importação) pela DUIMP (nova Declaração Única de Importação) passa a ser obrigatório também o uso do Módulo Catálogo de Produtos do Portal Único Siscomex.

    O Catálogo de Produtos da Receita Federal visa elevar a qualidade da descrição do produto, com informações organizadas em atributos, anexação de documentos, imagens e fotos que auxiliem o tratamento administrativo, a fiscalização e a análise de riscos, além de prover maior facilidade e segurança na classificação fiscal, visto que ela realizada antes do registro da DUIMP.

    O Sistema Fcomex (módulo Catálogo) permite que o importador ou despachante aduaneiro cadastre todos os produtos e operadores de forma “off line” no módulo da Fazcomex, escolha os atributos, trabalhe e revise todas as informações e posteriormente transmita para o Portal Siscomex do governo. 

    👉 Solicite uma apresentação/demonstração!

    Sistema FComex Módulo Drawback

    O Software FComex – Módulo Gestão de Drawback é um sistema web com o qual você cria e gerencia os seus Atos Concessórios (ACs) tanto na modalidade Isenção, como Suspensão.

    As Principais funcionalidades do Fcomex – Drawback:

    • Gestão de Ato Concessório Suspensão Integrado e Isenção (sincronização dos dados do Siscomex módulo Drawback com o sistema)

    • Consulta de Saldo de Importação e Exportação por Item do Ato Concessório (AC)

    • Validação/ Controle das DU-Es vinculadas ao AC, considerando o Part Number do produto Exportado

    • Análise automática de Potencial de Exportação não vinculado ao Ato Concessório

    • Cálculo de Saving automática e em tempo real

    • Acesso do beneficiário e/ou seu cliente para controle em tempo real

    • Elaboração de Ato Concessório Suspensão

    • Elaboração de Ato Concessório Isenção, inclusive com dados de Mercado Interno

    • Extrai dados do Siscomex Importação (DI), Portal Siscomex (DU-E) a fim de servir como base de dados para a criação de AC Isenção

    • Gera arquivos de lote no padrão do Sistema do Governo (Importações e Mercado Interno)

    • Retifica as DU-ES que entraram no Ato Concessório Isenção – automaticamente

    Através deste módulo é possível fazer uma análise automática de Potencial de Exportação não vinculado ao Ato Concessório, consultas automáticas de Saldo de Exportação, dentre outras funcionalidades.

    👉 Solicite uma apresentação/demonstração!    

    Comércio Exterior o que é?

    Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

    O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

    Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

    O que é Logística Internacional?

    Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

    globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

    E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

    Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática