por Leandro Sprenger
MDIC simplifica trâmite para empresas pedirem Seguro de Crédito à Exportação
No artigo de hoje nós vamos entender mais sobre a simplificação do trâmite para empresas pedirem Seguro de Crédito à Exportação, feita pelo MDIC.
Quer saber mais a respeito deste assunto? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!
Veja os seguintes tópicos relativos à simplificação do trâmite para empresas pedirem Seguro de Crédito à Exportação:
- MDIC: Seguro de Crédito à Exportação
- O que é o SCE
- Ministério da Economia, com MDIC
- Quem é quem na nova SECINT (EX-MDIC)
- Qual a importância do Comércio Exterior?
- O que é Logística Internacional?
Vamos lá agora saber mais sobre a simplificação do trâmite para empresas pedirem Seguro de Crédito à Exportação? 😉

MDIC: Seguro de Crédito à Exportação
Uma nova norma publicada pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), simplifica o trâmite para os operadores de comércio exterior que antes precisavam acessar um sistema específico apenas para pleitear a cobertura do Seguro de Crédito à Exportação (SCE). Esta é mais uma medida anunciada pelo Ministério com o intuito de desburocratizar processos e facilitar operações do setor produtivo.
A partir desta quarta-feira (12/4) entrou em funcionamento uma nova ferramenta que permite ao governo federal aceitar pedidos de Seguro de Crédito à Exportação (SCE) por meio do Portal Único de Comércio Exterior. Assim, segundo a Secex-MDIC, o Portal Único de Comércio Exterior avança na simplificação da burocracia e contribui para o aumento da competitividade das vendas externas do Brasil.
A medida entrou em vigor com a publicação da Portaria SECEX nº 240, que altera a Portaria SECEX nº 19, de 2 de julho de 2019.
Fonte: Governo Federal
O que é o SCE
O SCE funciona como garantia de crédito concedida pela União frente a riscos comerciais, políticos e extraordinários nas operações de crédito à exportação de bens e serviços. Ele é operado pela Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (SE-CAMEX) do MDIC, com suporte da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF)
Na avaliação da Secex, ao integrar o pedido de SCE aos dados da declaração de exportação, será possível aumentar a eficiência da gestão de dados sobre as exportações amparadas pelo serviço, melhorar o monitoramento da política pública e garantir maior transparência às empresas beneficiárias, que terão seus saldos de financiamento integrados com os dados de suas exportações.
O MDIC é a sigla para Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Ele foi extinto recentemente por meio do Medida Provisória n˚ 870, de 1˚ de janeiro de 2019 (Art. 570), posteriormente convertida na LEI Nº 13.844.
Sua extinção se deu devido a medida do atual presidente Jair Bolsonaro cuja proposta era reduzir o número de ministérios a fim de enxugar a máquina pública.
Ministério da Economia, com MDIC
Com isso, o nosso Comércio Exterior foi incluso ao tal superministério Da Economia. Assim sendo, o novo Ministério da Economia absorveu os seguintes ministérios:
Ministério da Fazenda;
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão;
Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC); E
Ministério do Trabalho.
O Comércio Exterior nunca teve um ministério exclusivo no Brasil, observe que o extinto MDIC além do Comex tratava também de assuntos como Desenvolvimento, Indústria e Serviços.
Por muito tempo alimentamos a expectativa que em algum dia nossa área, ganharia um ministério independente, a fim de tratar das políticas e assuntos de comércio exterior com mais atenção.
Haja visto a importância das exportações e importações para crescimento do país, porém recentemente demos um passo para o caminho inverso a isso.
De qualquer forma este texto não visa questionar os aspectos políticos, mas sim esperamos informar acerca destas mudanças recentes.
Quem é quem na nova SECINT (EX-MDIC)
Saiba quem são as pessoas à frente de cada uma das Secretarias e Subsecretarias.
A nova Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (SECINT) é de responsabilidade de Marcos Prado Troyjo.
O atual Secretário à frente da Secex é Lucas Pedreira do Couto Ferraz.
A Subsecretaria de Operações de Comércio Exterior está com o senhor Renato Agostinho da Silva.
👉🏼 Vale lembrar que a maioria dos sites do governo ainda não foram totalmente atualizados. Bem como alguns Sistemas de Comércio Exterior, assim sendo é muito comum ainda se deparar com as siglas antigas como MDIC, DECEX, etc.
Qual a importância do Comércio Exterior?
Agora que já falamos um pouco mais sobre o MDIC, vamos entender a importância do Comércio Exterior. Uma das principais vantagens do Comércio Exterior é a possibilidade de importar mercadorias não existentes no país. Esse investimento é muito benéfico, pois garante um diferencial competitivo para as empresas que comercializam esses produtos internacionais no Brasil.
O mesmo vale para a exportação. Existem mercadorias que temos em grandes volumes no país, como é o caso dos produtos de origem agrícola. Os granéis agrícolas, como a soja, o milho e o trigo, são produzidos em grande escala no país, e a exportação contribui muito para a economia nacional.
O que é Logística Internacional?
Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo sobre o MDIC? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉