por Leandro Sprenger
Mesmo com problemas, China mantém uma crescente no comércio exterior
As atividades de comércio exterior da China mostraram solidez e evolução consistente desde o começo deste ano, mesmo diante das adversidades no cenário global, conforme revelaram informações oficiais divulgadas nesta sexta-feira.
O montante total das operações de importação e exportação de mercadorias do país asiático, calculado em yuans, cresceu 5,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Administração Geral das Alfândegas da China (GAC, na sigla em inglês).
Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo o comex da China? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!
Confira os seguintes tópicos:
- Comércio Exterior crescente na China
- Principais Produtos Importados da China pelo Brasil
- Comércio Exterior o que é?
- O que é Logística Internacional?
Vamos lá? 😉
Comércio Exterior crescente na China
Em abril, os embarques de bens chineses para o exterior registraram alta anual de 9,3%, alcançando 2,27 trilhões de yuans (aproximadamente US$ 314 bilhões), ao passo que as compras internacionais subiram 0,8% no comparativo anual, totalizando 1,57 trilhão de yuans.
Lyu Daliang, chefe do setor de Estatísticas e Análises da GAC, declarou que o comércio internacional do país demonstrou crescimento equilibrado ao longo de 2025, reflexo de uma resposta coordenada entre diferentes regiões e órgãos governamentais para enfrentar os impactos externos.
Entre janeiro e abril deste ano, o valor agregado de importações e exportações da China, ainda em valores nominais de yuans, avançou 2,4%, somando 14,14 trilhões de yuans, conforme os números oficiais.
No mesmo intervalo, os embarques internacionais do país avançaram 7,5% e atingiram 8,39 trilhões de yuans, enquanto as compras externas sofreram queda de 4,2%, fechando em 5,75 trilhões de yuans.
O desempenho positivo do setor externo no quadrimestre evidencia a capacidade de sustentação da economia chinesa, afirmou Wan Zhe, especialista vinculado à Universidade Normal de Pequim.
Segundo ele, o crescimento expressivo registrado em abril reforça a habilidade de adaptação rápida do país frente às tensões comerciais e interrupções nas cadeias globais de fornecimento.
De acordo com o levantamento da GAC, a taxa de crescimento no comércio de bens da China em abril superou em 4,3 pontos percentuais a expansão vista no primeiro trimestre deste ano.
Contrariando as previsões dos analistas, os resultados recentes do setor externo chinês reforçaram o papel insubstituível da indústria nacional dentro das cadeias produtivas mundiais, comentou Wan.
Os dados da GAC também indicaram um progresso estrutural contínuo nas trocas internacionais do país. Nos quatro primeiros meses de 2025, as exportações de itens eletromecânicos subiram 9,5% em relação ao ano passado, totalizando 5,04 trilhões de yuans, o que corresponde a 60,1% do total exportado em mercadorias.
Os produtos classificados como de alta tecnologia tiveram desempenho relevante, com volume comercializado chegando a 1,52 trilhão de yuans no acumulado do ano, refletindo elevação de 7,4% sobre o mesmo período de 2024, informou Lyu.
Considerando os principais parceiros comerciais, a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) permaneceu como o maior parceiro da China entre janeiro e abril. Nesse intervalo, o comércio bilateral totalizou 2,38 trilhões de yuans, aumento de 9,2% na comparação anual.
Durante o mesmo período, as trocas comerciais entre a China e a União Europeia cresceram 1,1%, somando 1,78 trilhão de yuans, enquanto o comércio com os países integrantes da Iniciativa do Cinturão e Rota avançou 3,9%, alcançando 7,25 trilhões de yuans.
Por outro lado, as trocas comerciais entre China e Estados Unidos tiveram recuo de 2,1% em relação ao ano anterior, resultando em um total de 1,44 trilhão de yuans, conforme os dados divulgados.
Principais Produtos Importados da China pelo Brasil
Confira a lista dos principais produtos que o Brasil importa da China.
- Equipamentos de telecomunicações
- Válvulas e tubos termiônicas
- Compostos organo-inorgânicos
- Demais produtos - Indústria de Transformação
- Adubos ou fertilizantes
- Medicamentos e produtos farmacêuticos, exceto veterinários
- Máquinas e aparelhos elétricos
- Peças e acessórios para escritório
- Aparelhos elétricos para ligação
- Máquinas de energia elétrica
- Produtos laminados planos de ferro ou aço
- Inseticidas, formicidas, herbicidas e produtos semelhantes
- Equipamentos elétricos
- Partes e acessórios de veículos automotivos
- Geradores elétricos giratórios
É claro que o Brasil importa muitos outros produtos vindos da China, alguns mais conhecidos como roupas e eletrônicos, mas conforme dados da ComexStat, os produtos listados acima foram os mais importados nos últimos anos.
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras do comércio exterior são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
O que é Logística Internacional?
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉