por Leandro Sprenger
Entenda mais sobre as taxas impostas dos Estados Unidos sobre Tunísia
O governo dos Estados Unidos revelou uma nova política de taxação sobre bens estrangeiros, justificando a medida com base na equivalência das tarifas praticadas por outras nações contra os produtos americanos. A partir de abril, mercadorias vindas de 185 países estarão sujeitas às novas alíquotas.
Hoje nós vamos conhecer as taxas atuais dos EUA sobre Tunísia e as novas taxas do governo americano aplicadas sobre Tunísia.
Vamos saber mais?
Taxação dos EUA sobre Tunísia
Atualmente, a taxa cobrada pelos EUA sobre produtos de Tunísia é de 0.55. Entretanto, as tarifas que os americanos irão cobrar sobre Tunísia serão de 0.28, passando a valer no mês de abril de 2025.
Resposta do Brasil à tarifa de 10%: o que está em pauta?
O novo sistema tarifário não considerou análises individualizadas de produtos ou países. Em vez disso, o governo americano adotou uma fórmula única, válida para todos os parceiros comerciais. O mecanismo funciona em dois estágios: primeiro, estabelece-se um percentual-base de 10% sobre todas as importações.
Em seguida, aplica-se uma taxa extra, que corresponde à metade da razão entre o déficit que os EUA têm com determinado país e o total de bens comprados daquela nação. Esse modelo gerou tarifas mais altas para alguns países, a depender do seu desequilíbrio comercial com os norte-americanos. Os detalhes completos estão disponíveis [aqui].
"Os desequilíbrios são extremos e inaceitáveis. Por isso, estamos fixando uma tarifa mínima de 10%, com o objetivo de reerguer nossa economia e impedir abusos", declarou o presidente Donald Trump. Ele ainda declarou que os países que não quiserem sofrer a incidência dessas taxas deverão considerar transferir sua produção para os Estados Unidos.
As taxas básicas começarão a ser aplicadas neste sábado, dia 5 de abril. Já as tarifas complementares, ajustadas caso a caso, entrarão em vigor na próxima quarta-feira, dia 9.
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras do comércio exterior são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback.
Comércio Exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.
As tarifas dos EUA que eram aplicada ao Brasil eram de 10%.
As tarifas que serão aplicadas ao Brasil serão de 10%.