por Leandro Sprenger
Trump anuncia que pretende diminuir impostos sobre a importação de café
No artigo de hoje, nós vamos entender mais a respeito da redução do imposto de importação de café anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo as tarifas de importação de café? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto de hoje!
Confira os seguintes tópicos:
- Redução será “rápida”, afirma assessor econômico
- Café brasileiro tem forte presença no mercado dos EUA
- Governo brasileiro aguarda posicionamento oficial
- Exportações de produtos para os Estados Unidos
- O que é o Novo Processo de Importação (NPI)
- O que é o Siscomex?
- Comércio Exterior o que é?
- O que é Logística Internacional?
Bora lá? 😉

O presidente americano Donald Trump declarou que pretende reduzir as tarifas aplicadas à entrada de café importado nos Estados Unidos.
Redução será “rápida”, afirma assessor econômico
Bessent, assessor econômico de Trump, não detalhou de que forma essa diminuição será implementada. Limitou-se a afirmar que os valores cairão “de maneira muito rápida” e que a população norte-americana deverá perceber uma melhora no cenário econômico já no primeiro semestre de 2026.
Café brasileiro tem forte presença no mercado dos EUA
Até o ano de 2024, os Estados Unidos se mantinham entre os principais destinos do café brasileiro, sendo também o maior comprador de cafés especiais produzidos no país. Nesse período, os americanos adquiriram cerca de 2 milhões de sacas, gerando uma receita superior a US$ 550 milhões anuais.
De acordo com o Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé), o Brasil responde por mais de 30% da fatia do mercado norte-americano de café, consolidando-se como o principal fornecedor do produto para os Estados Unidos.
Governo brasileiro aguarda posicionamento oficial
A Agência Brasil informou que entrou em contato com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e com o Itamaraty, que permanecem à disposição para eventuais manifestações.
Ambos os órgãos estão aguardando um pronunciamento formal do governo dos Estados Unidos sobre a proposta.
Fonte: Agência Brasil
Exportações de produtos para os Estados Unidos
Confira abaixo os principais produtos enviados pelo Brasil aos EUA nos últimos anos:
- Café
- Proteína bovina
- Suco de laranja
- Petróleo
- Aeronaves
- Produtos semielaborados de ferro ou aço
- Insumos de construção civil e engenharia
- Madeira processada
- Equipamentos industriais e motores
- Produtos eletrônicos
O que é o Novo Processo de Importação (NPI)
O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras. O Portal Siscomex é um dos instrumentos do NPI, no qual temos uma reestruturação de documentos eletrônicos tais como: a DUIMP, o Catálogo de Produtos, LPCO e outros.
👉 Mas não ficando só nisso, e passando também por mapeamento, reestruturação de normas, processos e legislações.
O que é o Siscomex?
O SISCOMEX é a sigla de Sistema Integrado de Comércio Exterior - é um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.
O Sistema entrou em operação em 1993 com o módulo de Exportação e, em 1997, para as importações. Em 2014 foi lançado o Portal Único de Comércio Exterior.
Sem dúvida o Brasil inovou ao criar um fluxo único de informações na década de 90. Entretanto uma nova revisão se faz necessária atualmente. Dessa forma, desde 2014 iniciou-se o projeto do Portal Único de Comércio Exterior.
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras do comércio exterior são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
O que é Logística Internacional?
Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
O Sistema Integrado de Comércio Exterior - Siscomex é um instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior.
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.
