por Leandro Sprenger

10 Jul, 2025

Trump aprova incremento nas tarifas de importação de aço e alumínio para 50%: saiba mais sobre

O chefe de estado dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou o aumento das taxas de importação sobre o aço e o alumínio. O ato executivo, formalizado no dia 03/06/2025, prevê um incremento de 25% para 50%, com a medida entrando em vigor imediatamente a partir da 0h01 (horário de Brasília) do dia 04/06/2025.

Quer saber mais a respeito deste assunto? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!

Confira os seguintes tópicos:

  • Taxas de importação aço e alumínio: Estados Unidos
  • Elevações das taxas em outros momentos
  • Exportações de minérios de alumínio: principais países
  • Comércio Exterior o que é?
  • O que é Logística Internacional?

Vamos lá? 😉
Importação de aço e alumínio

Taxas de importação aço e alumínio: Estados Unidos

Essa elevação nas tarifas sobre a importação de matérias-primas afeta diretamente as exportações do Brasil, que é o segundo maior fornecedor desses metais para o mercado norte-americano.

No texto oficial, publicado através de um comunicado da Casa Branca, a mudança é justificada por análises que sugerem que as taxas anteriores não foram eficientes para barrar a entrada de produtos importados a preços baixos, o que poderia prejudicar a competitividade das indústrias de aço e alumínio dos Estados Unidos.

Elevações das taxas em outros momentos

Segundo o governo de Trump, as tarifas, que haviam sido elevadas em 25% no mês de março, são essenciais para garantir a sustentabilidade das metalúrgicas e siderúrgicas americanas, além de atender às exigências da segurança nacional.

Essa medida afetará todos os países que exportam aço e alumínio para os EUA, exceto o Reino Unido, que teve a tarifa mantida em 25% após a assinatura de um acordo bilateral em maio.

“O Reino Unido foi o primeiro país a firmar um acordo comercial com os EUA neste mês, e seguimos comprometidos em proteger os negócios e empregos britânicos em setores-chave”, afirmou um representante do governo britânico.

Em 2024, o Canadá liderou as exportações de aço para os Estados Unidos, tanto em termos de volume quanto de valor. O país enviou 20,9% do total de importações dos EUA, o que corresponde a 5,89 bilhões de dólares.

O Brasil ocupa a segunda posição, com 3,8 milhões de toneladas, equivalentes a 16% das importações norte-americanas, e um valor de US$ 2,6 bilhões (aproximadamente R$ 14,65 bilhões).

Exportações de minérios de alumínio: principais países

E-book - passo a passo DU-E

De acordo com a ComexStat, os principais destinos das Exportações de Minérios de Alumínio são:

  1. Canadá
  2. Noruega
  3. Islândia
  4. Japão
  5. Estados Unidos
  6. Bahrein
  7. Suíça
  8. Argentina
  9. Catar
  10. Irlanda

Grande parte dos minérios de alumínio são extraídos na Serra do Oriximiná, no Pará, o estado é o principal produtor e abriga a maior concentração desse minério no país. 

O que é o Novo Processo de Importação (NPI)

O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras. O Portal Siscomex é um dos instrumentos do NPI, no qual temos uma reestruturação de documentos eletrônicos tais como: a DUIMP, o Catálogo de Produtos, LPCO e outros.

👉 Mas não ficando só nisso, e passando também por mapeamento, reestruturação de normas, processos e legislações. 

Comércio Exterior o que é?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

Estas regras do comércio exterior são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

O que é Logística Internacional?

Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

E aí, gostou deste artigo sobre? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback😉

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.

A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras. O Portal Siscomex é um dos instrumentos do NPI, no qual temos uma reestruturação de documentos.

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática