por Leandro Sprenger
ApexBrasil apresenta análise sobre perspectivas de exportação e investimentos no Rio Grande do Sul
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) divulgou o estudo Oportunidades de Exportação e Investimentos – Rio Grande do Sul, parte do ciclo dos Estudos Estaduais.
Essa iniciativa tem como objetivo fortalecer o apoio às unidades federativas na promoção das exportações e na captação de investimentos internacionais.
Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo a exportação no Rio Grande do Sul? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto de hoje!
Confira os seguintes tópicos:
- Estudo da ApexBrasil sobre as exportações no RS
- Novas oportunidades para os produtos gaúchos
- Investimentos internacionais e novos horizontes
- Conhecimento estratégico para expansão econômica
- Novo Processo de Exportação: o que é?
- O que é o Siscomex?
- Comércio Exterior o que é?
- O que é Logística Internacional?
Vamos lá? 😉
Estudo da ApexBrasil sobre as exportações no RS
O levantamento evidencia o papel relevante do Brasil no comércio mundial, com foco especial no estado do Rio Grande do Sul. Em 2024, o território gaúcho se firmou como o segundo maior exportador da região Sul e o sétimo do país, registrando US$ 21,9 bilhões em exportações. O setor que mais contribuiu para esse desempenho foi o das indústrias de transformação, responsável por 73,3% das vendas externas, seguido pela agropecuária, com 26%.
Entre os principais produtos exportados destacam-se soja (20,9%), tabaco (11,5%), farelo de soja (7,2%), carnes de aves (5,5%) e celulose (4,6%). O município de Rio Grande lidera o ranking de exportações, impulsionado pelo seu complexo portuário, seguido por Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Guaíba.
Nos principais destinos internacionais, sobressaem-se China (26,2%), Estados Unidos (8,4%), Argentina (5%), Bélgica, Coreia do Sul, Vietnã, Uruguai, Paraguai, Chile e México.
Novas oportunidades para os produtos gaúchos
O mapa de oportunidades da ApexBrasil identificou 11.327 possibilidades de exportação de produtos do estado em 169 setores diferentes. Entre os segmentos com maior potencial estão máquinas agrícolas, ferramentas manuais e industriais, calçados, farelo de soja, carnes de aves e celulose.
Os mercados mais promissores encontram-se, sobretudo, na América do Sul, com destaque para Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru e Bolívia, além de Guatemala, Angola e Estados Unidos (este último com atenção às possíveis sobretaxas aplicadas a certos produtos).
O estudo também chama atenção para setores com produção local estruturada, mas baixa presença no mercado internacional, como artefatos de concreto, vidros, defensivos agrícolas e peças de malharia e tricô. Esses segmentos apresentam capacidade produtiva expressiva e potencial de geração de emprego e renda.
Entre as tendências identificadas, destacam-se o estreitamento das relações comerciais com países sul-americanos, a consolidação dos setores de carnes, celulose e calçados, e o crescimento das exportações de produtos de maior valor agregado, especialmente máquinas agrícolas e tratores.
Investimentos internacionais e novos horizontes
De 2019 a 2024, o estado recebeu anúncios de investimentos que somam US$ 1,2 bilhão, com foco nas áreas de químicos, petróleo, borracha e plástico, software, máquinas industriais e transportes.
Os principais países investidores ou com potencial de aporte financeiro incluem Estados Unidos, Arábia Saudita, Índia, Suíça, Alemanha, Países Baixos, Coreia do Sul, Japão, China, Argentina, Espanha e França.
Conhecimento estratégico para expansão econômica
Os Estudos Estaduais reúnem análises aprofundadas sobre o cenário econômico de cada estado brasileiro, além de trazer dados sobre comércio exterior, setores com vocação exportadora, panorama de investimentos e oportunidades de atração de IED (Investimento Estrangeiro Direto).
Esses conteúdos são ferramentas estratégicas tanto para governos estaduais quanto para entidades empresariais e companhias locais que buscam expandir suas operações no cenário global.
Em 2025, a ApexBrasil já publicou estudos direcionados aos estados do Ceará, Maranhão, Alagoas, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Amapá e agora ao Rio Grande do Sul.
Veja sobre os estudos AQUI!
Fonte: ApexBrasil
Novo Processo de Exportação: o que é?
Atualmente, existem diferentes frentes de trabalho dentro do Programa Portal Único, envolvendo todo o governo brasileiro e contando com apoio e participação do setor privado.
Dentre essas iniciativas, merece destaque o desenvolvimento do Novo Processo de Exportação, concluído em 2016. Esse trabalho engloba o mapeamento dos processos atuais de exportação e a identificação de necessidades dos intervenientes públicos e privados para a criação de um fluxo contínuo de informações por meio do Portal Único.
Ou seja, podemos concluir que o Novo Processo de Exportação (NPE) promove um fluxo de informações mais eficiente e integração entre os intervenientes do comércio exterior públicos e privados.
Sua implementação se deu junto ao Portal Único do Comércio Exterior, Siscomex, pela Receita Federal Brasileira em conjunto ao SECEX e desde então vem otimizando os processos de comércio exterior, seja diminuindo o tempo necessário entre as etapas, como também reduzindo custos inerentes às operações, o que aumenta a competitividade brasileira frente ao mercado externo.
O que é o Siscomex?
O SISCOMEX é a sigla de Sistema Integrado de Comércio Exterior - é um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.
O Sistema entrou em operação em 1993 com o módulo de Exportação e, em 1997, para as importações. Em 2014 foi lançado o Portal Único de Comércio Exterior.
Sem dúvida o Brasil inovou ao criar um fluxo único de informações na década de 90. Entretanto uma nova revisão se faz necessária atualmente. Dessa forma, desde 2014 iniciou-se o projeto do Portal Único de Comércio Exterior.
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras do comércio exterior são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
O que é Logística Internacional?
Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.
O Novo Processo de Exportação é uma das mudanças mais importantes implementadas pelo Portal Único Siscomex e principal iniciativa governamental de desburocratização e facilitação do comércio exterior brasileiro.
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.
