No artigo de hoje, nós vamos entender de maneira mais aprofundada sobre o mapa digital com rede de apoio no exterior para impulsionar as exportações brasileiras, criado pela ApexBrasil e MRE.
Quer saber mais sobre este assunto envolvendo as exportações brasileiras? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!
Veja os seguintes tópicos:
Vamos lá? 😉
Mapa digital da ApexBrasil e MRE
Veja o que diz a ApexBrasil no informativo a seguir:
"O mapa digital pode ser acessado gratuitamente na plataforma Brasil Exportação e reúne Escritórios da ApexBrasil e Setores de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores em mais de 120 postos, distribuídos em 87 países e 5 continentes, com serviços especializados para empresas brasileiras que desejam se internacionalizar
Em uma iniciativa conjunta entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), foi lançado, nesta terça-feira (27), um mapa virtual que oferece uma rede de apoio para empresas brasileiras que desejam exportar ou abrir filiais no exterior. A funcionalidade está disponível na plataforma Brasil Exportação.
Com uma interface intuitiva e de fácil navegação, o mapa digital permite que os usuários localizem rapidamente os Setores de Promoção Comercial (SECOMs) ou Escritórios da ApexBrasil (EAs) responsáveis por cada país e tenham acesso a serviços como guias de exportação para países específicos, estudos de mercado e listas de potenciais importadores por setor, contatos locais e muito mais. Esta ferramenta gratuita é fundamental para empresas que desejam iniciar ou expandir suas operações no mercado internacional, oferecendo o suporte necessário nas Américas, África, Ásia, Europa e Oceania.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, destacou a importância da iniciativa:
“A ApexBrasil e o MRE trabalharam juntos para lançar uma novidade na plataforma Brasil Exportação, que vai ajudar empresas de todo o país a acessarem os nossos serviços no Brasil e no exterior, de maneira rápida e ágil.
Trata-se do mapa digital dos escritórios da ApexBrasil e dos Setores de Promoção Comercial. Ao todo, foram disponibilizados mais de 120 postos, em 87 países e 5 continentes, com serviços de apoio às empresas brasileiras que desejam exportar e ampliar suas operações internacionalmente.
É a ApexBrasil e o Itamaraty trabalhando juntos para aumentar os negócios da sua empresa, gerar empregos e aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no exterior!”.
Segundo o embaixador Laudemar Aguiar,
“O novo mapa digital dos escritórios da ApexBrasil e Setores de Promoção Comercial do Itamaraty no exterior representa um avanço significativo para as empresas brasileiras que buscam expandir sua atuação no mercado internacional.
Esta nova ferramenta da plataforma Brasil Exportação não apenas oferece uma visão clara da presença geográfica estratégica do Brasil em diferentes países, mas também facilita o acesso a informações fundamentais para o processo de exportação.
Com este mapa digital, as empresas brasileiras poderão contar com o suporte direto de nossos setores de promoção comercial nos consulados e embaixadas do Brasil no exterior, que oferecem serviços como estudos de mercado detalhados, orientações sobre procedimentos aduaneiros e barreiras tarifárias, além de contatos estratégicos com compradores internacionais.
Acredito firmemente que este recurso digital será um divisor de águas, permitindo que nossos exportadores estejam melhor informados e preparados para enfrentar os desafios do comércio exterior, contribuindo assim para o fortalecimento da economia brasileira no cenário internacional".
Clique aqui e acesse o mapa digital de apoio no exterior.
Plataforma Brasil Exportação
A plataforma Brasil Exportação foi idealizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e, além da ApexBrasil e MRE, também conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
O cadastro na plataforma pode ser feito gratuitamente em: https://brasilexportacao.com.br/minha-conta/
Lançada em novembro de 2023, durante o WebSummit Lisboa, a Brasil Exportação já se tornou uma ferramenta indispensável para empresas de todos os portes que buscam orientação, oferecendo mais de 700 serviços especializados para começar a exportar ou expandir suas operações no exterior.
Contato: braexp@apexbrasil.com.br"
Fonte: Governo Federal
O que é a Apex Brasil?
Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) é uma agência criada em 2003 pelo governo federal com o intuito de auxiliar empresários na hora de exportar produtos para outros países, ela traz estratégias para estimular a exportação de empresas Brasileiras movimentando assim o Mercado Internacional e assim atraindo novos investimentos estrangeiros para o país.
A Apex Brasil é bastante usada também por empresas estrangeiras que buscam negócios e produtos brasileiros. Oferecem assessoria para que o empresário tenha maior conhecimento sobre a exportação e quais produtos exportar.
Ele é um serviço social autônomo que atua de forma gratuita, atualmente apoia cerca de 13 mil empresas brasileira em mais de 80 setores da economia.
Para apoiar a busca de novas oportunidades fora do país, a Apex produz estudos e análises sobre mercados que ajudam a orientar as empresas brasileiras a identificar oportunidades no exterior.
A entidade oferece capacitação, consultoria e assessoria para empresas enfrentarem desafios internacionais, particularmente para empresas de médio e pequeno porte.
Novo Processo de Exportação: O que é?
Atualmente, existem diferentes frentes de trabalho dentro do Programa Portal Único, envolvendo todo o governo brasileiro e contando com apoio e participação do setor privado.
Dentre essas iniciativas, merece destaque o desenvolvimento do Novo Processo de Exportação, concluído em 2016. Esse trabalho engloba o mapeamento dos processos atuais de exportação e a identificação de necessidades dos intervenientes públicos e privados para a criação de um fluxo contínuo de informações por meio do Portal Único.
Ou seja, podemos concluir que o Novo Processo de Exportação (NPE) promove um fluxo de informações mais eficiente e integração entre os intervenientes do comércio exterior públicos e privados.
Sua implementação se deu junto ao Portal Único do Comércio Exterior, Siscomex, pela Receita Federal Brasileira em conjunto ao SECEX e desde então vem otimizando os processos de comércio exterior, seja diminuindo o tempo necessário entre as etapas, como também reduzindo custos inerentes às operações, o que aumenta a competitividade brasileira frente ao mercado externo.
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
O que é Logística Internacional?
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
Exportação é a saída de bens, produtos e serviços do país de origem. Esta operação pode envolver pagamento, como venda de produtos, ou não, como nas doações.
Logística internacional é o ramo da logística que tem como objetivo tratar do comércio internacional, ligando fabricantes aos seus parceiros da rede industrial, como fornecedores, transportadores e operadores em diversos pontos do mundo.
Comércio Exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.
Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) é uma agência criada em 2003 pelo governo federal com o intuito de auxiliar empresários na hora de exportar produtos para outros países.
O Novo Processo de Exportação (NPE) promove um fluxo de informações mais eficiente e integração entre os intervenientes do comércio exterior públicos e privados. Sua implementação se deu junto ao Portal Único do Comércio Exterior, Siscomex, RFB e SECEX.