por Leandro Sprenger
China acelera processos de licenciamento para exportação de terras raras: descubra mais
O Ministério do Comércio da China informou, no dia 16 de outubro de 2025, que vai simplificar os processos de licenciamento e reduzir o tempo de análise das exportações de terras raras.
Ressalta-se ainda que, além disso, o país estuda a implementação de ações que facilitem o comércio legítimo desses recursos estratégicos.
Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo a exportação e a China? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto de hoje!
Confira os seguintes tópicos:
- Objetivo dos controles de exportação
- Comunicação com outros países e críticas às medidas dos EUA
- Impactos econômicos e respostas da China
- Novo Processo de Exportação: o que é?
- Principais produtos importados da China pelo Brasil
- O que é o Siscomex?
- Comércio Exterior o que é?
- O que é Logística Internacional?
Bora lá? 😉
Objetivo dos controles de exportação
De acordo com He Yongqian, porta-voz do ministério, as novas restrições de exportação fazem parte de uma iniciativa do governo para aperfeiçoar o sistema de regulamentação, sem visar nenhum país ou região em particular.
O objetivo das medidas é evitar o uso indevido das terras raras, como em armamentos de destruição em massa, garantindo, assim, a proteção da segurança nacional chinesa.
Comunicação com outros países e críticas às medidas dos EUA
O governo chinês já havia informado os países e regiões relevantes antes de formalizar os novos controles de exportação e segue mantendo um diálogo contínuo com os envolvidos, buscando facilitar o processo. Nesse contexto, He Yongqian ressaltou o descontentamento de Pequim com diversas ações restritivas adotadas pelos Estados Unidos, entre elas a ampliação da "entity-list" (lista de entidades restritas) norte-americana e a imposição de tarifas portuárias extras sobre embarcações chinesas.
A porta-voz afirmou que as atitudes de Washington estão "provocando deliberadamente mal-entendidos e alarmes desnecessários".
Impactos econômicos e respostas da China
He destacou que essas medidas prejudicam diretamente as indústrias chinesas, enquanto aumentam a inflação interna nos Estados Unidos, enfraquecem a competitividade dos portos americanos e afetam negativamente o mercado de trabalho no país. Ela ainda enfatizou que as respostas da China a essas ações são "necessárias" e visam "manter condições justas nos mercados globais de navegação e construção naval".
Mesmo após as discussões em Madri, em setembro, entre representantes da China e dos Estados Unidos, os norte-americanos introduziram 20 novas restrições em um intervalo de apenas 20 dias. "Esperamos que os Estados Unidos reconheçam os avanços alcançados nas conversas econômicas e comerciais e corrigam suas práticas equivocadas sem demora", concluiu a porta-voz do Ministério do Comércio.
Novo Processo de Exportação: o que é?
Atualmente, existem diferentes frentes de trabalho dentro do Programa Portal Único, envolvendo todo o governo brasileiro e contando com apoio e participação do setor privado.
Dentre essas iniciativas, merece destaque o desenvolvimento do Novo Processo de Exportação, concluído em 2016. Esse trabalho engloba o mapeamento dos processos atuais de exportação e a identificação de necessidades dos intervenientes públicos e privados para a criação de um fluxo contínuo de informações por meio do Portal Único.
Ou seja, podemos concluir que o Novo Processo de Exportação (NPE) promove um fluxo de informações mais eficiente e integração entre os intervenientes do comércio exterior públicos e privados.
Sua implementação se deu junto ao Portal Único do Comércio Exterior, Siscomex, pela Receita Federal Brasileira em conjunto ao SECEX e desde então vem otimizando os processos de comércio exterior, seja diminuindo o tempo necessário entre as etapas, como também reduzindo custos inerentes às operações, o que aumenta a competitividade brasileira frente ao mercado externo.
Principais produtos importados da China pelo Brasil
Confira a lista dos principais produtos que o Brasil importa da China.
- Equipamentos de telecomunicações
- Válvulas e tubos termiônicas
- Compostos organo-inorgânicos
- Demais produtos - Indústria de Transformação
- Adubos ou fertilizantes
- Medicamentos e produtos farmacêuticos, exceto veterinários
- Máquinas e aparelhos elétricos
- Peças e acessórios para escritório
- Aparelhos elétricos para ligação
- Máquinas de energia elétrica
- Produtos laminados planos de ferro ou aço
- Inseticidas, formicidas, herbicidas e produtos semelhantes
- Equipamentos elétricos
- Partes e acessórios de veículos automotivos
- Geradores elétricos giratórios
É claro que o Brasil importa muitos outros produtos vindos da China, alguns mais conhecidos como roupas e eletrônicos.
O que é o Siscomex?
O SISCOMEX é a sigla de Sistema Integrado de Comércio Exterior - é um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.
O Sistema entrou em operação em 1993 com o módulo de Exportação e, em 1997, para as importações. Em 2014 foi lançado o Portal Único de Comércio Exterior.
Sem dúvida o Brasil inovou ao criar um fluxo único de informações na década de 90. Entretanto uma nova revisão se faz necessária atualmente. Dessa forma, desde 2014 iniciou-se o projeto do Portal Único de Comércio Exterior.
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras do comércio exterior são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
O que é Logística Internacional?
Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
O Sistema Integrado de Comércio Exterior - Siscomex é um instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior.
O Novo Processo de Exportação é uma das mudanças mais importantes implementadas pelo Portal Único Siscomex e principal iniciativa governamental de desburocratização e facilitação do comércio exterior brasileiro.
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.
