por Leandro Sprenger

12 Sep, 2025

Com aumento de tarifas, exportação de tilápia do Brasil pode quase desaparecer no 2º semestre: saiba mais

No artigo de hoje, vamos entender mais o cenário das exportações de peixes no Brasil após o tarifaço dos EUA, mais especificamente sobre as exportações de tilápia.

Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo as exportações brasileiras de peixes? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto de hoje!

Confira os seguintes tópicos:

  • Exportações de tilápia e tarifaço de Trump: qual a relação?
  • Exportações de produtos para os EUA
  • Novo Processo de Exportação: O que é?
  • Principais produtos Exportados pelo Brasil
  • O que é o Siscomex?
  • Comércio Exterior o que é?
  • O que é Logística Internacional?

E-book - passo a passo DU-E

Vamos lá? 😉
Exportação de peixes

Exportações de tilápia e tarifaço de Trump: qual a relação?

As exportações de tilápia pelo Brasil cresceram 52% em termos de volume, alcançando 8 mil toneladas, no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024. Em termos financeiros, o valor foi de US$ 36 milhões, com 95% das remessas direcionadas aos Estados Unidos, conforme comunicado da Peixe BR, a associação que representa o setor no Brasil.

No entanto, os embarques internacionais podem ser praticamente interrompidos neste semestre, devido à imposição de uma tarifa de 50% pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras e a tilápia, o principal peixe exportado, também foi afetada.

De acordo com Francisco Medeiros, presidente da Peixe BR, antes da aplicação das novas tarifas, as expectativas eram de um crescimento contínuo no volume de exportação ao longo do ano, com o Brasil se destacando nas vendas para os Estados Unidos. "Porém, o recente anúncio do governo americano modificou essas previsões", lamenta o executivo. A tarifa adicional de 40%, somada à de 10% já estabelecida em abril pelos EUA, entrou em vigor em 6 de agosto.

Medeiros ainda afirma que a tarifa de 50% deve resultar em um segundo semestre com "exportações praticamente nulas". "Isso agravar a crise no mercado nacional, diante do aumento da oferta interna e, especialmente, da entrada de filés de tilápia do Vietnã, o que tende a intensificar ainda mais a dificuldade."

Neste contexto, a Peixe BR informa que está em busca de novas alternativas para exportar filés de peixe, principalmente tilápias, para outros mercados.

Exportações de produtos para os Estados Unidos

Especialistas apontam que a decisão de Trump pode resultar em uma diminuição de bilhões de dólares nas vendas externas brasileiras, mesmo sem considerar possíveis ajustes setoriais.
Conforme relatório do banco BTG Pactual, a nova taxa não será adicionada aos 25% já incidentes sobre veículos e autopeças, tampouco aos 50% que incidem sobre aço e alumínio.

Itens que estão sendo analisados sob a Seção 232, como chips, minérios estratégicos e fármacos, permanecerão dispensados da cobrança. A mesma exceção se aplica ao petróleo bruto e seus derivados.

Confira abaixo os principais produtos enviados pelo Brasil aos EUA nos últimos meses:

    1. Café
    2. Proteína bovina
    3. Suco de laranja
    4. Petróleo
    5. Aeronaves
    6. Produtos semielaborados de ferro ou aço
    7. Insumos de construção civil e engenharia
    8. Madeira processada
    9. Equipamentos industriais e motores
    10. Produtos eletrônicos


    Novo Processo de Exportação: O que é?

    Atualmente, existem diferentes frentes de trabalho dentro do Programa Portal Único, envolvendo todo o governo brasileiro e contando com apoio e participação do setor privado. 

    Dentre essas iniciativas, merece destaque o desenvolvimento do Novo Processo de Exportação, concluído em 2016. Esse trabalho engloba o mapeamento dos processos atuais de exportação e a identificação de necessidades dos intervenientes públicos e privados para a criação de um fluxo contínuo de informações por meio do Portal Único.

    Ou seja, podemos concluir que o Novo Processo de Exportação (NPE) promove um fluxo de informações mais eficiente e integração entre os intervenientes do comércio exterior públicos e privados

    Sua implementação se deu junto ao Portal Único do Comércio Exterior, Siscomex, pela Receita Federal Brasileira em conjunto ao SECEX e desde então vem otimizando os processos de comércio exterior, seja diminuindo o tempo necessário entre as etapas, como também reduzindo custos inerentes às operações, o que aumenta a competitividade brasileira frente ao mercado externo.

    Principais produtos Exportados pelo Brasil

    Confira a seguir o ranking dos 10 produtos que mais exportamos nos últimos anos:

     Principais Produtos Exportados pelo Brasil em 2025Valor FOB US$
    Minério de Ferro ✔️42,2 Bilhões
    Soja ✔️37,3 Bilhões
    Óleos brutos de petróleo ✔️27,4 Bilhões
    Açúcares e melaços ✔️8,5 Bilhões
    Carne Bovina ✔️7,4 Bilhões
    Farelos de Soja ✔️7,2 Bilhões
    Óleos combustíveis de petróleo ✔️6,6 Bilhões
    Demais produtos - Indústria de Transformação ✔️6,4 Bilhões
    Carnes de aves✔️6,3 Bilhões
    10ºCelulose ✔️6,1 Bilhões

    Fonte: ComexStat.

    O que é o Siscomex?

    SISCOMEX é a sigla de Sistema Integrado de Comércio Exterior - é um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.

    O Sistema entrou em operação em 1993 com o módulo de Exportação e, em 1997, para as importações. Em 2014 foi lançado o Portal Único de Comércio Exterior.

    Sem dúvida o Brasil inovou ao criar um fluxo único de informações na década de 90. Entretanto uma nova revisão se faz necessária atualmente. Dessa forma, desde 2014 iniciou-se o projeto do Portal Único de Comércio Exterior.

    Comércio Exterior o que é?

    Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

    O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

    Estas regras do comércio exterior são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

    O que é Logística Internacional?

    Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

    globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

    E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback😉

    O Sistema Integrado de Comércio Exterior - Siscomex é um instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior.

    O Novo Processo de Exportação é uma das mudanças mais importantes implementadas pelo Portal Único Siscomex e principal iniciativa governamental de desburocratização e facilitação do comércio exterior brasileiro.

    Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.

    A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

    E-book - Tudo sobre a DU-E 2024