por Leandro Sprenger

23 Jan, 2026

Recorde histórico nas vendas externas de soja: veja mais sobre

No artigo de hoje, nos vamos entender mais a respeito do recorde nas exportações brasileiras de soja em 2025 e os impactos dentro do comércio exterior.

Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo as exportações de soja? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto de hoje!

Confira os seguintes tópicos:

  • Colheita abundante e forte demanda chinesa impulsionaram os números
  • Farelo de soja também alcança patamar inédito
  • Embarques de milho mostram avanço significativo
  • Brasil se consolida entre os líderes globais
  • Soja no mundo
  • DU-E de Exportação de Soja
  • Novo Processo de Exportação: o que é?
  • O que é o Siscomex?
  • Comércio Exterior o que é?
  • O que é Logística Internacional?

Bora lá? 😉

Exportação de soja

O Brasil, que ocupa a liderança mundial na produção e no envio de soja ao exterior, encerrou o ano de 2025 com um marco histórico nas exportações do grão.

Ao todo, foram embarcadas 108,68 milhões de toneladas, o maior volume já registrado pelo país, segundo informações divulgadas pela agência marítima Cargonave nesta segunda-feira. O resultado representa uma expansão de 11,7% em relação a 2024.

Colheita abundante e forte demanda chinesa impulsionaram os números

O desempenho expressivo é consequência direta da safra histórica colhida no Brasil no ano anterior. Além disso, o ritmo acelerado das compras realizadas pela China teve papel fundamental nesse avanço.

Durante grande parte do ano, o país asiático reduziu suas aquisições de soja dos Estados Unidos, em razão da disputa tarifária, direcionando a demanda para o mercado brasileiro.

Farelo de soja também alcança patamar inédito

Outro destaque de 2025 foi o farelo de soja. As exportações do produto ultrapassaram 23,07 milhões de toneladas, superando o recorde anterior de 22,84 milhões, registrado em 2024.

Os dados reforçam a relevância do Brasil também nesse segmento do agronegócio, conforme apontado pela Cargonave.

Embarques de milho mostram avanço significativo

O milho brasileiro também apresentou crescimento expressivo nos embarques ao exterior. No ano passado, o volume exportado chegou a 41,7 milhões de toneladas, quase 4 milhões de toneladas acima do total registrado em 2024, evidenciando a força do país nesse mercado.

Brasil se consolida entre os líderes globais

E-book - passo a passo DU-E

Com esses resultados, o Brasil reafirma sua posição de destaque entre os maiores exportadores mundiais de soja, farelo de soja e milho, consolidando sua importância estratégica no abastecimento global de commodities agrícolas.

Soja no mundo

  • Produção: 362,075 milhões de toneladas; e
  • Área plantada: 125,691 milhões de hectares.

Fonte: USDA (12/06/2023)

Soja no Brasil (segundo maior produtor mundial do grão)

  • Produção: 114,843 milhões de toneladas;
  • Área plantada: 35,822 milhões de hectares; e
  • Produtividade: 3.206 kg/ha.

Fonte: CONAB

Entre 2022 e 2023 a produtividade de Soja no País foi de 3.385kg/ha, o que comprova uma elevação do nível anterior. 

DU-E de Exportação de Soja

Falando um pouco da parte operacional da exportação de soja, vale lembrar que a exportação de granel se enquadra em situação especial de despacho de exportação. Tal situação se justifica apenas em razão da incerteza em relação à quantidade exata exportada.

Assim sendo, é possível fazer DU-E de Embarque Antecipado. 

O embarque antecipado de mercadorias pode ser autorizado em diversas hipóteses, dentre elas: exportação de granéis, produtos da indústria siderúrgica e de mineração, produtos agroindustriais acondicionados em fardos ou sacaria, entre outros dispostos no 96 da IN RFB nº 1702/17.

Recentemente criamos um passo a passo da DU-E de Embarque Antecipado confira aqui.

Novo Processo de Exportação: o que é?

Atualmente, existem diferentes frentes de trabalho dentro do Programa Portal Único, envolvendo todo o governo brasileiro e contando com apoio e participação do setor privado. 

Dentre essas iniciativas, merece destaque o desenvolvimento do Novo Processo de Exportação, concluído em 2016.

Esse trabalho engloba o mapeamento dos processos atuais de exportação e a identificação de necessidades dos intervenientes públicos e privados para a criação de um fluxo contínuo de informações por meio do Portal Único.

Ou seja, podemos concluir que o Novo Processo de Exportação (NPE) promove um fluxo de informações mais eficiente e integração entre os intervenientes do comércio exterior públicos e privados

Sua implementação se deu junto ao Portal Único do Comércio Exterior, Siscomex, pela Receita Federal Brasileira em conjunto ao SECEX e desde então vem otimizando os processos de comércio exterior, seja diminuindo o tempo necessário entre as etapas, como também reduzindo custos inerentes às operações, o que aumenta a competitividade brasileira frente ao mercado externo.

O que é o Siscomex?

SISCOMEX é a sigla de Sistema Integrado de Comércio Exterior - é um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.

O Sistema entrou em operação em 1993 com o módulo de Exportação e, em 1997, para as importações. Em 2014 foi lançado o Portal Único de Comércio Exterior.

Sem dúvida o Brasil inovou ao criar um fluxo único de informações na década de 90. Entretanto uma nova revisão se faz necessária atualmente. Dessa forma, desde 2014 iniciou-se o projeto do Portal Único de Comércio Exterior.

Comércio Exterior o que é?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

Estas regras do comércio exterior são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

O que é Logística Internacional?

Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback😉

O Sistema Integrado de Comércio Exterior - Siscomex é um instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior.

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.

Logística internacional é o conjunto de atividades de planejamento, execução e controle do fluxo de mercadorias e informações entre diferentes países. Ela abrange desde a movimentação de matérias-primas até a entrega final do produto, incluindo transporte

O Novo Processo de Exportação (NPE) promove um fluxo de informações mais eficiente e integração entre os intervenientes do comércio exterior públicos e privados.

E-book - Tudo sobre a DU-E 2024