por Leandro Sprenger

16 Oct, 2025

Brasil busca expandir comércio com países Árabes: entenda mais

Carlos Fávaro, titular da Pasta da Agricultura, expressou aos representantes da Liga Árabe o desejo do Brasil de aumentar a importação de produtos oriundos dessa região, conforme comunicado divulgado pelo Ministério da Agricultura.

Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo o comércio exterior com os países Árabes? Então pegue o seu café e continue conosco no texto de hoje!

Confira os seguintes tópicos:

  • Comércio exterior com os países Árabes   
  • Relações diplomáticas de longa data e potencial de expansão
  • Brasil como provedor global de alimentos
  • Novas oportunidades para parcerias comerciais
  • O que é o Novo Processo de Importação (NPI)
  • O que é o Siscomex?
  • Comércio Exterior o que é?
  • O que é Logística Internacional?

Vamos lá? 😉
Comércio exterior países Árabes

Comércio exterior com os países Árabes    

Durante um encontro com o Conselho de Embaixadores da Liga dos Estados Árabes e com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, realizado na sede da embaixada palestina em Brasília, Fávaro afirmou: "Nossa intenção é ser um grande comprador não apenas de fertilizantes, essenciais para nossa produção agrícola, mas também de outros produtos que os países árabes desejem comercializar conosco. Estamos prontos para negociar."

Relações diplomáticas de longa data e potencial de expansão

O ministro relembrou que, em 2023, o Brasil e a Liga Árabe celebram 80 anos de relações diplomáticas. Ele ressaltou que o país se consolidou como o maior exportador mundial de produtos halal. "Dentre tudo o que exportamos para a Liga Árabe, 75% são produtos agropecuários: carne de frango, carne bovina, açúcar, milho e mel. O Brasil é um grande fornecedor de alimentos para os países árabes", destacou Fávaro.

Brasil como provedor global de alimentos

Fávaro também sublinhou a importância do Brasil no fornecimento de alimentos para a região árabe, mencionando, entre outros, a recente ampliação das exportações de ovos férteis para a Arábia Saudita, açaí para o Egito e café e suco de laranja para os Emirados Árabes Unidos.

Ele mencionou ainda a iniciativa do Brasil de explorar novos mercados, especialmente em um contexto de desafios impostos pela política comercial dos Estados Unidos. "Estamos fazendo um esforço contínuo para expandir nossos mercados e fortalecer nossas relações comerciais, sempre com o objetivo de alcançar recordes na balança comercial", afirmou.

Novas oportunidades para parcerias comerciais

William Adib Dib, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, destacou a necessidade de aprofundar as parcerias entre Brasil e países árabes em diversos setores, incluindo a indústria de fertilizantes e o mercado halal.

Ele ressaltou que, além dos alimentos, existem amplas oportunidades para negócios envolvendo produtos industrializados, cosméticos, medicamentos e serviços. A cooperação nestes segmentos pode abrir novos horizontes para o fortalecimento das trocas comerciais entre as duas regiões.

O que é o Novo Processo de Importação (NPI)

O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras. O Portal Siscomex é um dos instrumentos do NPI, no qual temos uma reestruturação de documentos eletrônicos tais como: a DUIMP, o Catálogo de Produtos, LPCO e outros.

👉 Mas não ficando só nisso, e passando também por mapeamento, reestruturação de normas, processos e legislações.

O que é o Siscomex?

SISCOMEX é a sigla de Sistema Integrado de Comércio Exterior - é um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.

O Sistema entrou em operação em 1993 com o módulo de Exportação e, em 1997, para as importações. Em 2014 foi lançado o Portal Único de Comércio Exterior.

Sem dúvida o Brasil inovou ao criar um fluxo único de informações na década de 90. Entretanto uma nova revisão se faz necessária atualmente. Dessa forma, desde 2014 iniciou-se o projeto do Portal Único de Comércio Exterior.

Comércio Exterior o que é?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

Estas regras do comércio exterior são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

O que é Logística Internacional?

E-book Módulo Classif do Portal Único Siscomex

Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback😉

E-book Atributos Do NPI: Tudo que você precisa saber

E-book Passo a passo para habilitar o Despachante como GESTOR DO CATÁLOGO

O Sistema Integrado de Comércio Exterior - Siscomex é um instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior.

Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência.

A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.

O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras. O Portal Siscomex é um dos instrumentos do NPI, no qual temos uma reestruturação de documentos.

Mini Curso - Por dentro do Novo Processo de Importação