por Leandro Sprenger
China amplia investigação sobre compra de carne bovina até janeiro de 2026: saiba mais
O governo chinês decidiu estender, mais uma vez, o período de sua investigação envolvendo as importações de carne bovina, iniciada no final de 2024.
O limite, que já havia sido prolongado anteriormente, agora foi adiado para 26 de janeiro de 2026, devido à “complexidade do caso”. A informação foi divulgada pelo Ministério do Comércio da China em um comunicado nesta terça-feira.
Vamos lá saber mais sobre este assunto? 😉 
Origens da investigação e sucessivas prorrogações
A apuração teve início em 27 de dezembro de 2024 e, originalmente, deveria ser encerrada até 6 de agosto de 2025. Depois, o prazo foi empurrado para 26 de novembro e, agora, recebeu mais dois meses adicionais.
Ao longo desse período, autoridades chinesas vêm realizando diversas reuniões e audiências com países fornecedores de carne bovina, envolvendo tanto representantes governamentais quanto do setor privado.
Expectativa da indústria brasileira
O resultado desse processo é acompanhado de perto pelo setor produtivo do Brasil, visto que a investigação pode levar à implementação de possíveis salvaguardas comerciais contra os exportadores.
O país segue como o maior fornecedor da proteína ao mercado chinês.
Possíveis medidas e preocupações do mercado
Entre as ações que a China pode adotar, estão a imposição de limites às compras externas de carne bovina ou a cobrança de sobretaxas (tarifas adicionais) sobre o produto.
Desde o anúncio da investigação, surgiram preocupações de que o governo chinês pudesse reduzir suas importações para proteger a produção interna, o que atingiria diretamente grandes exportadores, como Brasil e Estados Unidos.
Crescimento das importações e queda da participação doméstica
Em um comunicado divulgado em dezembro, o ministério destacou que as importações de carne bovina registraram incremento de 64,93% entre 2019 e 2023, além de terem mais que duplicado (106,28%) no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2019. Por outro lado, o mercado interno perdeu espaço: as importações passaram a corresponder a 43,87% da oferta total no período analisado, ante 24,87% em 2019.
O que é o Novo Processo de Importação (NPI)
O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras.
O Portal Siscomex é um dos instrumentos do NPI, no qual temos uma reestruturação de documentos eletrônicos tais como: a DUIMP, o Catálogo de Produtos, LPCO e outros.
👉 Mas não ficando só nisso, e passando também por mapeamento, reestruturação de normas, processos e legislações.
Principais Produtos Importados da China pelo Brasil
Confira a lista dos principais produtos que o Brasil importa da China.
- Equipamentos de telecomunicações
- Válvulas e tubos termiônicas
- Compostos organo-inorgânicos
- Demais produtos - Indústria de Transformação
- Adubos ou fertilizantes
- Medicamentos e produtos farmacêuticos, exceto veterinários
- Máquinas e aparelhos elétricos
- Peças e acessórios para escritório
- Aparelhos elétricos para ligação
- Máquinas de energia elétrica
- Produtos laminados planos de ferro ou aço
- Inseticidas, formicidas, herbicidas e produtos semelhantes
- Equipamentos elétricos
- Partes e acessórios de veículos automotivos
- Geradores elétricos giratórios
É claro que o Brasil importa muitos outros produtos vindos da China, alguns mais conhecidos como roupas e eletrônicos, mas conforme dados da ComexStat, os produtos listados acima foram os mais importados segundo dados de janeiro a dezembro de 2024.
O que é o Siscomex?
O SISCOMEX é a sigla de Sistema Integrado de Comércio Exterior - é um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.
O Sistema entrou em operação em 1993 com o módulo de Exportação e, em 1997, para as importações. Em 2014 foi lançado o Portal Único de Comércio Exterior.
Sem dúvida o Brasil inovou ao criar um fluxo único de informações na década de 90. Entretanto uma nova revisão se faz necessária atualmente. Dessa forma, desde 2014 iniciou-se o projeto do Portal Único de Comércio Exterior.
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras do comércio exterior são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
O que é Logística Internacional?
Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
O Sistema Integrado de Comércio Exterior - Siscomex é um instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior.
Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência.
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras. O Portal Siscomex é um dos instrumentos do NPI, no qual temos uma reestruturação de documentos.


.png)