por Leandro Sprenger
China divulga tarifa de 55% para importação de carne bovina
A China comunicou no dia 31 de dezembro de 2025, a implementação de ações de proteção comercial sobre a entrada de carne bovina no país. A informação foi divulgada pelo Ministério do Comércio (Mofcom) da nação.
O Executivo chinês optou por estabelecer limites específicos por país para a entrada de carne bovina, com a aplicação de uma taxa suplementar de 55% para quantidades que ultrapassarem a cota. As regras passam a valer amanhã (1º) e serão vigentes por três anos, até 31 de dezembro de 2028.
Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo as importações de carne bovina por parte da China? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto de hoje!
Confira os seguintes tópicos:
- Tarifa de 55% para importação de carne bovina
- Situação da Argentina
- O que é o Novo Processo de Importação (NPI)?
- O que é o Siscomex?
- Comércio Exterior o que é?
- O que é Logística Internacional?
Bora lá? 😉
Tarifa de 55% para importação de carne bovina
O Brasil, principal provedor da proteína vermelha para o mercado chinês, contará com uma cota de exportação de 1,106 milhão de toneladas sem encargos extras neste ano.
Esse volume sobe para 1,128 milhão de toneladas em 2027 e para 1,154 milhão de toneladas em 2028. Para efeito de comparação, no acumulado até novembro deste ano, o país já enviou 1,499 milhão de toneladas de carne bovina para a China, totalizando US$ 8,028 bilhões em valor.
A adoção de mecanismos de salvaguarda pela China era considerada “iminente” pelo governo e pelo setor produtivo brasileiros, que receiam as consequências de uma redução nas exportações da carne vermelha ao mercado asiático.
Ressalta-se que as autoridades de Pequim já haviam indicado aos países que aplicariam cotas e tarifas sobre a importação dessa carne.
Representantes do governo brasileiro afirmam que os chineses vinham sinalizando a adoção de uma salvaguarda “moderada”, com a intenção de preparar os parceiros e reduzir impactos negativos nas relações bilaterais.
Outros importantes países exportadores de carne bovina também terão suas vendas ao mercado chinês sujeitas a limites por cotas, determinados conforme a participação de cada um nas exportações para a China.
A maior cota cabe ao Brasil, que representa 45% de toda a carne bovina importada pelo país asiático.
Situação da Argentina
A Argentina terá cota de 511 mil toneladas no próximo ano. O Uruguai terá direito a 324 mil toneladas sem tarifa adicional em 2026, seguido pela Nova Zelândia com 206 mil toneladas, Austrália com 205 mil toneladas e Estados Unidos com 164 mil toneladas.
Ao explicar a decisão, o Mofcom afirmou que “o incremento nas importações de carne bovina provocou sérios prejuízos à indústria doméstica da China e que há uma relação direta entre o aumento das importações e esses danos significativos”, conforme já havia sido exposto à Organização Mundial do Comércio (OMC).
Segundo o governo chinês, as ações de salvaguarda serão gradualmente flexibilizadas ao longo do período de vigência. A alíquota de 55% sobre quantidades além da cota de cada país será somada à tarifa atualmente em vigor para cada caso.
Volumes de cotas não utilizados em um ano não poderão ser transferidos para o ano subsequente, informou a administração chinesa.
O que é o Novo Processo de Importação (NPI)?
O Novo Processo de Importação (NPI) é um projeto coordenado pelo Governo Federal que tem como propósito modernizar, digitalizar e integrar as etapas relacionadas à entrada de produtos no Brasil.
Entre os principais elementos que compõem o NPI estão:
Declaração Única de Importação (Duimp)
Catálogo de Produtos e Atributos
Integração entre os órgãos responsáveis pela anuência das operações
O grande objetivo é reduzir entraves burocráticos, aumentar a clareza dos processos, reforçar a segurança nas transações e tornar o comércio exterior mais ágil e competitivo.
O que é o Siscomex?
O SISCOMEX é a sigla de Sistema Integrado de Comércio Exterior - é um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.
O Sistema entrou em operação em 1993 com o módulo de Exportação e, em 1997, para as importações. Em 2014 foi lançado o Portal Único de Comércio Exterior.
Sem dúvida o Brasil inovou ao criar um fluxo único de informações na década de 90. Entretanto uma nova revisão se faz necessária atualmente. Dessa forma, desde 2014 iniciou-se o projeto do Portal Único de Comércio Exterior.
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
O que é Logística Internacional?
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
O Sistema Integrado de Comércio Exterior - Siscomex é um instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior.
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.
Logística internacional é o conjunto de atividades de planejamento, execução e controle do fluxo de mercadorias e informações entre diferentes países. Ela abrange desde a movimentação de matérias-primas até a entrega final do produto, incluindo transporte
O Novo Processo de Importação (NPI) é um projeto coordenado pelo Governo Federal que tem como propósito modernizar, digitalizar e integrar as etapas relacionadas à entrada de produtos no Brasil.


.png)