por Leandro Sprenger
Desde 2007, compras externas de trigo não alcançavam patamar atual: entenda mais
A valorização do real diante da moeda americana e a extensão da diminuição dos encargos na Argentina favoreceram o aumento das aquisições brasileiras de trigo nos cinco primeiros meses de 2025.
Essas transações se consolidaram como a principal via de fornecimento para os moinhos no período. A análise foi feita pela equipe de Consultoria Agro do Itaú BBA.
Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo as importações de trigo? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto de hoje!
Confira os seguintes tópicos:
- Importação de trigo: dados atualizados
- Ambiente doméstico
- De onde vem o Trigo importado pelo Brasil
- O que é o Novo Processo de Importação (NPI)?
- Comércio Exterior o que é?
- O que é Logística Internacional?
Vamos lá? 😉
Importação de trigo: dados atualizados
Segundo os analistas da instituição financeira, entre janeiro e maio de 2025, o Brasil trouxe do exterior 3 milhões de toneladas de trigo — o volume mais elevado para esse intervalo desde 2007 — com 72% provenientes do país vizinho.
O avanço das entradas do cereal já havia sido identificado pela consultoria em abril, em relatório referente ao primeiro trimestre. Naquela ocasião, o montante totalizava 1,9 milhão de toneladas, superando marcas alcançadas em 2008.
Em janeiro, o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva das Culturas de Inverno do Ministério da Agricultura e Pecuária, e dirigente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Hamilton Jardim, já havia sinalizado sobre a tendência de aumento das importações do produto.
Ambiente doméstico
Conforme o Itaú BBA, as tratativas no cenário interno do trigo seguiram restritas ao longo de maio e começo de junho. Com os moinhos já supridos e a oferta nacional mais escassa, os valores apresentaram retração nesse intervalo. No Rio Grande do Sul, a queda foi de 4%, com o produto comercializado por R$ 70,04 a saca. No Paraná, a cotação média cedeu 2%, alcançando R$ 78,62 por saca em 10 de junho.
Com os estoques remanescentes em níveis reduzidos no mercado brasileiro, as atenções se concentram agora na implantação da nova colheita. No estado, o excesso de umidade no mês de junho atrasou a etapa de plantio.
Levantamento do Informativo Conjuntural da Emater-RS/Ascar, divulgado na quinta-feira, dia 26, aponta que as precipitações da última semana, que chegaram a 300 milímetros em algumas regiões, permitiram avanço de apenas 2%, atingindo 39% da área planejada. No mesmo período do ano anterior, o plantio já cobria 55% da área estimada.
De onde vem o Trigo importado pelo Brasil
Confira a Lista dos principais fornecedores de trigo para o Brasil em 2025:
País de Origem | Valor FOB Importado |
Argentina | 1,24 Bilhão |
Estados Unidos | 89,51 Milhões |
Paraguai | 83,09 Milhões |
Uruguai | 32,66 Milhões |
Canadá | 27,53 Milhões |
Note que a Argentina é um dos nossos principais parceiros comerciais quando o assunto é importação de trigo. Observe que USD 1,24 Bilhão das nossas Importações de Trigo foram oriundas da Argentina, isso representou 83% das Importações de Trigo do Brasil.
O que é o Novo Processo de Importação (NPI)?
O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras. O Portal Siscomex é um dos instrumentos do NPI, no qual temos uma reestruturação de documentos eletrônicos tais como: a DUIMP, o Catálogo de Produtos, LPCO e outros.
👉 Mas não ficando só nisso, e passando também por mapeamento, reestruturação de normas, processos e legislações.
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras do comércio exterior são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
O que é Logística Internacional?
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
O Sistema Integrado de Comércio Exterior - Siscomex é um instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior.
Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência.
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras. O Portal Siscomex é um dos instrumentos do NPI, no qual temos uma reestruturação de documentos.
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.