por Leandro Sprenger
Governo Federal estende por 24 meses a tarifa de importação da borracha natural: saiba mais
Vamos saber mais no texto de hoje a respeito do Governo Federal estender por 24 meses a tarifa de importação da borracha natural.
Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo a importação? Então pegue o seu café e continue conosco no texto de hoje!
Confira os seguintes tópicos:
- Decisão do Gecex e Camex
- Proteção ao mercado interno
- Valorização da produção nacional
- Impactos sociais e econômicos
- Redução da dependência externa
- Panorama da produção no Brasil
- Alinhamento estratégico
- O que é o Siscomex?
- Comércio Exterior o que é?
- O que é Logística Internacional?
Vamos lá? 😉
.
Decisão do Gecex e Camex
Durante encontro do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), o Governo Federal decidiu estender, por mais dois anos (até agosto de 2027), a aplicação da alíquota de 10,8% sobre a entrada de borracha natural no Brasil.
A medida foi adotada em resposta às solicitações de produtores e entidades representativas do setor, como a Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha Natural (APABOR) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Proteção ao mercado interno
Essa iniciativa reforça a estratégia comercial do país ao preservar a indústria nacional frente à competição vinda do Sudeste Asiático.
Além disso, ajuda a reduzir os efeitos negativos sobre a heveicultura e incentiva a produção doméstica, trazendo maior estabilidade ao mercado interno.
Valorização da produção nacional
O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (SPA/Mapa), Guilherme Campos, ressaltou a relevância da prorrogação para estimular o setor e buscar a autossuficiência. “Foi mantida a taxa de 10,8% que já estava em vigor, estendendo por mais dois anos a proteção ao produtor nacional diante da concorrência agressiva de países asiáticos. Trata-se de uma decisão estratégica que proporciona maior previsibilidade e segurança ao agricultor brasileiro”, afirmou.
Impactos sociais e econômicos
Campos também destacou os reflexos positivos da medida no campo social.
“A heveicultura é uma atividade que exige alta intensidade de mão de obra, promovendo a permanência do trabalhador no meio rural e garantindo remuneração justa. Essa decisão fortalece o setor, amplia as oportunidades de trabalho e renda e estimula investimentos em áreas de cultivo sustentável”, acrescentou.
Redução da dependência externa
A manutenção da tarifa contribui diretamente para o fortalecimento da produção nacional, assegurando melhores condições de mercado ao agricultor brasileiro e incentivando a expansão da produção interna até alcançar autossuficiência.
Ressalta-se que atualmente, ainda existe dependência de cerca de 40% a 50% de borracha importada para suprir a demanda nacional.
Panorama da produção no Brasil
De acordo com informações da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa (SCRI), o Brasil produz, em média, mais de 370 mil toneladas anuais de borracha natural.
O estado de São Paulo concentra mais de 60% desse total, seguido por Minas Gerais, Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Espírito Santo. Nos últimos cinco anos, a produção nacional atendeu, em média, 57% da necessidade do mercado interno. Nesse mesmo período, os principais exportadores para o Brasil foram Indonésia, Tailândia, Costa do Marfim e Malásia.
Alinhamento estratégico
Com essa prorrogação, o Governo Federal busca aumentar a renda dos produtores, fomentar a expansão de novas áreas produtivas e avançar rumo à independência produtiva.
A medida também está em sintonia com o Plano Nacional de Fomento à Borracha Natural, que apoia a bioeconomia, incentiva práticas de sustentabilidade e amplia a competitividade do setor brasileiro.
Borracha sintética de onde compramos?
Os Estados Unidos aparecem como responsável de 30% da origem de borrachas sintéticas, seguido da Rússia, Alemanha e Bélgica. Para ilustrar melhor, confira de onde o Brasil compra Borracha Sintética:
País origem | % | US$ FOB | |
1º | Estados Unidos | 30% | 155 mi |
2º | Rússia | 15% | 75,4 mi |
3º | Alemanha | 8,1% | 41,4 mi |
4º | Bélgica | 7,9% | 40,5 mi |
5º | Polônia | 6,4% | 32,5 mi |
Fonte: Comex Stat
O que é o Siscomex?
O SISCOMEX é a sigla de Sistema Integrado de Comércio Exterior - é um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.
O Sistema entrou em operação em 1993 com o módulo de Exportação e, em 1997, para as importações. Em 2014 foi lançado o Portal Único de Comércio Exterior.
Sem dúvida o Brasil inovou ao criar um fluxo único de informações na década de 90. Entretanto uma nova revisão se faz necessária atualmente. Dessa forma, desde 2014 iniciou-se o projeto do Portal Único de Comércio Exterior.
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras do comércio exterior são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
O que é Logística Internacional?
Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
O SISCOMEX é a sigla de Sistema Integrado de Comércio Exterior - é um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.
Comércio Exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.
O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras.