por Leandro Sprenger

05 Oct, 2025

Ministério da Saúde anuncia importação de antídotos para combater contaminação em bebidas alcoólicas: saiba mais sobre

No artigo de hoje, nós vamos entender mais a respeito do anúncio do Ministério da Saúde sobre a importação de antídotos para combater contaminação em bebidas alcoólicas.

Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo a importação de medicamentos? Então pegue o seu café e continue conosco no texto de hoje!

Confira os seguintes tópicos:

  • Chegada dos antídotos: Fomepizol e Etanol farmacêutico
  • Como funcionam os antídotos
  • Acelerando a distribuição em todo o país
  • Mortes e investigações em curso
  • Reforço nas orientações ao consumidor
  • Manifesto da Associação Brasileira de Bebidas Destiladas
  • O que é o Novo Processo de Importação (NPI)?
  • O que é o Siscomex?
  • Comércio Exterior o que é?
  • O que é Logística Internacional?

Vamos lá? 😉

Importação antídotos para combater contaminação bebidas

O Ministério da Saúde divulgou, neste sábado (4), a decisão de importar antídotos para combater a contaminação por bebidas alcoólicas adulteradas.

Chegada dos antídotos: Fomepizol e Etanol farmacêutico

Estão previstas para a próxima semana as primeiras remessas de 2.500 unidades de fomepizol, medicamento que não é produzido nacionalmente, e que foi adquirido pelo governo de um fornecedor japonês, com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Além disso, o Ministério também informou a aquisição de 12 mil ampolas de etanol farmacêutico, com o objetivo de reforçar os estoques já disponíveis em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Ambos os antídotos são indicados para situações suspeitas de intoxicação por metanol, mesmo antes da confirmação do diagnóstico, sempre com a supervisão de profissionais de saúde.

Como funcionam os antídotos

O fomepizol age de maneira direta e seletiva sobre uma enzima hepática responsável por converter o metanol em ácido fórmico, uma substância extremamente tóxica para o corpo humano. Ao impedir essa transformação, o metanol circula sem se transformar em veneno, podendo ser expelido naturalmente ou com a ajuda de hemodiálise.

Por outro lado, o etanol farmacêutico não bloqueia a ação dessa enzima, mas sim ocupa um espaço concorrente no processo, retardando a manifestação dos sintomas graves da intoxicação. Isso proporciona mais tempo para a administração de tratamentos adequados.

Acelerando a distribuição em todo o país

O Ministério da Saúde destacou que o foco agora é garantir a distribuição eficiente dos antídotos para todas as regiões do Brasil. Quatro estados – Bahia, Pernambuco, Paraná e Mato Grosso do Sul – e o Distrito Federal solicitaram remessas de etanol farmacêutico. Nesse sábado (4), foram enviadas 580 ampolas, com previsão de chegada até o domingo.

O número de casos notificados subiu de 113 para 195 entre sexta e sábado. Desses, 14 casos foram confirmados, enquanto 181 ainda estão em investigação. O estado de São Paulo concentra a maior parte das ocorrências, com mais nove estados adicionados à lista de regiões com casos em análise. Agora, o número total de estados e o Distrito Federal que enfrentam a situação chega a 14.

Mortes e investigações em curso

Até o momento, 12 óbitos estão sendo investigados devido à suspeita de intoxicação por metanol, sendo 1 confirmação já registrada. A Secretaria de Saúde de São Paulo também notificou uma segunda morte, que ainda não foi incorporada aos dados atualizados pelo governo federal.

Reforço nas orientações ao consumidor

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, aproveitou para reiterar a importância de cautela no consumo de bebidas alcoólicas destiladas. "Quero reforçar para a população, como ministro e também como médico, a recomendação: neste momento, evite consumir bebidas alcoólicas destiladas, especialmente se você não tiver plena certeza da origem desse produto", afirmou.

Manifesto da Associação Brasileira de Bebidas Destiladas

Em uma declaração pública, a Associação Brasileira de Bebidas Destiladas expressou solidariedade às vítimas de intoxicação, reafirmando seu compromisso com a segurança dos consumidores. A associação também ressaltou que a falsificação de produtos não é apenas um erro, mas um crime, que prejudica tanto os consumidores quanto os comerciantes honestos e os fabricantes de produtos legítimos.

O que é o Novo Processo de Importação (NPI)?

Novo Processo de Importação (NPI) é um projeto coordenado pelo Governo Federal que tem como propósito modernizar, digitalizar e integrar as etapas relacionadas à entrada de produtos no Brasil.

Entre os principais elementos que compõem o NPI estão:

  • Declaração Única de Importação (Duimp)

  • Catálogo de Produtos e Atributos

  • Integração entre os órgãos responsáveis pela anuência das operações

O grande objetivo é reduzir entraves burocráticosaumentar a clareza dos processosreforçar a segurança nas transações e tornar o comércio exterior mais ágil e competitivo.

O que é o Siscomex?

SISCOMEX é a sigla de Sistema Integrado de Comércio Exterior - é um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.

O Sistema entrou em operação em 1993 com o módulo de Exportação e, em 1997, para as importações. Em 2014 foi lançado o Portal Único de Comércio Exterior.

Sem dúvida o Brasil inovou ao criar um fluxo único de informações na década de 90. Entretanto uma nova revisão se faz necessária atualmente. Dessa forma, desde 2014 iniciou-se o projeto do Portal Único de Comércio Exterior.

Comércio Exterior o que é?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

Estas regras do comércio exterior são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

O que é Logística Internacional?

Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback😉

E-book Módulo Classif do Portal Único Siscomex

E-book Atributos Do NPI: Tudo que você precisa saber

E-book Passo a passo para habilitar o Despachante como GESTOR DO CATÁLOGO

O Sistema Integrado de Comércio Exterior - Siscomex é um instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior.

Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência.

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.

A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras. O Portal Siscomex é um dos instrumentos do NPI, no qual temos uma reestruturação de documentos.

Mini Curso - Por dentro do Novo Processo de Importação