por Leandro Sprenger

24 Nov, 2025

Trump reduz tarifas de importação da China de 57% para 47%: saiba mais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no dia 30 de outubro, que irá diminuir as tarifas sobre produtos chineses, passando de 57% para 47%, após um encontro com o líder chinês Xi Jinping, realizado em Busan, na Coreia do Sul.

Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo as tarifas de importação? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto de hoje.

Confira os seguintes tópicos:

  • Acordo busca reduzir tensões comerciais
  • Comércio Exterior o que é?
  • O que é Logística Internacional?
  • Primeira conversa direta desde o início da crise tarifária
  • China ainda não confirmou posição oficial
  • Reação positiva dos mercados e desafios futuros
  • Principais produtos importados da China pelo Brasil
  • O que é o Siscomex?

E-book Módulo Classif do Portal Único Siscomex

Vamos lá? 😉

Tarifas de importação

Acordo busca reduzir tensões comerciais

De acordo com Trump, a decisão foi resultado de um entendimento mútuo para amenizar os conflitos comerciais entre os dois países.

O acordo também inclui promessas de Pequim de limitar o envio aos Estados Unidos de substâncias químicas utilizadas na fabricação de fentanil, um potente opioide sintético.

Primeira conversa direta desde o início da crise tarifária

A reunião, que teve duração de pouco mais de uma hora e quarenta minutos, representou o primeiro contato direto entre os dois chefes de Estado desde o começo da disputa por tarifas ocorrida neste ano.

Trump vinha ameaçando elevar as tarifas para até 100%, mas declarou a jornalistas, a bordo do Air Force One, que “não será necessário prosseguir com esse plano” após a conversa com Xi Jinping.

China ainda não confirmou posição oficial

Apesar do gesto de conciliação, o governo chinês ainda não se manifestou oficialmente sobre os desdobramentos do encontro.

Antes da reunião, Pequim havia indicado interesse em flexibilizar as restrições sobre a exportação de terras-raras, materiais fundamentais para o setor de tecnologia e retomar a compra de soja norte-americana.

Reação positiva dos mercados e desafios futuros

A redução das tensões comerciais gerou otimismo nos mercados internacionais, que reagiram de forma positiva diante da possibilidade de um acordo econômico mais abrangente entre as duas maiores potências do planeta.

Contudo, especialistas alertam que persistem obstáculos estruturais, principalmente nas disputas por domínio tecnológico e industrial, áreas em que Estados Unidos e China seguem em forte concorrência.

Principais produtos importados da China pelo Brasil

Confira a lista dos principais produtos que o Brasil importa da China.

  1. Equipamentos de telecomunicações
  2. Válvulas e tubos termiônicas
  3. Compostos organo-inorgânicos
  4. Demais produtos - Indústria de Transformação
  5. Adubos ou fertilizantes
  6. Medicamentos e produtos farmacêuticos, exceto veterinários
  7. Máquinas e aparelhos elétricos
  8. Peças e acessórios para escritório
  9. Aparelhos elétricos para ligação
  10. Máquinas de energia elétrica
  11. Produtos laminados planos de ferro ou aço
  12. Inseticidas, formicidas, herbicidas e produtos semelhantes
  13. Equipamentos elétricos
  14. Partes e acessórios de veículos automotivos
  15. Geradores elétricos giratórios

É claro que o Brasil importa muitos outros produtos vindos da China, alguns mais conhecidos como roupas e eletrônicos, mas conforme dados da ComexStat, os produtos listados acima foram os mais importados.

O que é o Siscomex?

SISCOMEX é a sigla de Sistema Integrado de Comércio Exterior - é um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.

E-book Atributos Do NPI: Tudo que você precisa saber

O Sistema entrou em operação em 1993 com o módulo de Exportação e, em 1997, para as importações. Em 2014 foi lançado o Portal Único de Comércio Exterior.

Sem dúvida o Brasil inovou ao criar um fluxo único de informações na década de 90. Entretanto uma nova revisão se faz necessária atualmente. Dessa forma, desde 2014 iniciou-se o projeto do Portal Único de Comércio Exterior.

Comércio Exterior o que é?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

Estas regras do comércio exterior são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

O que é Logística Internacional?

E-book Passo a passo para habilitar o Despachante como GESTOR DO CATÁLOGO

Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback😉

O Sistema Integrado de Comércio Exterior - Siscomex é um instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior.

Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência.

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.

A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras. O Portal Siscomex é um dos instrumentos do NPI, no qual temos uma reestruturação de documentos.

Mini Curso - Por dentro do Novo Processo de Importação