Importação de caça da FAB

Neste domingo, 20/09, o novo caça da FAB desembarcou em porto brasileiro. O Gripen, aeronave oriunda da Suécia, foi a primeira unidade entregue de 36 que haviam sido encomendadas em 2014. O navio responsável pelo transporte da aeronave atracou na tarde do domingo na Portonave de Navegantes, em Santa Catarina, um dos principais portos Brasileiros.

Vamos descobrir um pouco mais sobre os detalhes do Gripen? Pegue uma xícara de café e vem comigo! ☕

Imagem: Aeromagazine.

Novo caça da FAB: o que se sabe

Até o momento, o caça Gripen ainda está passando por fases de teste. Em agosto do ano passado, 2019, fez o primeiro voo na Suécia, entretanto, não está completamente apto para iniciar suas atividades. Já em solo brasileiro, há previsão de lançamento de voo para essa quinta-feira,24, entre 13h e 14h; o trajeto escolhido para o teste é de Navegantes, em SC, até Gavião Peixoto, em São Paulo. A apresentação oficial está prevista para mês que vem, em outubro, em virtude da cerimônia de Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.

“Por ser uma aeronave em fase de testes, sua operação deve ser executada em ambientes controlados, sempre buscando a máxima segurança do piloto e da máquina. Os voos de testes na Suécia foram iniciados a partir de agosto de 2019 e, recentemente, o mesmo avião decolou pela primeira vez comandado por um oficial da FAB”, segundo nota oficial da assessoria da Saab.

O contrato assinado entre o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, prevê 36 aeronaves de caça Gripen por US$ 4,5 bilhões.

Abaixo, confira o GIF disponibilizado no Instagram da FAB, há um dia atrás. É possível ver o momento em que o avião pisa em solo brasileiro.

Imagem: Divulgação/Instagram. Força Aérea Brasileira.

?? Confira também nosso artigo: Principais Produtos Importados pelo Brasil

E aí, gostou deste artigo? Então, inscreva-se no nosso blog e fique por dentro das novidades de Exportação, Importação e Drawback. ?

Resumo

Quanto custa o novo avião de caça Gripen?

As 36 unidades do novo avião de caça da FAB, Gripen, custaram US$ 4,5 bilhões.

Quando o avião de caça Gripen entrará em ação?

Ainda em fase de testes, há previsão para que o avião de caça da FAB, Gripen, seja apresentado em outubro de 2020.

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

Conheça as 7 novidades do Novo Processo de Importação