Conheça os principais Portos Brasileiros

Atualizado em: por Sinara Bueno.

Você que importa e exporta seus produtos, ou estuda Comex ou Logística, já deve conhecer alguns portos Brasileiros, não é mesmo?

E-book - passo a passo DU-E

Mas você tem curiosidade em saber um pouco mais sobre cada um dos principais portos brasileiros e seus volumes de importação e exportação? Se sim, vem comigo que vou trazer mais detalhes para você.

O Brasil possui um total de 175 instalações portuárias de carga, incluindo portos e terminais marítimos e instalações aquaviárias. Temos portos ao longo da nossa costa e no interior do país utilizando nossas extensas bacias hidrográficas. Pode não parecer, mas existem 76 terminais no interior, fora da costa litorânea. Destes terminais, são 18 na Região Sul, 6 na Região Centro-Oeste e 52 na Região Norte.

Dessa forma, restam os 99 portos e terminais marítimos ao longo da nossa costa.

Vamos lá agora conhecer os 10 principais portos do Brasil. 😉

 Portos Brasileiros

Fonte dos Dados: Antaq - Período de Janeiro a Outubro de 2019.


Lista com Principais Portos Brasileiros

  1. Porto de Santos (SP)
  2. Porto de Paranaguá (PR)
  3. Porto Itapoá (SC)
  4. Portonave (SC)
  5. Porto de Rio Grande (RS)
  6. Dp World Santos (SP)
  7. Porto Chibatão (AM)
  8. Porto de Suape (PE)
  9. Porto de Itajaí (SC)
  10. Porto de Rio de Janeiro (RJ)

Vou agora trazer para você alguns detalhes de cada um destes portos brasileiros para assim esclarecer as suas dúvidas.

1. Porto de Santos

É um dos principais portos brasileiros, o Porto de Santos, é um porto estatal localizado no estuário de Santos na costa do Estado de São Paulo. Além de ser o maior do país em movimentação por tonelagem de cargas é o maior em movimentação de contêineres. Em 2020, foi considerado o 43º maior porto do mundo por movimentação de contêineres, segundo ranking da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), sendo o mais movimentado da América Latina. De fato, dos 133 milhões de toneladas de carga transportados por contêineres, cerca de 10% da carga transportada, o Porto de Santos é responsável por quase um terço do total. No ano de 2020 alcançou a movimentação de mais de 4 milhões de TEUs, o que significou um aumento de 1% em relação ao ano anterior. Veja também nosso texto sobre os Principais Portos da América Latina.

Conheça também o nosso artigo sobre os Principais Produtos Importados pelo Brasil.

2. Porto de Paranaguá

O porto de Paranaguá vem na segunda colocação no ano de 2020, fica localizado no Paraná, ele é um porto bastante grande e com uma densa área de influência de 10 estados brasileiros que colaboram nas transações internacionais. O porto de Paranaguá também é de extrema importância para os trânsitos comerciais que são responsáveis por boa parte das movimentações do Comércio Internacional.

A movimentação do Porto de Paranaguá, apesar de englobar 13 setores de atividade econômica, existem 5 em que ele se centraliza e possui maior destaque: agroindústria e madeira, material de transporte, alimentos e bebidas, indústria química e indústria mecânica. Saiba mais sobre as exportações da cidade de Paranaguá, e as exportações do estado do Paraná.

3. Porto de Itapoá

O Porto Itapoá está localizado no município de Itapoá, estado de Santa Catarina, Brasil.

Localizado entre duas das principais áreas industriais do Sul do Brasil – a região Norte de Santa Catarina e a região metropolitana de Curitiba –, o Porto Itapoá tornou-se um destino portuário preferencial de muitas indústrias. Entre os segmentos movimentados no terminal, destaque para proteínas animais e derivados, motores e equipamentos elétricos, madeira, cerâmica, papel, produtos químicos, peças para automóveis, automóveis, plásticos e derivados – destinados aos principais polos mundiais, sobretudo Ásia, América do Norte e Europa. O terminal também exporta cargas do vizinho Paraguai, como madeira e frango. Somente no ano de 2021, 70.746 TEUS foram movimentados no local.

4. Portonave

Localizada na cidade de Navegantes, em Santa Catarina, a Portonave iniciou suas operações em outubro de 2007, como o primeiro terminal portuário privado do país. A empresa atua no escoamento da produção das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e de outros países da América do Sul e no recebimento de cargas de todo o mundo.

Reconhecida internacionalmente pela qualidade na prestação de serviços e pela alta produtividade, a Companhia emprega diretamente mais de 1,1 mil colaboradores e tem como premissa o compromisso com a excelência e promoção do desenvolvimento sustentável.

Como um importante diferencial competitivo, a Portonave possui uma câmara frigorífica – a Iceport – totalmente automatizada, com seis transelevadores, e capacidade estática de 16 mil posições pallets. Além de uma antecâmara com 13 docas para o recebimento das cargas. Ao todo são 50 mil m² de área para armazenagem.

Atualmente, a Portonave possui área total de 400 mil m², sendo cerca de 360 mil m² de área alfandegada, dividida em três berços de atracação, em um cais linear de 900m, com capacidade estática de armazenagem de 30 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés).

5. Porto de Rio grande

Localizado no Rio Grande do Sul, é de grande porte. Fazem uso de suas instalações a agroindústria e madeira, calçados e couro, materiais de transporte e indústrias química e mecânica. 

21 unidades da federação usam esse porto para transações internacionais, mas suas principais áreas de influência estão no Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

Suas exportações e importações são conhecidas principalmente pela diversidade. Ele movimenta desde adubos e fertilizantes, até itens para indústria automobilística e produtos da indústria mecânica.

Suas principais atividades no comércio internacional estão em produtos de alto valor agregado. Exemplos desses produtos são: a agroindústria e madeira, indústria química, calçados e couros, material de transporte e indústria mecânica. O porto em 2020 operou cerca de 6.461.690 toneladas de produtos.

👉🏼 O Porto de Rio Grande tornou-se conhecido como Porto do MERCOSUL devido à proximidade como Uruguai, Sul do Paraguai e Norte da Argentina.

6. Dp World Santos

Instalado em área estratégica com acesso por via marítima, rodoviária e ferroviária, o empreendimento conta com 653 metros de cais.

Além de equipamentos modernos, tecnologia de ponta e alta produtividade, a empresa tem focado em buscar soluções complementares e integradas para ampliar o seu portfólio e agregar soluções aos clientes. Fica localizado então em Santos e é um porto privado.

7. Porto Chibatão

Porto Chibatão é o maior complexo portuário privado de Estado do Amazonas e está localizado à margem esquerda do Rio Negro. - Sua estrutura portuária obedece então uma dinâmica de eficiência que inclui uma área para armazenagem de contêineres e cargas, uma área de circulação interna, doca coberta para carga e descarga, rampa de concreto armado, balança rodoviária, um sistema de serviços de apoio com a Receita Federal, alfândega, posto bancário, serviços de fiscalização e liberação, sala para despachantes aduaneiros e um complexo administrativo de cinco pavimentos, além de equipamentos modernos, com tecnologias avançadas capazes de atender toda a demanda.

8. Porto de Suape

É um porto brasileiro localizado no estado de Pernambuco, entre os municípios do Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Distante apenas 40 quilômetros do Recife, Suape é interligado a mais de 160 portos em todos os continentes e se apresenta como o porto público mais estratégico do Nordeste, tendo em vista que 90% do PIB (Produto Interno Bruto) da Região encontra-se em um raio de 800 quilômetros do porto. No ano de 2020 teve uma movimentação de 4.887.110 toneladas, um recorde para o porto até então.

9. Porto de Itajaí SC

Regional e de médio porte, em Santa Catarina, opera então com a agroindústria e madeira, eletroeletrônica e indústrias mecânica e têxtil. É o principal porto da região, sendo o segundo maior do país em movimentação de contêineres, atuando como porto de exportação, escoando quase toda a produção do Estado. É um porto público que no ano de 2020 até dezembro movimentou então cerca de 6.448.201 toneladas.

🎯 Se você está procurando por Despachantes Aduaneiros em Itajaí, confira em nosso Portal de Empresas os principais despachantes aduaneiros da cidade catarinense e também de todo o país.

Aproveite e saiba mais sobre as exportações de Itajaí, a qual é top 10 no Ranking da Cidades que mais Exportam no Brasil.

>> Leia também sobre as importações de Itajaí e conheça também nosso texto sobre os principais portos do mundo.

10. Porto do Rio de Janeiro

O Porto do Rio de Janeiro localiza-se então na costa oeste da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. A área marítima compreendida até a boca da barra, entre a ponta de Santa Cruz e ponta de São João e interiores de lagoas. Tráfego permitido a todas as embarcações, exceto nas proximidades do cais de atracação de transportes coletivos, de entrepostos de pesca, nas áreas portuárias, nas proximidades das cabeceiras das pistas dos aeroportos e a menos de 200 m de instalações militares, bem como o fundeio, amarração ou a permanência nas proximidades (200 metros) dos pilares da ponte Rio X Niterói.

👉🏽 Além deste texto sobre os principais portos brasileiros, confira também os Tipos de Portos.

Você sabe o que é o calado do navio?

Calado do Navio é a distância vertical entre a parte inferior da quilha e a linha de flutuação de uma embarcação. É a medida da parte submersa do navio. Tecnicamente, é a distância da lâmina d’água até a quilha do navio. 

Saiba também o que é Navio Ro-Ro.

👉🏼 Por falar em navios e principais portos brasileiros, confira também o nosso texto sobre os Tipos de Navios.

Dados Estatísticos de 2021: Exportação e Importação

Agora que já falamos sobre os principais Portos Brasileiros, vamos conhecer os dados estatísticos referente as exportações e importações no Brasil. Em  2021 (até o mês de Novembro), o Brasil totalizou um valor corrente de negociações no comércio exterior de US$ Milhões 454.996,8. 

Sendo US$ Milhões 256.028,3 de exportações, e US$ Milhões 198.968,5. Gerando um superávit de US$ Milhões 57.059,8.

O produto mais importado no ano de 2021 foi o “Adubos ou Fertilizantes Químicos”.

Quanto ao produto mais exportado no ano foi  “Minério de Ferro e seus concentrados” conforme dados do ComexStat.

👉🏼 Já conferiu o nosso Guia dos Incoterms? Se não, veja como essas normas funcionam!    

E aí, gostou deste artigo sobre os Portos Brasileiros, quais são os principais portos no Brasil e como funcionam os principais portos no Brasil? Então, inscreva-se no nosso blog e fique por dentro das novidades de Exportação, Importação e Drawback😉

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática